Retenção líquida: O que é? Quais as causas? Como evitar? Confira!

mulher sem Retenção líquida

A retenção líquida é um problema muito comum, principalmente entre as mulheres, e pode causar muitos desconfortos, além de poder ser o sintoma de problemas mais graves, e por isso, deve ser evitada e tratada corretamente.

Também chamada de “retenção de líquido”, esse problema pode acontecer apenas durante a TPM, ou pode ser mais permanente, e além de adicionar alguns quilinhos extras, pode ser a causa de outros problemas, que podem ser tratados se forem identificados.

No artigo de hoje vamos explicar como identificar a retenção líquida, como tratar, como evitar e dizer quais são as suas causas, além de ensinar receitas de chás que vão ser seus aliados contra esse problema.

O que é Retenção líquida ?

A retenção líquida é quando o corpo retém mais líquidos do que o necessário, o que causa inchaços no corpo, principalmente em algumas áreas específicas, como o rosto, as pernas, a barriga e no rosto (formando aquelas bolsas embaixo dos olhos).

Como identificar?

Para saber se tem alguma parte do corpo que esteja inchada, basta apertar a área por alguns instantes e observar se a área fica “afundada”.

É indicado procurar um médico caso perceba um inchaço assimétrico, mesmo que sutil (só uma perna, ou só um braço inchado, por exemplo), pois pode ser um sinal de trombose.

Outros sintomas como cansaço nas pernas no final do dia, a pele ressecada, irritabilidade, desconforto intestinal e dificuldade na digestão também podem identificar uma retenção líquida.

mulher com Retenção líquida

Como evitar a retenção líquida?

A melhor forma de evitar a retenção líquida é aumentando a quantidade de líquido (principalmente de água) ingerido. Outros cuidados como evitar saltos muito altos, ficar muito tempo em pé ou sentada também podem ajudar bastante.

O sal em excesso pode causar a retenção líquida (além de outros problemas, como a hipertensão), então, evite alimentos muito salgados. A seguir também vamos falar de alguns alimentos que podem ajudar a evitar a retenção líquida.

Causas da Retenção líquida

Como falamos, a retenção líquida é mais comum nas mulheres e costuma acontecer principalmente durante a TPM, por causa das alterações hormonais. Mas, essa não é a única causa da retenção de líquidos.

A retenção líquida pode ser causada por:

  • Problemas de circulação;
  • Problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  • Doenças da tireóide;
  • Uso de medicamentos, como alguns anti-hipertensivos.

O que comer para evitar a retenção líquida?

Para evitar ou eliminar a retenção líquida é importante incluir na sua alimentação diária alimentos como frutas, verduras e alimentos ricos em potássio (como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos), que controla os níveis de sódio no corpo.

Além disso, vale incluir alimentos ricos em vitamina E, (como nozes e castanhas) ou fazer uma suplementação de vitamina E com comprimidos vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais também pode ajudar a eliminar o inchaço e a retenção líquida.

O que tomar?

Além da água (de 2 a 3 litros por dia), você pode tomar outras bebidas para evitar a retenção líquida, como o suco de melancia e de abacaxi, por exemplo.

Vale incluir canela e gengibre nas bebidas para aumentar o potencial diurético.

Receitas de Chá

Para evitar a retenção líquida, também vale tomar alguns chás que têm função diurética. Anote as receitas:

Chá de boldo

Ferva 1 xícara de água em uma panela, e despeje essa água em uma xícara e adicione 1 xícara de folhas de boldo picado e deixe descansar por cerca de 10 minutos, com a xícara tampada.

Coe e beba em seguida. Se quiser, adoce naturalmente com mel.

chá de boldo para Retenção líquida

Chá de hibisco

Ferva um 1 litro de água, e acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Deixe descansar num recipiente tampado por cerca de 8 minutos e coe em seguida. Não aqueça novamente, para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

chá de hibisco para Retenção líquida

Chá verde com gengibre

Você vai precisar de 1 litro de água filtrada, 2 colheres de sopa de chá verde (de preferência as folhas); um pouco de gengibre descascado e laranja espremida a gosto.

Para fazer, coloque o gengibre na água no fogo, e assim que levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas de chá verde. Tampe e deixe descansar por cerca de 5 minutos.

Coe, e antes de beber, junte a laranja espremida a gosto.

chá ver com gengibre para Retenção líquida

Powerful Mix

O Powerful Mix é um suplemento emagrecedor que tem entre suas principais ações dar fima a retenção de líquido e ao inchaço. Além disso, ele elimina substâncias inflamatórias do seu organismo, reduz a absorção de gordura e acelera a queima de gordura. Tudo isso através de uma fórmula natural e sem causar efeitos colaterais. Através dessas ações, você perde peso e ainda se torna mais saudável.

Clique aqui e saiba mais sobre o produto!

Powerful Mix embalagem

Quais os benefícios?

  • Faz você emagrecer de forma mais rápida;
  • Acelera o metabolismo;
  • Dá fim a retenção de líquido e o inchaço;
  • Reduz o apetite descontrolado;
  • Regula o intestino;
  • Acelera a queima de gordura;
  • Te dá mais energia e disposição.

Powerful Mix depoimento

Onde comprar o Powerful Mix?

O Powerful Mix é vendido em seu Site Oficial. Para realizar a compra você deve seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site www.powerfulmix.com.br;
  • Escolha uma das ofertas disponíveis;
  • Escolha uma forma de pagamento;
  • Informe dados de pagamento e endereço de entrega.
  • Finalize a compra

Pronto! Dentro de alguns dias você receberá seu produto no endereço informado. No Site você encontra 3 opções de oferta e assim poderá escolher a que melhor cabe no seu bolso e que irá melhor te atender. Confira mais informações e valores clicando no botão abaixo.

Powerful Mix botão de compra

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *