Como reparar as pontas duplas: Saiba como acabar com esse mal de vez!

como acabar com as pontas duplas

Os cabelos são uma parte do corpo que requer um cuidado contínuo das mulheres, e elas fazem isso com maestria. Os cabelos apresentam problemas muito comuns como ressecamento, fios quebradiços, desidratados, porosos, entre muitos outros que rendem bastante dor de cabeça as mulheres. Sabemos o quanto isso pode ser chato e hoje mostraremos para você como reparar as pontas duplas, um problema tão comum e tão temido. Se interessou? Continue a leitura e aprenda todas as técnicas.

O que são as pontas duplas?

Antes de entender como reparar as pontas duplas é necessário que você entenda bem o que é uma ponta dupla. O fio de cabelo é dividido em três partes, sendo elas: a medula, que é a parte mais profunda e é a responsável por distribuir os minerais e nutrientes por toda a extensão do fio. Depois vem o córtex, que fica no meio da estrutura capilar, e que se encarrega de dar força e elasticidade ao fio. Por fim, a cutícula, que é a camada externa e a que a gente está acostumada a ver. A cutícula é formada por pequenas escamas, e essas vão se sobrepondo por toda a extensão do fio.

Quando os fios estão saudáveis, as cutículas estão seladas e juntinhas. O que as deixa assim é a proteína ceramida, que as fixa por dentro. Por fora a gordura natural do fio o mantém assim. Porém, quando o frio sofre com a falta de gordura e ceramidas as escamas se abrem, o que deixa o fio frágil. Em casos mais sérios se os fios estiverem muito expostos, a estrutura pode se abrir no comprimento, o que resulta em pontas duplas.

O que causa as pontas duplas?

Agora que você já entendeu exatamente o que é o problema, vamos explicar a você quais fatores podem resultar no aparecimento das temidas pontas duplas. O principal fator para que isso ocorra é o desgaste dos fios, que resulta no enfraquecimento deles. Mas existe vários fatores que levam os cabelos a ficarem desgastados, sendo eles:

  • Uso excessivo da água quente na lavagem do cabelo
  • Uso excessivo de ferramentas de calor, tais como chapinhas, secador, babyliss e etc sem nenhum protetor térmico
  • Alisamentos
  • Tinturas
  • Exposição excessiva ao sol

como acabar com as pontas duplas

 

Como identificar as pontas duplas?

Você tem a opção de ir direto a um cabeleireiro e pedir ele para analisar os seus fios e descobrir se você tem pontas duplas. Caso você não queira fazer isso vamos explicar a você como observar isso em casa.

Se toda vez que você pentear o seu cabelo notar que há emaranhados, a chance de você ter pontas duplas é bem grande. Se quando você olha as pontas do seu cabelo observa fios em formato de “Y”, isso são as pontas duplas. Agora você vai descobrir como reparar as pontas duplas forma prática e rápida em sua casa!

Como reparar as pontas duplas

  • Hidratações capilares 1 vez por semana: As hidratações tem a finalidade de devolver a água e nutrientes que os fios necessitam, mas perdem durante o uso das ferramentas de calor. Procure dar preferência para máscaras com vitaminas A e E, aloe vera e Pantenol em sua fórmula. Esses ingredientes ajudam a recuperar a fibra capilar. Foco nas máscaras de hidratação intensa, hein?
  • Durma com óleos nos cabelos: Espalhe algumas gotas de óleo pelas pontas do cabelo e vá dormir. As fibras capilares apresentam um melhor processo de regeneração durante o sono, pois o corpo está em repouso e por isso liberam hormônios que auxiliam na hidratação. Os óleos mais indicados são: argan, cashmere, abacate e côco.
  • Saiba reconhecer o reparador de pontas ideal para o seu tipo de cabelo: Já adiantamos que este produto não trata as pontas duplas, mas ajuda a disfarçá-las. Atenção! Reparadores com silicones são indicados para fios finos e reparadores com óleos são para fios mais grossos.
  • Aposte num bom protetor térmico: Sabemos que tem gente que não consegue ficar sem o secador e a chapinha. Nesses casos o melhor é investir em um bom protetor térmico antes de usar esses aparelhos, pois os fios ficam protegidos e evitam que fiquem ainda mais danificados.
  • Corte as pontas com regularidade: Essa é a solução que mais dá certo entre todas as citadas. Com o corte em dia não será necessário retirar um grande comprimento, só as pontas. O indicado é que se corte a cada 2 meses. Isso deixará o seu cabelo bem alinhado.
  • Use e abuso de produtos que contém filtro de proteção contra o sol: Os fios queimam quando expostos ao sol, o que resulta em cabelos ressecados.
  • Aposte no corte bordado: Corte feito em salões que retira somente as pontas duplas e danificadas sem alterar o comprimento. É um investimento um pouco caro, porém, vale bastante a pena.

Para mais informações, assista:

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *