Rinoplastia: Estética ou necessidade? Saiba se vale a pena fazer essa cirurgia!

Rinoplastia é o nome dado à cirurgia plástica com objetivo estético feita no nariz, para remodelar, dar novas formas, diminuir ou aumentar, de acordo com o objetivo do paciente ou recomendação médica, nos casos que a cirurgia facilitaria a respiração, como a correção de desvio de septo, por exemplo.

A rinoplastia é uma cirurgia que oferece poucas complicações no pós-operatório, e os resultados podem ser observados em até 3 meses.

Como é a cirurgia de rinoplastia?

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a rinoplastia aberta (exorrinoplastias) ou a fechada (endonasal), com anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A rinoplastia aberta é recomendada nos casos onde serão feitas grandes modificações na ponta do nariz, apesar de também poder ser feita com a técnica fechada. É feito um pequeno corte na base do nariz, entre as narinas, e na parte de dentro de cada narina.

Na rinoplastia fechada, o cirurgião faz incisões apenas na parte interna das narinas. Essa técnica exige mais qualificação do médico, mas a recuperação é mais rápida, e não deixa cicatrizes aparentes.

Como a rinoplastia pode ser feita para diminuir ou aumentar as narinas, afinar o nariz, projetar / empinar a ponta, ou diminuir a giba óssea (osso ou calo do nariz), a cirurgia de rinoplastia pode variar de acordo com o objetivo. No caso de diminuição da giba óssea, por exemplo, é feita a fratura do osso nasal. Existem casos onde é preciso fazer a raspagem ou lixamento do osso, e casos que exigem enxerto de cartilagem ou preenchimento.

É possível fazer rinoplastia pelo SUS?

A rinoplastia é uma cirurgia realizada por pacientes maiores de 15 anos que estejam insatisfeitos com a aparência do nariz, e apesar de ser uma cirurgia estética, é possível fazer rinoplastia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), porque é um caso de cirurgia que proporcionaria bem estar, autoestima e qualidade de vida, garantido por lei.

Apesar disso, conseguir fazer rinoplastia pelo SUS não é fácil ou simples, por causa da grande procura e dos requisitos que você precisa cumprir para conseguir uma cirurgia estética gratuita, como ter um problema funcional além do estético, como desvio de septo nasal, por exemplo.

Caso seja o seu caso, você deve ter indicação médica, buscar um hospital que faça esse tipo de procedimento e entrar na fila de espera, que costuma ser longa.

Quanto custa uma cirurgia de rinoplastia?

O preço da cirurgia de rinoplastia pode variar de acordo com vários fatores, como a região do Brasil, custos com o anestesista, complexidade do procedimento, custos do hospital, e procedimentos associados à rinoplastia, como a correção do septo nasal, por exemplo.

Geralmente você precisará pagar as custas do hospital e do anestesista à vista, e parcelar o valor da rinoplastia. Como procedimentos estéticos podem custar entre R$2500 e mais de R$10 mil, uma boa opção pode ser fazer um financiamento no banco, já que alguns oferecem condições especiais para financiamento para cirurgias plásticas com parcelamento em até 48 vezes.

Quais famosos já fizeram rinoplastia?

Os famosos costumam recorrer a cirurgias plásticas para mudarem o que não gostam em seus corpos, e muitos famosos já fizeram rinoplastia. Veja alguns:

  • Angelina Jolie (atriz);
  • Anitta (cantora);
  • Ashley e Mary Kate Olsen (atrizes);
  • Ashton Kutcher (ator);
  • Britney Spears (cantora);
  • Bruna Marquezine (atriz);
  • Claudia Raia (atriz);
  • Danielle Winits (atriz);
  • Fernanda Souza (atriz);
  • Jennifer Aniston (atriz);
  • Jennifer Grey (atriz);
  • Kim Kardashian (socialite);
  • Megan Fox (atriz);
  • Miley Cyrus (cantora);
  • Zac Efron (ator).

Rinoplastia

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

O pós operatório da rinoplastia costuma ser sem dor e sem grandes complicações, e o paciente pode ser liberado no mesmo dia. Depois da cirurgia de rinoplastia você vai precisar ficar com um plástico enrijecido no nariz por uma semana, para que ele fique imobilizado durante a cicatrização.

Também durante a primeira semana a recomendação é que a alimentação seja apenas pastosa, para que a mastigação de alimentos duros não gerem incômodo, já que a região estará inflamada e dolorida.

O repouso será absoluto durante os primeiros sete dias, e moderado durante a segunda semana. Os exercícios físicos e outros esforços só são liberados depois de três meses.

Como as incisões feitas são muito pequenas, a rinoplastia deixa cicatrizes quase imperceptíveis.

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *