Cronograma capilar: Saiba o que é essa técnica e como fazê-la em casa

cronograma capilar

Se você acha que os seus cabelos exigem mais cuidados para ficarem lindos, brilhantes e fortes, uma ótima opção é utilizar a técnica do cronograma capilar.

Apesar de ter ficado muito famoso nos últimos anos no Brasil, ainda existem várias pessoas que não sabem sobre o cronograma capilar. Caso você seja uma dessas pessoas, os seus problemas terminam aqui.

Nos próximos tópicos você vai saber o que é o cronograma capilar, como fazê-lo em casa, além de outras dicas importantes para deixar os seus fios mais lindos e fortes. Confira!

O que é cronograma capilar?

Trata de uma técnica de cuidados com os fios diários que você deve ter. Ele é dividido em três pontos principais: a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

A partir dessas três necessidades, cria-se um cronograma com atividades diárias que vão fazer os seus cabelos ficarem mais fortes, bonitos, sedosos e brilhantes.

Existem alguns tipos diferentes de cronograma capilar. Por exemplo, o seu desejo é recuperar o seu cabelo das tinturas e produtos químicos que usou durante toda a vida. Para essa necessidade existe um tipo específico de cronograma capilar.

Mas se o seu caso for por conta da poluição, excesso de exposição ao sol, maresia. Enfim, qualquer outro problema, existe um tipo específico de cronograma capilar para deixar os seus fios fortes, saudáveis e bonitos.

cronograma

Dá para fazer em casa? 

O cronograma capilar pode ser feito em casa, apesar de muitas pessoas preferirem fazê-lo em salões de cabeleireiro.

Para fazer em casa ou no salão, a principal dica é preferir o uso de produtos mais naturais possíveis, sem sulfato, sem veneno, sem químicas demais. Assim, você vai conseguir limpar os seus fios de todas as impurezas e o cronograma vai funcionar.

Para isso, existem uma variedade de possibilidades na hora de trabalhar com a hidratação, a nutrição e a reconstrução. Alguns produtos que você tem em casa, como o azeite, o óleo de coco, o amido de milho, o açafrão, podem ser usados para o tratamento do seu cabelo no cronograma capilar.

Além disso, existem cosméticos naturais prontos, perfeitos para serem usados nesse tipo de técnica que você for fazer em casa. Seja criando os próprios produtos ou comprando em lojas especializadas, sempre dê preferência para os mais naturais.

Como fazer o cronograma capilar?

Para fazer o seu cronograma capilar a primeira dica é definir qual o seu objetivo e o motivo desse tratamento. Depois disso, basta você buscar os tipos de produtos naturais que agem para melhorar a saúde dos seus fios por meio dessa técnica.

O mais comum é que as pessoas dividam o cronograma em quatro etapas, três vezes por semana. Na primeira e segunda semana é feita a hidratação por dois dias e a nutrição por um dia. Na terceira semana você tira o dia da nutrição e coloca para reconstrução. Na última semana você volta com a nutrição e retira a reconstrução.

Isso não é uma regra, existem, inclusive, cronogramas que incluem outras etapas, como a umectação, por exemplo. Ou seja, quem vai definir as etapas, as necessidades, as técnicas e os produtos usados é você mesma, de acordo com as suas preferências.

Cachos

Cabelos cacheados e crespos precisam fazer o cronograma capilar por diversos motivos: a hidratação, o fortalecimento dos fios, o brilho, o tom mais forte da cor do cabelo, entre outros.

Por isso, não deixe de cuidar dos seus fios. Cabelos bem cuidados são sinônimo de saúde capilar e de evitar problemas mais graves, como a queda e a calvície.

Cronograma capilar porosidade

Cronograma capilar para loiras

Alguns tons de cabelo precisam tomar cuidados na hora de fazer o cronograma capilar. Por isso, se você for loira use apenas produtos liberados para o seu tipo de cabelo. Um cosmético errado pode mudar a cor dos seus fios e não é isso que você quer, né?!

Hidratação 

A hidratação é a parte mais importante do cronograma capilar. Ela deve ser feita com produtos naturais, como o óleo de coco, a babosa, a manteiga de oliva e o D-Pantenol.

O cronograma capilar ajuda o cabelo a crescer? 

Sim, o cronograma capilar é ótimo para a saúde dos fios. Com isso, ele fortalece o cabelo e faz com que ele cresça e se desenvolva com mais facilidade.

É importante?

O cronograma capilar é muito importante para manter a saúde e a beleza dos seus cabelos. Pode fazer que é sucesso na certa. Se tiver gostado deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *