Abdominoplastia: Como funciona? É ofertada pelo SUS? Deixa cicatriz?

Abdominoplastia

Abdominoplastia é uma cirurgia realizada na região do abdômen para remover excesso de pele e gordura. Pode ser feita em pacientes que já foram obesos, ou para mulheres que passaram por várias gestações. Essa cirurgia plástica pode ser realizada em hospitais particulares ou pelo SUS.

Saiba mais sobre esta cirurgia e os riscos que ela oferece!

O que é Abdominoplastia e como funciona?

Abdominoplastia trata-se de uma cirurgia plástica utilizada para retirar o acúmulo de pele e gordura, que fica localizada na região do abdômen. Dessa forma, auxilia a diminuição da flacidez e assim, proporciona a melhoria dos músculos da barriga, garantindo ela mais lisa e fortalecida.

Por meio desse procedimento também, é possível retirar as estrias localizadas na região do abdômen, por causa da retirada do excesso de pele.

A cirurgia abdominal vai proporcionar ao paciente:

  • Eliminação da flacidez;
  • Amarração dos músculos no abdômen para permitir que a barriga fique mais enrijecida;
  • Eliminação das estrias na região do abdômen.

Tanto homem quanto mulher podem fazer essa cirurgia abdominal. No entanto, esse procedimento é principalmente indicado para pessoas que têm excesso de gordura na área da barriga, para aqueles que perderam muito peso ou para quem já passou pelo processo da gestação e adquiriu muita pele.

A realização dessa cirurgia demora algo em torno de duas a quatro horas. O médico cirurgião após a aplicação da anestesia faz uma pequena incisão no pé da barriga, bem acima dos pelos pubianos, até a altura do umbigo. O corte é na forma de semicírculo e logo em seguida a gordura do abdômen é queimada e o acúmulo de pele removida.

Logo após essa etapa, o cirurgião plástico costura os músculos do abdômen formando internamente uma cinta abdominal. Por fim, o médico puxa a pele abdominal superior até a área pubiana, fixa o local do umbigo e conclui o corte.

desenho abdominoplastia

Em âncora?

A abdominoplastia em âncora é o modelo mais frequente de abdominoplastia em pessoas que já foram obesas. Enquanto que a abdominoplastia convencional é feita com um único corte na forma horizontal, a abdominoplastia em âncora tem dois cortes, um na horizontal e outro na vertical, lembrando assim uma âncora. A principal diferença está na cicatriz.

A cirurgia de abdominoplastia em âncora é indicada para pessoas que perderam muito peso, o que resulta numa sobra muito grande de pele. Além disso, é recomendado para pessoas que tenham cicatrizes verticais devido a outras cirurgias já realizadas. A cirurgia facilita a remoção da pele nas laterais do abdômen.

Abdominoplastia é feita pelo SUS?

O SUS oferece abdominoplastias de graça para alguns pacientes. Entre eles estão aqueles que fizeram Gastroplastia, que é a cirurgia para reduzir o tamanho do estômago, ou cirurgia bariátrica como é conhecida.

O objetivo da cirurgia é ajudar no bem-estar do paciente.


TEM DÚVIDAS SOBRE A CIRURGIA BARIÁTRICA? CLIQUE AQUI!


É igual a lipo?

Muitas pessoas confundem a abdominoplastia com a lipoaspiração, achando que se trata da mesma coisa. No entanto, são muitas as diferenças que existem entre essas duas cirurgias.

Como já foi dito, a abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele e gordura da região do abdômen. Além da grande cicatriz que fica.

No caso da lipoaspiração, a cirurgia remove apenas a gordura. Ela não remove a pele, além de ser realizada por meio de uma incisão bem pequena, algo em torno de 4mm para introduzir a cânula. Por esse motivo, a cicatriz da lipoaspiração é bem pequena.

Essa cirurgia é recomendada para quem tem excesso de gordura, e não para quem quer remover a flacidez.

cicatriz

Qual o valor da Abdominoplastia?

Essa cirurgia abdominal não é barata. O preço médio de uma abdominoplastia pode custar um valor entre R$ 10.000,00 e R$ 23.000,00. Entretanto, o valor da cirurgia vai depender muito do lugar onde será realizada e o cirurgião.

Para saber o valor exato, converse com um médico cirurgião plástico de confiança. Tenha em mente que uma cirurgia dessa proporção envolve a internação, médico anestesista, remédios, equipe médica, centro cirúrgico e drenagem.

Deixa cicatriz?

Sim, deixa cicatriz! Porém, o tamanho da cicatriz vai depender muito do tipo de cirurgia que o paciente vai fazer. É preciso levar em conta que o organismo de cada paciente reage de um modo diferente ao procedimento de cicatrização.

A abdominoplastia convencional fica próximo aos pelos pubianos, e com isso pode ser coberta pelo biquíni ou cueca. Já no caso da abdominoplastia em âncora, apenas uma parte da cicatriz pode ser escondida.

Abdominoplastia é perigosa?

A cirurgia de abdominoplastia em alguns casos pode causar uma acumulação de líquido próximo a cicatriz, além de hematomas, fibroses, infecção do ferimento cirúrgico, abrir algum ponto, além do risco de ficar com a cicatriz mal feita. Trombose e embolia pulmonar são outros riscos que a abdominoplastia oferece.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *