Melasma: Tire todas as suas dúvidas e aprenda dicas para aprender a prevenir!

melasma nas maças do rosto

Ter uma pele macia e livre de imperfeições, como espinhas e manchas, é desejo de quase todo mundo. Porém, nem sempre é possível, já que existem alguns problemas comuns no organismos de algumas pessoas e muitos deles podem incomodar, como o famoso e tão temido melasma, que tem feito muitas pessoas procurarem soluções para evitá-lo ou tratá-lo.

Afinal, o que é o Melasma?

O melasma é um tipo de mancha que comumente aparece no rosto, colo e braços e que possui aspecto escuro, na maioria das vezes em tons amarronzados. Geralmente, eles são acarretados pela exposição direta e constante ao calor e ao sol ou pelo descontrole hormonal causado pela gravidez ou uso de medicamentos como o anticoncepcional.

Cientificamente, os melasmas são caracterizados em três tipos:

Dérmicos: esses tipos de melasmas são chamados assim, pois atingem a segunda camada da pele, a derme, e se caracteriza pelo depósito de melanina nos principais vasos sanguíneos.  

Epidérmicos: os melasmas epidérmicos são manchas que surgem na camada superficial da pele, a epiderme.

Mistos: são as manchas que atingem as duas primeiras camadas da pele, derme e epiderme, e, por isso, são mais complexas e difícil de tratar.

Melasma no rosto

Quais são as causas do melasma?

Não diagnósticos definitivos sobre as causas desse tipo de problema. Na verdade, eles podem variar de acordo com o tipo de organismo de cada pessoa e, principalmente, com a sensibilidade da pele particular a cada um. Porém, existem algumas causas que são apontadas pela maioria dos especialistas, como:

  • Exposição constante e direta à luz do sol, principalmente sem o uso do protetor solar
  • Mudanças hormonais causadas que podem decorrer de gravidez ou de uso de remédios que atingem o sistema endócrino.
  • Falta de limpeza e tratamento constante

Como prevenir?

Embora as dicas de prevenção para esse tipo de problema não impeçam100% que eles apareçam, existem algumas dicas que podem ajudar a evitar essas manchas:

  • Sempre utilizar protetor solar, independente da incidência dos raios solares
  • É importante também que se evite a exposição ao sol em horários mais intensos, como no início da tarde.
  • Cuidar da alimentação também pode ajudar a deixar o corpo regulado e mais controlado em relação às mudanças hormonais.
  • Com a ingestão de fotoprotetores orais, que são ingeridos e que ajudam a reduzir a sensibilidade do tecido cutâneo à luz solar, devido às suas propriedades antioxidantes.

tratamento para melasma

Melasma tem cura? Como tratar?

O surgimento de manchas na pele é incurável, porém, atualmente, existem diversas opções de tratamentos disponíveis, que vão desde formas mais naturais a formas mais complexas, como cirurgias e tratamentos químicos. Os mais procurados e utilizados atualmente são:

Cirúrgicos

  • Com auxílio de tratamentos luminosos, como o laser. Trata-se de um solução indicada para quem possui melasmas mistos ou em grande quantidade.
  • Através do peeling, processo cirúrgico que busca renovar a pele por meio da descamação da pele. Esse procedimento pode ser feito a laser, ácido ou abrasão.

Com uso de cosméticos:

  • Atualmente, existem produtos no mercado ou que podem ser encomendados que farmácia de manipulação que possuem em sua fórmula elementos a base de ácidos como o glicólico, retinóico, azelaico, dentre outros que ajudam a clarear a pele. Geralmente, esses produtos são indicados para quem possui melasmas não tão profundos.

Medicamentos:

  • Atualmente, existem medicamentos que auxiliam no combate às manchas. Porém, grande parte deles possuem uma fórmula forte, a base de substâncias como a hidroquinona, que possui diversos efeitos colaterais. Nesse caso, o mais importante é conversar bastante com o médico antes de se optar por esse tipo de tratamento.

melasma antes e depois

Melasma durante a gravidez

Os melasmas são comuns na gravidez devido a mudança hormonal que a mulher sofre, causando um aumento desregulado na produção e depósito de melanina no corpo. Por isso, é indicado que as gestantes trabalhem na prevenção desse tipo de problema e busquem tratamentos mais naturais caso eles apareçam, pois, muitas vezes, eles são inevitáveis.

Melasma em homens

As manchas no corpo também podem atingir homens e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a grande parte deles se preocupa com as consequências estéticas que esse tipo de problema pode causar. Tanto prevenção, quanto tratamento do melasma se aplicam da mesma forma para os homens, sendo necessário, sobretudo, o cuidado com a exposição excessiva ao sol.

Gostou das nossas dicas e informações sobre o melasma? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *