Salada no pote: Aprenda fazer receitas fáceis e deliciosas!

Se você está fazendo algum tipo de dieta ou tem alguma restrição alimentar (ou está evitando comer na rua para economizar) e precisa levar marmita para o trabalho, não deixe de ler o nosso artigo de hoje, que está recheado de dicas sobre como fazer salada no pote e várias receitas deliciosas, nutritivas e fáceis.

A salada no pote está na moda, e inclusive virou fonte de renda para algumas pessoas que perderam seus empregos na crise, e agora trabalham em casa, vendendo uma alimentação gostosa e saudável para quem não tem tempo de preparar sua própria comida.

Seja qual tenha sido a sua intenção ao chegar nesse artigo, a gente vai te ajudar!

Como fazer/montar ?

A primeira dica para fazer/montar a salada no pote é sempre usar pote de vidro, já que os potes de plástico têm BPA.

Programe-se para fazer a salada no pote com alguma antecedência, para lavar todos os ingredientes, fazer, cortar e pensar na quantidade de nutrientes e calorias de acordo com a sua necessidade e preferência.

Duas regras importantíssimas: O molho SEMPRE deve ser colocado primeiro, e as folhas devem estar secas e entrar por último, pra só entrar em contato com o molho na hora de comer.salada no pote

salada no pote

Receitas de Salada no pote

Ingredientes:

  • Molho de sua preferência (prefira os molhos caseiros, são mais saudáveis)
  • 1 Pepino
  • 1/2 Cebola
  • 1/2 Pimentão
  • 1 Cenoura
  • 1 Beterraba
  • 1/2 xícara de Grão de Bico
  • 1 Tomate
  • 1 ramo de Brócolis (também pode ser couve flor)
  • 2 folhas de Couve
  • 2 folhas de Alface (ou rúcula, espinafre, etc.)
  • 1/4 de xícara de Semente de Linhaça (pode substituir por aveia, gergelim, semente de girassol, etc.)
  • 1/4 de xícara de Quinoa
  • Pote de Vidro de cerca de 22 cm com tampa

Modo de preparo:

  1. Pique todos os ingredientes grandes em pedaços pequenos. Comece montando a salada no pote colocando o molho.
  2. Em seguida, coloque os legumes mais pesados (cenoura, cebola, beterrada, pepino, pimentão, etc.), que não vão estragar ou murchar em contato com o molho. Se você for usar uma proteína (como frango ou atum, como mostraremos a seguir), é nesse momento que ela vai entrar.
  3. Depois, coloque o tomate, os vegetais mais leves (brócolis, couve-flor, etc.)
  4. e jogue as sementes por cima (linhaça, gergelim, e outros), para a porção de fibras.
  5. Por cima, finalizando a salada no pote, coloque as folhas, lembrando que elas devem estar bem secas, para não estragar.

Salada no pote com frango

Se a sua proteína escolhida for o frango, ele pode ser desfiado ou cortado em pequenos cubos, e você pode usar a receita acima como base, ou substituir alguns ingredientes por um outro de sua preferência da mesma categoria (vegetais, legumes, folhas, sementes, etc.).

Independente de a salada no pote com frango ser com ele desfiado ou em cubos, ele deve estar mais sequinho (sem molho), e entrar antes das folhas, lá no alto do pote.salada no pote

Salada no pote com atum

O atum é uma ótima opção para salada no pote, porque além de ser rico em nutrientes e muito saudável, você pode comprar o atum em lata e ter menos trabalho na hora do preparo.

A dica aqui é escorrer todo o molho do atum e tomar cuidado para que ele só entre em contato com o molho na hora de consumir. Assim como o frango, o atum vai entrar antes das folhas, no final da salada no pote.

Uma boa opção também é incluir alguma massa cozida, também sem molho.salada no pote

Salada no pote low carb

Se você aderiu à dieta low carb (que não consome nenhum ou pouco carboidrato), também pode incluir a salada no pote na sua alimentação.

Existe uma lista de alimentos que são permitidos e proibidos na dieta low carb, que pode te ajudar a escolher os ingredientes da salada no pote, mas a receita que demos no começo do artigo

também serve perfeitamente pra você!salada no pote

Quanto tempo dura?

Se a salada no pote estiver num pote bem fechadinho dentro da geladeira, as folhas estiverem bem secas, e você tiver tido cuidado de o molho não espalhar por toda a salada (o pote só deve ser virado de cabeça pra baixo na hora de consumir), a sua salada no pote dura por até 5 dias, ou seja, você pode preparar a sua marmita da semana toda no domingo, sem problema nenhum!

E ai gostou das dicas? Já experimentou uma salada em pote? Conta para gente nos comentários!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *