Colágeno: Qual é a sua função? E seus benefícios? E o hidrolisado? Quais marcas comprar? Descubra todas as informações que você precisa!

Você sabia que em torno de um terço de proteína do nosso corpo é colágeno? Produzido naturalmente no organismo, é um tipo de proteína essencial. Pode ser encontrada ainda em tipos de alimentos, cremes hidratantes e suplementos alimentares (cápsulas ou pó).

Mas se o colágeno é produzido naturalmente, por que suplementar? Como vários quesito em nosso corpo, com o passar do tempo a produção diminui. Isso reflete diretamente em nossa pele, unha, cabelo e outros funcionamentos do organismo.

Função do colágeno

função do colágeno

O colágeno tem diversas funções em nosso corpo. Uma das principais é em relação à pele. É através dessa proteína que ela fica mais resistente, elástica e jovial.

O mesmo ocorre para os cabelos e unhas: ficam mais saudáveis. Além disso, reforça tendões e ligamentos que são responsáveis por unir os músculos aos ossos. Desta forma, sustenta os órgãos internos.

Em resumo: É essencial para o bom funcionamento dos ossos, pele, cabelos e unhas.

Quais são seus benefícios?

Uma boa quantidade de colágeno no organismo traz inúmeros benefícios. E é por isso que muita gente tem procurado a suplementação dessa proteínas.

Mesmo jovens passaram a sentir a necessidade de fortalecer esse item no corpo para colher seus bons frutos.

Dentre os principais benefícios, estão:

  • Pele mais hidratada, com mais tônus e mais elasticidade;
  • Previne o surgimento de rugas e linhas de expressão;
  • Previne o surgimento de celulites e estrias;
  • Reduz a flacidez cutânea;
  • Fortalece unhas;
  • Ajuda no crescimento e brilho dos cabelos;
  • Previne dores articulares, como artrose e osteoporose;
  • Ajuda a reduzir lesões na terceira idade e em atletas.

Dica: Leia também sobre todos os benefícios da radiofrequência!

Alimentos com colágeno

alimentos com colágeno

Caso você queira ter uma boa quantidade de colágeno no organismo, é possível inserir em sua dieta diária os alimentos ricos na proteína.

Desta forma poderá combater o envelhecimento e manter a pele firme. É importante comer sempre:

  • Carnes vermelhas e brancas (principalmente peixes);
  • Gelatina;
  • Geleia de mocotó;
  • Ovos;
  • Leites e derivados como iogurtes;
  • Queijos brancos.

Colágeno hidrolisado

colágeno hidrolisado

A suplementação da proteína mais conhecida é como colágeno hidrolisado. Outra forma de ser chamado é de suplemento de colágeno tipo 1. São suplementos feitos através da extração do osso e da cartilagem de animais (bois e frangos), sendo bem absorvidos no intestino.

Essa versão é a mais indicada em casos de melhorar a pele, unhas e cabelos. Além de poder ser tomado para tratar a osteoporose, melhorar a pressão arterial e prevenir úlceras gástricas.

Dependendo de cada caso as dosagens podem mudar, mas em geral o recomendado é de 10g por dia juntamente com uma fonte de vitamina C (a vitamina potencializa os efeitos do colágeno). Algumas marcas já possuem na composição a vitamina, não sendo necessário a ingestão quando for tomar.

Já o suplemento de colágeno tipo 2, é o também conhecido como colágeno não desnaturado. Sua fabricação é diferente e por isso serve para outras questões. O processo não é enzimático e sem hidrolisar a molécula, sendo feito em temperaturas mais baixas para garantir a integridade das proteínas.

Sua indicação costuma ser para casos de osteoartrite de origem autoimune e artrite reumatóide. Ele ajuda a reduzir a inflamação e melhora a saúde das articulações. A dose indicada geralmente é menor do que o colágeno tipo 1, sendo de 40mg por dia, em jejum.

É importante ter o respaldo de um médico antes de tomar o suplemento para questões de doenças e saúde.


Você sabe da importância de fazer a limpeza de pele? Clique aqui e confira o artigo sobre o assunto!


Quais marcas comprar?

Mas qual suplementação de colágeno comprar? Os mais famosos são do tipo 1, os hidrolisados. Existem várias marcas que comercializam tanto versão em pó como em cápsulas.

A versão em pó deve ser dissolvida em água nas medidas informadas pelo fabricante e a quantidade de cápsulas também devem seguir as indicações da embalagem.

Dentre as principais marcas estão:

  • Colágeno Naara
  • Verisol
  • Sanavita
  • Herbalife (versão de colágeno com whey protein)

Confira as ofertas imperdíveis na rede Araújo, lá você encontra além de produtos e serviços de qualidade, preços baixos, entrega rápida, e ofertas exclusivas com ótimas condições de pagamento.

botao araujo

Ajuda mesmo emagrecer ou engorda?

Na verdade, comprovação não há de nenhum dos dois. Alguns estudos mostraram que ao consumir a suplementação de colágeno, algumas pessoas perderam peso. Mas não é nada palpável e científico.

Vale o mesmo para o caso de engordar: não há informações relevantes para se acreditar nisso. Até porque a fórmula não tem calorias relevantes e nem tem efeitos como aumento do apetite ou retenção de líquidos.

E ai gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *