Bichectomia: A cirurgia para afinar bochechas

Ter bochechas grandes ou um rosto mais arredondado pode ser um incomodo para muitas pessoas. Por isso, é comum que a maioria delas procurem cirurgias plásticas para um rosto mais bonito ou um pouco mais simétrico.

Sucesso entre as famosas, a Bichectomia tem despertado curiosidade em outras mulheres e vem ganhando certa popularidade entre as brasileiras. Para esclarecer as principais dúvidas, escrevemos esse artigo com as perguntas mais frequentes.

O que é Bichectomia?

A Bichectomia é um procedimento cirúrgico feito para diminuir o tamanho das bochechas e deixar o rosto mais fino. O procedimento é feito de forma intraoral, ou seja, na parte de dentro da boca, onde é retirada a gordura das bochechas, mais conhecidas como as “bolas de Bichat”.

Por ser um tecido semelhante aos demais encontrados nas partes mais gordurosas do corpo, como na barriga e nos quadris, a camada de gordura das bochechas é mais flácida e volumosa, por isso nem sempre dá um formato mais simétrico ao rosto.

Como é o procedimento?

A cirurgia de Bichectomia é relativamente simples e a duração pode variar conforme as necessidades do paciente e do médico. Geralmente, esse procedimento dura entre uma e duas horas.

O corte para a retirada da gordura é feito dentro da boca, ou seja, de forma intraoral, e possui uma rápida cicatrização, devido às propriedades do tecido bucal. Antes do corte, o cirurgião aplica uma anestesia local, portanto, durante o procedimento, a Bichectomia não dói.

Depois da anestesia, o médico faz pequenas incisões pela parte interna da boca, para a retirada das bolas de Bichat. Após a retirada do tecido gorduroso, os pequenos cortes são fechados com pontos.

bichectomia

Quem pode fazer a cirurgia?

Por se tratar de uma cirurgia simples, a Bichectomia pode ser feita em adultos que tenham interesse em ter um rosto mais fino. Mas antes do procedimento, é necessário que o paciente faça pré-exames, como exames cardiológicos ou hemogramas.

A contraindicação fica para pessoas que tenham algum tipo de doença infeciosa ou que esteja se recuperando de um procedimento cirúrgico recente.

Quanto custa a Bichectomia?

O preço da cirurgia pode variar de acordo com a clínica, situação do paciente e local onde o procedimento é realizado. Geralmente, o preço varia entre 5 e 10 mil reais, desconsiderando os exames pré e pós-operatórios.

Antes e depois: como é o pós-operatório

Muitas pessoas têm dúvidas se a Bichectomia realmente faz diferença no antes e depois da pessoa operada. Os resultados variam conforme o caso e os médicos alertam que o propósito da cirurgia é afinar o rosto e atenuar sua assimetria.

Ou seja, é sempre bom que o paciente espere por um rosto com bochechas menores e com uma maça do rosto mais evidente, mas nada perfeitamente simétrico.

E é comum que o pós-operatório da Bichectomia envolva o inchaço das bochechas e até um certo incomodo, devido ao fim do efeito da anestesia. Esse desconforto pode ser atenuado com o uso de compressas de água e gelo e a recuperação dura em torno de uma semana.

Caso o procedimento tenha sido feito com muitos cortes, o ideal é que não se ingira alimentos cítricos ou ácidos, pois eles podem aumentar a sensação de desconforto na hora da mastigação.

É verdade que ela pode ser feita por dentistas?

Existe uma polêmica sobre qual profissional pode realizar a Bichectomia. Embora seja mais comum que o procedimento seja feito por cirurgiões plásticos, já que o objetivo da cirurgia está mais ligado a questões estéticas, médicos dentistas têm amparo legal para realizar o procedimento.

Segundo a Resolução nº 1950/2010, os profissionais de odontologia são aptos a realizar procedimentos cirúrgicos nas regiões buco-maxilo-facial e crânio-maxilo-facial. Portanto, é possível encontrar dentistas especialistas nesse tipo de cirurgia.

Seja qual for o profissional, cirurgião plástico ou dentista, o ideal é que qualquer um deles possua conhecimento e experiência para realizar uma Bichectomia bem-sucedida e com segurança.

Bichectomia masculina

Apesar de ser mais procurada por mulheres, o número de homens que fazem Bichectomia tem aumentado cada vez mais. E o perecimento cirúrgico é praticamente o mesmo para ambos os sexos.

O que os especialistas recomendam é que o cirurgião tenha em mente as particularidades do rosto masculino e não diminua as bochechas de uma forma que o paciente perca essas características.

bichectomiabichectomia

Quais famosas já fizeram Bichectomia?

A Bichectomia é sucesso entre as celebridades do Brasil e do mundo. Os casos mais famosos de transformação são das norte-americanas Angelina Jolie e Kim Kardashian e da brasileira Adriana Bombom. Veja fotos com o antes e depois das famosas.

Veja a seguir as fotos de algumas famosas que já passaram pelo procedimento:

bichectomiabichectomiabichectomiabichectomiabichectomia

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *