Shampoo anti-resíduos: Tudo que você precisa saber!

Shampoo-anti-resíduo

O Shampoo anti-resíduos é um produto que muita gente já ouviu falar. Mas a grande maioria não sabe como ele funciona e nem para que ele realmente serve.  Existem muitas dúvidas a cerca deste produto, principalmente porque ele é necessário. Se você tem essas dúvidas, leia este post até o final e entenda melhor este produto.

O que é um shampoo anti-resíduos

O shampoo anti-resíduos é um shampoo de limpeza que retira o acúmulo de resíduos de creme, oleosidade e também de poluição. Ele limpa completamente os fios do cabelo e os deixa preparados para receber tratamentos.

Quando devem ser usados?

Os shampoos anti-resíduos podem ser usados em várias situações e para diversas finalidades. Entre elas estão:

  • Para potencializar a hidratação: Neste caso você utiliza o shampoo antes de aplicar o seu creme hidratante. Isso fará que os fios recebam melhor a hidratação e com que os resultados sejam ainda melhores.
  • Antes da realização de escovas progressivas: Utilizar o anti-resíduos antes das progressivas faz com que os ativos da escova penetrem melhor
  • Controlar a oleosidade: Este tipo de shampoo retira também resíduos de oleosidade, o que ajuda a controlar nos casos em que ela e excessiva.
  • Para evitar que o cabelo se acostume com shampoos e condicionadores: Muitas vezes nos deparamos com pessoas e até nós mesma começamos a achar que o efeitos dos nossos shampoos e cremes não tem o mesmo efeito do início, de quando começamos a usar. Isso ocorre, ao contrário do que muita gente pensa, não porque o cabelo se acostuma, mas pelo excesso de resíduos que impede que atrapalham os fios a absorverem os nutrientes dos produtos. Usar o shampoo anti-resíduos algumas vezes garante que seu shampoo e condicionador continuem tendo o mesmo efeito desde de sempre.

Shampoo anti-resíduo

Como devo usar o shampoo anti-resíduos?

Como sabemos cada cabelo é de um jeito e possui uma características, por isso seus tratamentos e a forma de utilizar os produtos varia. Isso garante que os produtos tenham os melhores resultados em diferentes tipos de cabelo. No caso do shampoo anti-resíduos a forma de usar vária de acordo com o tipo e a condição do cabelo.

  • Em cabelos normais: Este tipo de cabelo possui uma hidratação natural. Devido a isso o uso do shampoo anti-resíduo em cabelos normais pode ser mais frequente. Quem tem este tipo de cabelo pode utilizar o shampoo semanalmente.
  • Em cabelos oleosos: Nos cabelos oleosos o shampoo anti-resíduos também pode ser utilizado semanalmente. No caso de pessoas que lavam os cabelos diariamente  o uso do shampoo pode ser feito até duas vezes na semana. Mas atenção, caso note que seu cabelo esta ficando ressecando diminua a frequência. Para hidratar os cabelos após a utilização do shampoo, aplique apenas nas pontas e dê preferência para produtos específicos para cabelos oleosos.
  •  Em cabelos secos: Como já informamos anteriormente o este shampoo costuma ressecar um pouco os fios. Por isso, no caso de cabelos secos o uso do anti-resíduos deve ser feito apenas uma vez ao mês. Caso sinta necessidade de utilizar o shampoo mais do que uma vez por mês, utilize de 15 em 15 dias. Não faça o uso com uma frequência menor que está, pois isso pode ressecar bastante os cabelos.
  • Em cabelos tingidos: Em cabelos tingidos o uso do anti-resíduos também não deve ser frequente. Isso porque seu poder de limpeza é muito profundo e retira até o pigmento dos fios, deixando a cor desbotada. Além disso cabelos tingidos costumam ser mais ressecados e o uso contínuo pode agravar o ressecamento.

Outras informações

É importante dizer que o shampoo anti-resíduos costuma ressecar os fios levemente. Por isso é importante fazer o uso de uma mascara hidratante após a utilização do shampoo.

Também é importante ressaltar que o shampoo anti-resíduos não retira químicas definitivas como, por exemplo: alisamentos definitivos e relaxamentos.

O shampoo anti-resíduos e seu efeito de limpeza profunda podem prejudicar alguns tratamento capilares, que devem durar alguns meses, como, por exemplo, progressivas. Isso porque ele tem um pH neutro, 7 que é acima da média da taxas dos cabelos que é cerca de 5.5. Como trata-se de uma substância mais alcalina do que os fios, ele acaba forçando a abertura das camadas de fibras capilar. Por isso durante a lavagem ele retira os excessos de dentro dos fios, fazendo com que o efeito deste tratamentos durem menos.

Para quem tem cabelos tingidos, progressiva ou alisamento e não quer arriscar perder ou diminuir a duração do tratamento, uma opção ao shampoo anti-resíduos seria o shampoo antioleosidade, menos agressivo a esses tratamentos.

E você? Utiliza Shampoos anti-resíduos? Deixe um comentário e conte sua experiência.

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *