Consultoria de estilo: Entenda como funciona, para que serve e se vale a pena mesmo contratar uma consultoria!

CONSULTORIA DE ESTILO

Se vestir nem sempre é fácil não é mesmo?! Escolher a roupa certa para o seu corpo, para os lugares que frequenta ou para as ocasiões especiais às vezes pode ser um grande desafio. Para te ajudar e ajudar pessoas com diferentes dificuldades para se vestir existe a consultoria de estilo, ou consultoria de imagem.

Não conhece ou quer saber mais sobre este serviço? Neste post iremos falar sobre tudo que você precisa saber sobre o serviço de consultoria de estilo.

O que é a Consultoria de Estilo?

O serviço de consultoria de estilo funciona como um treinamento para você aprender a escolher roupas que valorizam seu corpo e que combinem com a sua personalidade. Como sabemos, as roupas podem dizer muito sobre nós, quem somos e do que gostamos… E esse é só um dos motivos para nós vestimos da maneira correta.

Além disso, a consultoria de estilo te ensina também a se livrar das roupas que você não veste mais, ou que não te valorizam. Você vai se arrumar em menos tempo e vai fazer compras da maneira correta, sentindo-se preparada e bonita para qualquer ocasião.


➨ 👗 Quer ser sua própria consultora de estilo? Clique aqui para saber mais.


Como funciona?

Na consultoria de estilo você contrata um profissional (este profissional deve ser certificado, assim você tem garantia de um serviço adequado) e junto com ele, você passa por várias fases e etapas do processo.

Essas etapas consistem em o cliente e a consultora se conhecerem melhor, analisarem juntos o guarda-roupas da cliente, fazerem compras, entre outras coisas. Todo o processo, costuma ser realizado em 6 ou 7 encontros, que geralmente ocorrem uma vez por semana (isso pode variar de acordo com a disponibilidade da profissional e da cliente). Sendo assim, todo o processo dura em torna de 1 mês e meio.

Hoje em dia existe também a opção de consultoria de estilo online. Que é uma opção para que quer trabalhar com uma profissional que mora em um estado diferente do seu, por exemplo. Inclusive, é uma excelente escolha até para quem não tem muito tempo de fazer encontros presenciais.

Consultoria de Estilo

Fases

Como já dissemos o processo de consultoria de estilo é dividido em fases e agora vamos conhecer todas elas:

Fase investigativa

Nesta fase é onde a consultora conhece melhor a cliente, sua personalidade e sua rotina. A profissional busca entender como sua cliente gostaria de ser vista, como ela acha que as pessoas a veem, quais são seus gostos pessoais e claro, qual o seu guarda-roupa atual. Essa fase também serve para que a consultora veja os conceitos a partir dos olhos da cliente. É ideal entender o que ela considera sexy, o que considera vulgar, o que acha bonito e o que acha feio. Assim, a consultora conseguirá montar o guarda roupa de acordo com os gostos da cliente e não de acordo com um padrão de moda que não se encaixa à pessoa.

Fase teórica

Na fase teórica, a profissional “traduz” toda a informação sobre a cliente, sua rotina e seu personalidade em um guarda-roupas que funcione. Além disso, a consultora dá uma proposta de identidade visual para cliente, bem detalhada e com passo a passo de como escolher o que vestir (trata-se mesmo de informações físicas, em um documento, seja ele digital ou impresso). Nessa fase a cliente, com a ajuda da profissional se livra de roupas que não caem bem, ou que ela já não usa mais.

Fase prática

Esta é a fase referente a etapa de compras da cliente. Ela compra peças novas, de acordo com as orientações da consultora. Esta fase se refere também a etapa de montagem de looks, onde a consultora ensina a cliente a montar looks com as peças novas e as que ela já tinha e que ficaram.

Consultoria de Estilo

vestindo autoestima botao

Etapas

Agora vamos conhecer todas as etapas persentes em cada uma dessas fases. São elas:

Conhecendo a cliente

O nome já diz, está é a etapa em que a consultora conhece melhor a cliente. Muito frequentemente as profissionais pedem que a cliente responda a um questionário. Essa parte é importante para que a profissional consiga definir o estilo da cliente. Ela entenderá o estilo que a cliente já tem, pois muitas vezes ela não sabe expressar. Ou até mesmo, ajudará se ela ainda não conseguiu definir sozinha.

É aqui também que costuma ocorrer um exercício de referência. Neste exercício a profissional mostra peças e estilos para entender qual o gosto da cliente e suas opiniões a respeito de alguns tipos de peças.

É nesta etapa que a consultora conhece o guarda-roupas da cliente. Assim ela vai saber o que ela costuma comprar, o que veste em cada ocasião e também peças que ela até gosta, mas não sabe como usar, por exemplo.

Análise de coloração pessoal e análise de silhueta

São dois processos de análises que contribuem para você acertar na hora de escolher uma peça, ou um look inteiro. A primeira é a análise de coloração pessoal. Ela é basicamente um teste que ajuda você e a consultora a descobrirem as cores que te deixam mais bonita e que combinam melhor com você. As cores, se escolhidas da maneira certa podem até disfarçar imperfeições. Agora se forem escolhidas da maneira errada podem acabar com o que deveria ser um ótimo look.

Já a análise de silhueta, mais do que definir o tipo de corpo que você tem, vai definir o que você quer valorizar e o que quer disfarçar. Assim, vocês poderão escolher peças que valorizem pontos fortes do seu corpo e looks que eliminam as pequenas imperfeições que deseja esconder.

Revitalização de guarda-roupas

Está é a etapa em que consultora e cliente decidem juntas o que sai e o que fica no guarda-roupas. Juntas vocês vão separar o que não serve mais; o que não funciona para a silhueta, para o estilo e para a imagem que a cliente quer passar. Você separa também peças que tem potencial para compor o estilo e imagem desejada e anota que peças vocês acreditam que estejam faltando no guarda-roupa.


APRENDA A RENOVAR SEU GUARDA-ROUPAS SEM GASTAR MUITO!


Experiência de lojas

Nesta etapa não necessariamente a cliente irá fazer compras (mas geralmente as compras acontecem). Na verdade, a cliente e consultora vão às lojas para que a cliente possa aprender a comprar. Você aprenderá processos importantes como:

  • Análise correta do tecido
  • Caimento no corpo
  • Compreensão dos acabamentos
  • Escolha de cores
  • Combinação de estampas
  • Análise de custo-benefício das peças

Uma coisa importante aprendida também é que você saberá se vale ou não levar algumas peças, com base no que a cliente já tem. Até porque, com certeza você já passou pelo famoso processo de comprar por impulso e quando chegou em casa, viu que aquela peça não combinou com nada que você tinha, não é mesmo?

Montagem de looks

Está é a etapa em que a consultora ajuda a cliente criando looks. Ela combina, de formas diferentes, as roupas que a cliente já tinha e as que ela comprou. Muitas consultoras criam um “manual” fotografando estes looks. Desta forma, sempre que a cliente deseja ela poderá consultar, para de inspirar ou repetir os looks.

Consultoria de Estilo

Consultoria de estilo online

Hoje é possível encontrarmos profissionais que que oferecem o serviço de consultoria através da internet. Este serviço tem sido muito procurado. Primeiro porque possibilita que a cliente contrate uma profissional que não atende na região que ela mora. Segundo porque, geralmente, ele é mais barato que um atendimento presencial.

Nesta modalidade todas as etapas são adaptadas ao ambiente online, através de redes sociais, e-mail e conversas por vídeo.

vestindo autoestima roupasBenefícios

Ao praticar as dicas e exercícios passadas no curso, você terá inúmeras vantagens. Tanto para noites em que é necessário um look especial, quanto no seu dia a dia… Quando você souber se tornar sua própria consultoria de estilo, você:

  • Elevará sua autoestima
  • Olhará para seu corpo com mais carinho e aceitação
  • Poderá focar em roupas que você gosta e não dentro de um padrão de beleza
  • Acabará de vez com o hábito de comprar impulsivamente
  • Vai jogar fora roupas que não contribuem com seu estilo
  • Aprenderá a usar as peças certas nos momentos certos
  • Economizará tempo na hora de se vestir
  • Irá gastar menos comprando as roupas certas
  • Você saberá analisar o custo-benefício de cada peça
  • Vai aprender a montar looks diferentes com as mesmas peças, multiplique suas possibilidades.
  • Nunca mais você dirá “não tenho nada para vestir”

priscila citera vestindo autoestima

Priscila Citera, consultora de estilo online, idealizadora do Vestindo Autoestima

Vestindo Autoestima: Seja sua própria Consultora de Estilo!

Se você não quer gastar contratando uma consultora personal, existe agora uma opção bem recente e inovadora no mercado. É o programa Vestindo Autoestima, da consultora reconhecida Priscila Citera. Essa profissional que idealizou e guia todo o curso já escreveu conteúdos para o Catraca Livre sobre consultoria. Ela também publica artigos frequentemente em blogs famosos sobre moda no Brasil.

O objetivo do Curso Vestindo Autoestima é que você se torne sua própria consultora de estilo, ou seja, você aprenderá como se vestir da forma correta e adequada ao seu gosto.

Esse curso é realmente um ótimo investimento, pois você aprenderá todas as etapas para não gastar à toa ou comprar roupas que nunca mais irá vestir. Você aprenderá a fazer todas as etapas citadas nesse texto por um valor único.

vestindo autoestima botao

Gostou da dica de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *