Óleo de coco no cabelo: Saiba porque ele é tão bom e veja como usar!

óleo de coco no cabelo colher com óleo de coco

Você já deve ter visto por aí muitas pessoas falando sobre os benefícios do uso de óleo de coco no cabelo. Com suas propriedades nutritivas e hidratantes, esse óleo vegetal se tornou um forte aliado as mulheres para cabelos saudáveis, macios e brilhosos. E o melhor: suas propriedades naturais ajudam no tratamento da pele e podem ser turbinadas com uma boa umectação ou hidratação.

Entenda por que o óleo de coco é bom para o cabelo

O óleo de coco vegetal é rico em lipídios e ácidos graxos, tem propriedades emolientes e altamente nutritivas. Ele também é um dos poucos óleos vegetais que consegue penetrar nos fios e no couro cabeludo, permitindo, assim, uma hidratação profunda dos cabelos.

Por isso, antes de sair comprando qualquer óleo por aí, entenda que somente o óleo vegetal puro consegue oferecer um tratamento mais profundo aos cabelos, já que sua fórmula não sofre alteração com a adição de elementos químicos.

Óleo de coco no cabelo: Como usar?

O óleo de coco é multifuncional e pode ser usado de várias maneiras no cabelo. O mais importante é tomar cuidado para não o submeter a procedimentos que eliminem suas propriedades nutritivas, como esquentá-lo diretamente no fogo.

Em dias mais frios, é comum que o produto endureça e fique com aspecto esbranquiçado. Mas não se assuste! Isso é uma propriedade do óleo. A dica de ouro é colocá-lo no sol para que ele volte à sua forma normal ou aquecê-lo em banho maria.

Veja algumas maneiras mais comuns de se aplicar o óleo de coco no cabelo:

óleo de coco no cabelo mulher segurando o cabelo

Misturado em cremes de hidratação

Você pode combinar o óleo de coco com outros produtos. Para isso basta adicionar uma colher do óleo à quantidade de creme necessária para o cumprimento dos fios. A dica é deixar agir por, no mínimo, 15 minutos. Resultado: uma hidratação mais potente, com mais brilho e maciez.

Como pré shampoo

Todo mundo sabe que o shampoo limpa bem, mas, infelizmente, a maioria deles acaba ressecando no momento de limpeza. Para evitar esse problema, basta aplicar um pouco de óleo de coco nos cabelos úmidos e deixar agir por cinco minutos antes de aplicar o produto. Isso ajudará a proteger os fios do ressecamento.

Como finalizador

Para combater o frizz e reparar as pontas dos fios, basta aplicar algumas gotinhas do óleo e espalhá-lo por todo o comprimento dos fios. Resultado: um cabelo protegido, sem frizz e com mais brilho.

Como umectante natural

Umectação capilar significa aplicar algum tipo de óleo natural no cabelo limpo e deixar que os fios absorvam os nutrientes do produto. Ela pode ser feita antes ou depois de uma hidratação ou à noite, pois enquanto você dorme, o óleo age por mais tempo.

Como fazer umectação com óleo de coco

Para a umectação noturna, basta lavar os fios com um shampoo, secar os fios (nunca durma com os cabelos úmidos!), aplicar o óleo de coco em toda a extensão capilar e retirar o excesso de óleo no outro dia.

Se você deseja fazer isso durante o dia, antes ou depois do banho de creme, basta lavar os cabelos com um shampoo de sua preferência, aplicar o óleo sob os cabelos úmidos e deixar agir por, no mínimo, 30 minutos. Depois disso, basta retirar o excesso com um higienizador de sua preferência.

óleo de coco no cabelo

Benefícios para o corpo todo!

Além de hidratar e nutrir os fios, esse queridinho das mulheres pode ser usado na pele. Ele contém ácido láurico, um componente que ajuda na oxidação da pele e combate às rugas. Além disso, as propriedades emolientes deixam a pele mais macia e com aspecto saudável.

Se usado no rosto, o óleo de coco também ajuda no combate a cravos e espinhas. Isso porque ele tem agentes com ação anti-inflamatória e antibacteriana, principais causadores da formação de acnes na pele.

Outro benefício atrativo é o emagrecimento. Embora não existam estudos comprovando seu ativo emagrecedor, quando usado como substituto de gorduras e outros óleos no preparo de alimentos, o óleo de coco pode ser um forte aliado para uma rotina mais saudável e menos calórica.

Vale lembrar que depois de aberto, o ideal é que ele seja conservado em local fresco e arejado por até 45 dias. Se guardado na geladeira, esse prazo pode se estender.

Receita de hidratação com óleo de coco

Aprenda como fazer hidratação com óleo de coco, veja dicas no vídeo a seguir.

Gostou das nossas dicas sobre óleo de coco no cabelo? Deixe seu comentário!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *