Mastopexia: O que é? Como funciona? Dá pra fazer pelo SUS?

mastopexia

Com o passar dos anos e envelhecimento do corpo uma coisa é inevitável na fisiologia feminina, os seios tendem a cair, contudo, essa situação não precisa ser definitiva. Para aquelas que não estejam satisfeitas com a firmeza das suas mamas, existe a mastopexia, um procedimento cirúrgico que promete voltar com tudo para o lugar.

Nesse artigo, explicaremos melhor o que é a mastopexia. Assim, vamos mostrar como é o procedimento com prótese, valor médio da cirurgia, se ela é feita pelo SUS e também como é a cicatriz deixada. Acompanhe:

O que é a mastopexia?

A ptose mamária, vulgarmente conhecida como flacidez dos seios, é uma situação natural e inerente a todas as mulheres. Com o passar do tempo, os seios tendem a perder firmeza e ficam cada vez mais caídos. E é para reverter esse quadro, que a mastopexia, também conhecida como lifting mamário, foi criada.

A mastopexia consiste em uma cirurgia onde é feita uma incisão na parte inferior dos seios e nas aréolas, extraindo essa parte que será recolocada depois de reposicionado o tecido mamário. Depois de extraído o excesso de pele é marcada a nova posição que a auréola ficará localizada, com a posterior sutura de todos os cortes e curativos.

levantar os seios

Com prótese

Muitas pacientes, aproveitam que já vão realizar um procedimento cirúrgico para além de reposicionar os seios, aumentar também o volume deles. Esse aumento é proporcionado por próteses de silicone, que podem ter diversos tamanhos.

A mastopexia com prótese, é indicada nos casos em que a pessoa não tenha muito tecido mamário de preenchimento, e para melhorar o resultado da intervenção estética, que tem o propósito de dar firmeza, é feito o preenchimento dos espaços vazios com o silicone.

Uma dica ao escolher o tamanho do silicone que você deseja colocar, é a de sempre considerar a opinião do seu médico. As vezes, você pode querer optar por uma prótese muito grande, o que é um erro. Tamanhos exagerados podem levar a problemas futuros como os relacionados a coluna.

Como é a cicatriz da mastopexia?

Diferente do procedimento de aumento das mamas, onde pode ser feito diversos tipos de incisões para o implante da prótese, resultando em cicatrizes diferentes conforme cada caso, na mastopexia é retirado também o excesso de pele. Com isso os cortes feitos são bem característicos, assim como as cicatrizes.

Na mastopexia é feita uma incisão horizontal na parte inferior da mana e outra vertical pegando da base da aureola até a incisão feita anteriormente. Depois de feito o procedimento a cicatriz ficará no formato dos cortes, ou seja, com uma linha horizontal na base dos seios e outra vertical até a altura das aréolas.

Contudo atualmente as cicatrizes são bem discretas e considerando uma recuperação normal, sem complicações ou inflamações nos pontos, as marcas ficarão praticamente imperceptíveis. Além o paciente pode optar por procedimentos dermatológicos posteriores que visam diminuir a aparência das cicatrizes.

mastopexia seios

 

Qual é o valor da cirurgia?

Cirurgias plásticas são procedimentos muito particulares, onde cada caso é um caso diferente. Portanto valorar esse serviço de maneira geral pode ser bastante difícil e até mesmo irresponsável. Tudo vai depender da avaliação do seu médico e da quantidade de procedimentos que ele julgue necessário para que sua mama fique como desejada.

Contudo existem valores médios para o procedimento, e apesar de poderem sofrer alterações conforme cada caso, são praticados na maioria das cirurgias. O valor da mastopexia fica em torno de R$ 8 mil.

Dá pra fazer mastopexia pelo SUS?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o SUS, realiza procedimentos cirúrgicos como cirurgias plásticas. Contudo, esse procedimento não é realizado a esmo, sendo necessário que a pessoa comprove a necessidade.

Nesse caso, o SUS não realiza cirurgias com fins apenas estéticos. É necessário que a cirurgia seja classificada como reparadora. Existem diversas pessoas que sofrem por terem mamas muito caídas, dificultando inclusive na mobilidade. Essa é uma das situações em que da pra fazer a mastopexia pelo SUS.

Portanto, se você deseja fazer a sua correção mamária pelo SUS é preciso que um médico credenciado a indique como candidata ao procedimento. Você pode encontrar a lista de médicos do SUS na sua cidade pelo site do órgão.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *