Dieta Cetogênica: O que é? Qual o cardápio? E os benefícios? Emagrece?

Dieta cetogênica

Entra ano, sai ano e sempre aparecem receitas e dietas milagrosas para quem deseja perder peso de forma rápida. Porém, essas técnicas nem sempre são das mais saudáveis e podem trazer graves problemas de saúde para as pessoas que as fazem. Uma que se popularizou nos últimos meses é a chamada dieta cetogênica.

Se você não sabe o que é a dieta cetogênica, o momento de descobrir tudo sobre ela é agora. Veja essa e outras informações nos próximos tópicos!

O que é dieta cetogênica?

 A dieta cetogênica é uma técnica de emagrecimento, em que a pessoa só pode consumir gorduras e proteínas, isso mesmo, uma dieta que é rica em gordura. A principal questão dessa dieta é o fato da pessoa não consumir nenhum tipo de carboidrato, nem fruta, nada. Dessa forma, esse é o x da questão.

O nutriente que mais gera massa gorda em uma pessoa não é a gordura, mas sim o carboidrato. Quando alguém deixa de consumir o carboidrato em sua totalidade, o corpo passa a usar a gordura como forma de energia. Por isso, a dieta cetogênica libera o consumo de gorduras, como carnes gordas, bacon, etc. É essa gordura que o seu corpo vai usar como energia para a o dia a dia, prática de exercícios físicos, etc.

O principal nutriente da dieta cetogênica é a proteína. Você vai ter que consumir muita proteína durante todo o dia, já que ela é quem auxilia no ganho de massa magra e também ajuda na eliminação da massa gorda.

carnes cetogênica

Qual o cardápio?

 O cardápio da dieta cetogênica é feito completamente por proteínas e gorduras boas. Tudo que tem carboidrato precisa ser eliminado, então as refeições durante todo o dia tem bastante carne, bastante ovo, muitas folhas verdes e gorduras como bacon, azeite e outras.

Embutidos, como presunto, peito de peru e queijos também são bem-vindos nesse tipo de dieta que, realmente, ajuda a emagrecer de forma rápida, mas pode trazer uma imensidade de males para a sua saúde.

Como funciona a dieta cetogênica?

 O fato de não consumir carboidratos faz com que o seu corpo fique deficitário nesse tipo de nutriente que é usado, primordialmente, para a geração de energia no seu metabolismo. Com isso, o corpo vai usar outra forma de energia que é a gordura e você vai começar a emagrecer rapidamente, perdendo peso todos os dias.

O problema dessa dieta é que ela pode acabar com o seu organismo. Normalmente, os médicos indicam dietas que usam quase 50% de carboidratos e você vai tirar completamente esse tipo de nutriente e exagerar na gordura e na proteína.

Isso pode causar males como o excesso de ácido úrico que causa gotas, pedra nos rins e até a insuficiência renal. Também pode ter problemas de colesterol, questões cardíacas, infartos, derrames. Além de ficar com a imunidade bem baixa, o que pode gerar outras doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

A dieta cetogênica jamais vai ser recomendada por médico algum. Ela pode acabar com a sua vida. Tome cuidado com isso.

Quais os alimentos permitidos?

 Os alimentos permitidos da dieta cetogênica são carnes em geral, folhas verdes, queijos, requeijão, oleaginosas, embutidos, ovos e manteiga.

almoço dieta cetogênica

A dieta cetogênica aumenta o colesterol?

 Sim, um dos efeitos colaterais da dieta cetogênica é o aumento do colesterol, já que você vai ingerir muitas gorduras e isso pode, inclusive, travar as suas veias e artérias e causar um infarto ou derrame.

Quais os benefícios? 

O único benefício da dieta cetogênica é o fato dela gerar o emagrecimento rápido. De resto, ela só causa mal para a sua saúde.

Jamais faça uma dieta por conta própria, sem auxílio de um médico ou nutricionista, você pode estar causando um grande mal para a sua saúde.

A dieta cetogênica, se for feita, deve ser por apenas um mês ou dois, no máximo. Mais do que isso as consequências podem ser de alta gravidade para a sua saúde.

Dieta cetogênica funciona?

 A dieta cetogênica funciona e de forma bem rápida, por conta do uso de gorduras para a geração de energia, mas ela pode trazer problemas de saúde que duram anos ou até uma vida inteira.

Se tiver gostado deste texto sobre dieta cetogênica, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *