Rachaduras nos pés: Descubra o que causa e quais os melhores tratamentos caseiros!

Ter rachaduras nos pés incomoda bastante, e além de prejudicar a sua imagem pessoal por questões de estética, também é um sinal de que essa parte do corpo precisa de cuidados.

No artigo de hoje separamos várias dicas de tratamentos simples e rápidos e produtos baratos para você saber como evitar as rachaduras nos pés, ou para você tratar, caso os seus pés já estejam ressecados.

Também vamos falar das consequências que as rachaduras nos pés podem trazer para a sua saúde e tirar as suas principais dúvidas sobre os tratamentos e produtos disponíveis. Confira!

Quais são as causas da rachadura nos pés?

A principal causa das rachaduras nos pés é o ressecamento da região, ou seja, quando a pele está muito seca e sofre com as agressões do dia a dia, como o peso do seu corpo, poeira, água muito quente e o atrito com o sapato e o chão, por exemplo.

Qual é o melhor tratamento?

É importante tratar as rachaduras nos pés porque esse problema vai além da estética, podendo causar muita dor e alterações na forma de pisar e distúrbios na coluna e na bacia, por exemplo, além de ser uma porta de entrada para bactérias, podendo causar infecções.

O jeito mais eficaz tanto para tratar quanto para evitar as rachaduras nos pés é manter essa região sempre hidratada, com produtos que você pode passar em casa mesmo, pelo menos uma vez ao dia, podendo ser antes de dormir ou depois do banho.

A seguir vamos ensinar alguns tratamentos caseiros para a rachadura nos pés.

Existe algum tratamento caseiro para rachadura nos pés?

Como falamos, a hidratação é o melhor tratamento para a rachadura nos pés, e para fazer isso de forma mais profunda, você pode começar com um escalda pés, que vai amolecer a pele da região e abrir os poros para absorver melhor os produtos usados. Recomendamos fazer esse processo pouco antes de dormir.

Para isso, basta colocar um pouco de água morna numa bacia (o suficiente para cobrir os pés) e misturar duas colheres de sopa de hidratante, deixando agir por cerca de 10 minutos.

Seque bem os pés, e caso eles não tiverem rachaduras ainda, mas estiver ressecados, você pode retirar o excesso de pele morta com uma lixa. Em seguida, passe um creme hidratante e coloque uma meia, para garantir que o creme vai continuar agindo enquanto você dorme.

aspirina para tratar rachadura nos pés

  • Tratar rachadura nos pés com aspirina

Dissolva 10 comprimidos de aspirina previamente esmagados em 100 ml de glicerina misturada com 10 colheres de sopa de água oxigenada (20 volumes).

Quando os comprimidos tiverem sumido, misture bem e passe nos pés, e coloque a meia para a mistura agir.

vinagre de maçã para tratar rachaduras nos pés

  • Tratar rachadura nos pés com vinagre

Umedeça uma fatia de pão em um pouco de vinagre de maça e coloque sobre a região ressecada ou com rachadura, e enrole uma toalha ou coloque uma meia, para garantir que fique agindo na região durante a noite.

Pela manhã, enxague e passe um creme hidratante de sua preferência.

bicarbonato para rachadura nos pés

  • Tratar rachadura nos pés com bicarbonato

O bicarbonato não poderia ficar de fora dessa lista, né? Você vai dissolver 3 colheres de sopa num pouco de água morna e deixar os pés de molho por cerca de 10 minutos, e depois de secar bem o pé, pode passar um hidratante para finalizar.

É possível tratar com água oxigenada?

agua oxigenada para tratar rachadura nos pés

Sim, a água oxigenada ajuda a matar as bactérias, e por isso ensinamos a receita da aspirina com água oxigenada 20 volumes para tratar a rachadura nos pés.

Outra receita com essa solução é usar:

  • 80 ml de água oxigenada (vol. 20)
  • 80 ml de creme hidratante
  • 8 comprimidos de aspirina
  • 80 ml de glicerina

Depois é só aplicar todas as noites na região ressecada e colocar meias por cima para potencializar os resultados.

O que fazer se as rachaduras nos pés doem?

A dor é um sinal de que o corpo precisa de cuidados especiais, e por isso, quando as rachaduras nos pés doem ou sangram você precisa procurar um médico dermatologista para saber qual o melhor tratamento para a origem do problema.

Quais são os melhores cremes?

Apesar de o hidratante corporal ajudar a tratar as rachaduras, e dos tratamentos caseiros que ensinamos, vale a pena dizer que existem vários tipos de cremes para rachaduras nos pés, e por serem específicos para essa região, que já é mais grossa e sensível, o resultado pode ser melhor.

Você pode encontrar cremes para tratar as fissuras e rachaduras nos pés em farmácias e lojas e sites especializados em cosméticos, além das marcas brasileiras como Avon, Boticário e Natura, por exemplo, com cheiros, texturas e preços diferentes.

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* */