Análise de coloração pessoal: Veja como ela pode valorizar sua beleza!

Análise de coloração pessoal

Você já deve ter percebido que nem todas as cores caem bem com seu tom de pele, por exemplo. Que algumas cores te deixam apagadas e outras te valorizam. Já deve ter notada o mesmo com suas amigas também. Isto é porque nem todas as cores combinam com todo mundo. A cor da pele, do cabelo e até dos olhos podem influenciar nas cores que ficam melhor em você. Mas como descobrir quais cores combinam com você especificamente? Através da análise de coloração pessoal! E neste post nós vamos falar um pouco mais sobre ela.

O que é?

A análise de coloração pessoal é um processo realizado para descobrir quais cores combinam melhor com cada pessoa, que harmonizam melhor com seus traços. Cores e tonalidades que realçam as melhores caraterísticas de alguém, que emolduram seu rosto e fazem alguém se destacar de forma positiva.

A partir desta análise é criada a sua cartela de coloração pessoal. Que é onde consta as cores e as tonalidades que mais valorizam você. E é a partir dela que você vai se orientar na hora de escolher uma peça de roupa de determinada cor e compor seu look.

A análise de coloração pessoal é uma das etapas da Consultoria de estilo. Que é quando você contrata um profissional para te “ensinar”, entre outras coisas, a se vestir de maneira que as roupas valorizem seu corpo, representem sua personalidade e passem a imagem que você deseja. Se você quiser saber mais e entender melhor a consultoria de estilo, veja também:  Consultoria de estilo: Saiba tudo sobre este serviço!

As cores são itens de extrema importância na hora de compor um visual. Elas podem dar um up a um visual mais simples, ou te deixar mais discreta quando necessário. Se escolhidas de forma correta elas podem até disfarçar imperfeições na pele, por exemplo.

Análise de coloração pessoal

Como ele é feita?

A análise de coloração pessoal geralmente é feita utilizando tecidos com cores específicas. Quando os tecidos são aproximados da pessoa o rosto reage de diferentes maneiras. Se a cor for boa para você, seu rosto se iluminara, quase como se estivesse maquiada (é importante não está maquiada durante o processo); alguns defeitos como rugas, linhas de expressão e manchas na pele, podem até parecer amenizados; a cor correta harmoniza todos os traços valorizando a beleza da pessoa. Agora se a cor for errada, o efeitos serão opostos.

Análise de coloração pessoal

Por que fazer a análise de coloração pessoal?

É simples! Como já dissemos as cores certas podem te valorizar (e muito!) enquanto as cores erradas podem atrapalhar seu visual e destacar o defeitinhos que você gostaria de esconder. Veja a lista de alguns dos efeitos positivos das cores certas e negativos das cores erradas:

Cores certas: Efeitos positivos 

  • Suaviza e valoriza seus traços.
  • Harmoniza os traços do seu rosto.
  • Ilumina sua pele.
  • Suaviza olheiras.
  • Disfarça bem o aspecto de cansaço.
  • Disfarça imperfeições, como manchas na pele, por exemplo.
  • Traz um contorno bonito e natural ao rosto.
  • Garante a pele um aspecto saudável.

Cores erradas: Efeitos negativos

  • Deixa a pele apagada ou a escurece demais.
  • Deixa o rosto com sombras.
  • Destaca as pequenas imperfeições da pele.
  • Deixa você com aspecto de doente e cansada.
  • Traz uma aparência envelhecida.
  • Deixe seus traços desarmoniosos.

Pele quente ou fria: como descobrir?

Descobrir se a pele da pessoa é quente ou fria, é uma das primeiras etapas do processo de análise de coloração pessoal.  A temperatura da cor da pele, vai ganhar destaque na cartela de cores da pessoa se esta característica se mostrar mais importante durante a análise. Se isso não acontecer, o resultado da análise de temperatura será neutra e outros fatores serão analisado, como: intensidade e profundidade.

Um das formas de descobrir se sua pele é quente ou fria é a reação que ela apresenta ao sol. Pessoas com pele fria tendem a ficar vermelhas após a exposição ao sol. Já pessoas com pele quente, tendem a ficar bronzeadas.

Observar também as cores que você sente melhor ao usa-las é uma boa dica para descobrir a temperatura da sua pele. Caso você se sinta melhor e perceba um aspecto melhor da sua pele  vestindo cores quentes ( amarela, como laranja, vermelho, verde, etc.) provavelmente sua pele é de tons quentes. Agora se você percebe isto com cores vestindo cores frias(azul, roxo, etc. ) provavelmente o tom da sua pele é frio.

Análise de coloração pessoal

                                      Pele quente                                                                                                Pele fria

Coordenar cores

Além de saber quais a cores te valorizam mais, também é importante saber como usa-las. Saber como coordenar e combinar as cores da sua coloração pessoal, é essencial garantir um visual que te deixe ainda mais linda. Existem algumas formas de descobrir a melhor maneira de coordenar as cores da sua cartela de coloração pessoal. E agora nós vamos falar de duas formas bem eficientes.

Contraste

Este aspecto leva em consideração o contraste entre as cores da pele, cabelos e olhos da pessoa.  Se existe um grande contraste entre as cores destes elementos na pessoa (como, por exemplo, cabelo muito escuro e pele muito clara) combinar roupas que também tenham grande contraste entre sim, é uma ótima forma de deixar o visual bem harmonioso. Agora se o contraste é baixo, o ideal é usar roupas com cores que contrastem pouco entre si. Existe ainda o contraste médio, que é quando uma pessoa não possui a pele nem tão clara, nem tão escura e o cabelo, nem tão claro nem tão escuro. Neste caso, para deixar o visual mais harmônico, a pessoa deve usar cores com contraste médio.

Análise de coloração pessoal

                                      Auto contraste                                                                                      Baixo contraste 

Análise de coloração pessoal

    Look para baixo contraste                  Look para médio contraste                              Look para alto contraste 

Círculo cromático

O círculo cromático é uma ferramenta que mostra a cores e suas tonalidades. A partir dele, você conhece as cores que são análogas e as que são complementares. As análogas, são cores que são bem diferentes e contrastam bastante entre si (exemplo: azul e laranja) . Já as complementares são cores semelhantes e com baixo contrantes (exemplo: laranja e amarelo).

Análise de coloração pessoal

Utilizando o círculo cromático, você pode fazer dois tipos de combinação: a combinação análoga e a complementar. Na combinação análoga você vai escolher peças com cores da sua cartela de coloração pessoal que são contrastantes entre si. Já na combinação complementar, você combina peças com cores da sua cartela de coloração pessoal que tem pouco contraste entre si.

Veja os exemplos:

Análise de coloração pessoal

                                                                                   Look com cores análogas 

Análise de coloração pessoal

                                                                         Look com cores complementares 

Gostou da dica de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *