Alimentos orgânicos: Saiba os benefícios e as vantagens de consumi-los!

A maioria das pessoas gosta de falar em dietas e em alimentação saudável, porém nem sempre essas pessoas acabam tendo realmente uma boa alimentação, pois nem sempre fazem uso dos alimentos orgânicos, pensam que alimentação saudável é aquela que não contém glúten ou que não engordam.

Os alimentos orgânicos vêm ganhando o gosto do público nos últimos anos, isso acontece por que esses alimentos não só ajudam a emagrecer como também fazem com que você cuide melhor da sua saúde, pois não completamente naturais.

Ainda não sabe o que são alimentos orgânicos? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir!

 O que são Alimentos orgânicos?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em alimentos orgânicos, pois estes estão sendo cada vez mais procurados por pessoas de várias idades.

Mas para quem ainda não conhece, os alimentos orgânicos são alimentos naturais, que não possuem agrotóxicos e são completamente livres de qualquer tipo de produto químico.

Esses alimentos são consumidos como saem da terra e por isso são muito mais saudáveis e faz muito melhor a sua saúde, além de ajudar o meio ambiente.

Alguns dos alimentos orgânicos mais conhecidos são os ovos, as frutas, as verduras, legumes, hortaliças, feijão e cereais.

alimentos orgânicos

Benefícios

Os alimentos orgânicos trazem muitos benefícios as pessoas que fazem uso deles, sendo que os principais benefícios são:

  • Não possuem agrotóxicos;
  • Melhora as condições socioeconômicas da vida rural;
  • Conserva a fertilidade do solo;
  • Os animais também são beneficiados com essa alimentação saudável;
  • A saúde humana melhora;
  • Diminui a poluição ambiental;
  • Aumento da biodiversidade.

Faça deliciosas saladas no pote com alimentos orgânicos, para saber receitas, clique aqui!

 Alimentos orgânicos duram mais?

Outra vantagem de começar a fazer uso dos alimentos orgânicos é que eles duram mais do que os alimentos convencionais, isso por que eles são completamente naturais, assim podem ficar dias fora da geladeira sem estragarem.

Em geral é possível dizer que os alimentos orgânicos podem durar até 3 vezes mais fora da geladeira do que um alimento convencional dentro da geladeira.

É caro?

Um dos pontos negativos dos alimentos orgânicos é que eles são mais caros do que os alimentos convencionais, isso acontece por que esses alimentos são produzidos com mais cuidado e em menores quantidades para que não perca a qualidade.

Então quem está disposto a ter uma alimentação saudável com os alimentos orgânicos deverá desembolsar um valor a mais por eles.

 Onde posso comprar?

Os alimentos orgânicos também não são fáceis de achar como os convencionais, sendo que você não encontrará esses alimentos nas prateleiras dos supermercados, para isso é necessário que você vá até feiras de produtos naturais ou em um armazém específico desses produtos.

 Vantagens dos Alimentos orgânicos

  • Melhoram a saúde do seu humano;
  • Os animais terão uma alimentação mais saudável e assim suas carnes serão melhores;
  • Os alimentos são mais saborosos;
  • Os alimentos possuem maior valor nutricional que o convencional;
  • É uma produção sustentável que ajuda o meio ambiente.

alimentos orgânicos

Desvantagens

Os alimentos orgânicos só possuem uma desvantagem conforme dito anteriormente, que é o seu preço, pois eles costumam ser bem mais elevados do que os preços dos alimentos convencionais.

Além do mais os alimentos orgânicos também são mais difíceis de serem encontrados, principalmente em cidades grandes.

Produção no Brasil

O Brasil ainda não é um dos países que mais produz alimentos orgânicos, porém a sua produção já é bastante elevada, visto que o país possui mais de 100 mil produtores orgânicos entre médios e pequenos produtores.

Além do mais a renda que gira em torno desses alimentos orgânicos já ultrapassa os US$ 50 bilhões anuais, sendo que a perspectiva é de que esse mercado cresça ainda mais, podendo chegar a um crescimento de mais de 20% ao ano.

Para que o consumidor brasileiro possa identificar se o produto é mesmo orgânico é necessário que ele fique atento ao selo de garantia que vem falando se aquele alimento é ou não orgânico.

Só estará isento de ter que apresentar o selo de garantia para demostrar que aquele produto é realmente orgânico o pequeno produtor que vende os seus produtos diretamente ao consumidor.

Espero que você tenha gostado desse artigo sobre alimentos orgânicos, e se você ficou com alguma dúvida a respeito desse tipo de alimento é só deixá-la nos comentários que nós iremos te responder assim que for possível!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *