Uvaia: Conheça sua origem, seus benefícios, sobre a fruta, como plantar e mais!

Você já ouviu falar na uvaia? Dentre tantas frutas tão conhecidas por nós brasileiros, esse é um nome que ainda tem pouco espaço no mercado nacional. O motivo? Você não encontra com facilidade nos supermercados e feiras. Por ter a polpa e casca muito delicadas, elas oxidam e ressecam com muita rapidez. Sendo geralmente cultivada para consumo próprio.

Mas feliz é quem conhece! Além de ser uma rica fonte de vitaminas e substâncias para manter a saúde do corpo, pode auxiliar no emagrecimento! Continue lendo para saber mais.

Origem da Uvaia

Uvaia pode denominar tanto a árvore quanto a fruta que brota nessa árvore. Ela pode ainda ser chamada também de outros nomes dependendo da região, sendo os mais conhecidos de uvaiera, uvalha e uvalha-do-campo.

A família dessa planta é a Myrtaceae e seu local de sobrevivência costuma ser nas regiões Sudeste e Sul do Brasil (principalmente em São Paulo e Rio Grande do Sul), além de ser muito encontrada na Argentina e no Paraguai.


Você sabe o que são os alimentos orgânicos? Clique aqui e entenda porque são importantes para nossa saúde.


Como é a fruta?

uvaia a fruta

Mas como é essa tal de fruta? Já podemos adiantar que o sabor da polpa costuma ser um pouco azedo, por isso não agrada a todos.

Mas quem gosta de um fruto mais azedinho, vai adorar a uvaia! Sua casca é fina e frágil e por dentro é bem carnudo. A cor é um amarelo-ouro e tem aroma agradável. Ela pode ser comida, ser usada para sucos, chás e doces.

Benefícios da uvaia

Como toda boa fruta, a uvaia traz diversos benefícios para a saúde. Dentre os principais estão:

  • Ação anti-inflamatória, auxiliando no tratamento de inflamações;
  • Ação antioxidante, ajudando a combater radicais livres que possam prejudicar as células saudáveis;
  • Tem vitamina C (teor quatro vezes maior que da laranja) que auxilia no fortalecimento do sistema imune e prevenção do envelhecimento precoce;
  • Ajuda no tratamento de diarreia e gripes;
  • Auxilia no emagrecimento.

Dica: Veja também os benefícios da Garcínia Cambogia!

Uvaia emagrece?

bacia com uvaias

Sim, podemos dizer que o consumo da fruta pode ser um auxiliar para quem deseja perder uns quilinhos. Isso acontece porque sua polpa tem nutrientes que ajudam que o corpo queime calorias de forma mais rápida.

Outro ponto é que ao consumir a uvaia, a pessoa pode se sentir saciada por mais tempo, o que consequentemente, faz com que ela coma menos e ingira menos calorias.

Uma boa opção para quem deseja usar a fruta para emagrecer, além de comer in natura, pode fazer um chá com a polpa. É só colocar 5 uvaias sem caroço e com casca e um pedaço de gengibre dentro de 1 litro de água fervente.

Deixe que todos fervam juntos por pelo menos 10 minutos. Depois desligue, coe o líquido e deixe esfriar. Você pode todo o chá durante o restante do dia.

Como plantar?

Já que os mercados não oferecem, que tal plantar a uvaia na sua casa? Como toda boa árvore, é preciso paciência até que dê os frutos, mas vale muito a pena.

É importante destacar que você deve morar em climas temperados como o sul e sudeste do Brasil, em lugares que a temperatura varia entre os 18 e 26 graus (ela também aguenta as temperaturas mais baixas do inverno).

Outra parte importante para que a plantação dê certo, é ter um solo adequado. O bom é que a uvaia se adapta em vários tipos de solo, do mais argiloso ao mais arenoso. As dicas principais é que seja em solo que tenha matéria orgânica, seja profundo, levemente ácido e muito bem drenado.

Sem esquecer que o sol e sombra irão afetar o sabor da fruta. Se você plantar em lugar que pega mais sol, as frutas serão mais doces. Já se estiver na meia sombra, ela será mais ácida. Daí vai do seu espaço e preferência.

E sobre regar? Você deve saber que no primeiro ano de vida, ela vai precisar de bastante atenção e água. Regue de forma regular, e depois desse período, pode deixar que a árvore cresça ao sabor das chuvas. Caso sua cidade seja muito seca durante a primavera e verão, que são as épocas de floração e frutificação, regue de vez em quando.

Na hora de plantar você tem duas opções: pegar as sementes diretos da fruta ou pegar uma muda. No caso das sementes, elas devem ser plantadas assim que forem colhidas em uma caixa de germinação, com solo orgânico e em ambiente úmido.

como plantar uvaia

Elas costumam germinar após 40 a 60 dias após o plantio, e assim que estiverem com 20 cm de altura, você deve mudá-las para uma lata ou vaso de 20 litros. É importante sempre tirar as mudinhas que estão fracas. Após crescer mais e atingir em torno de 2 metros, é hora de mudá-las para a terra, a sol pleno e seguir as orientações do primeiro ano de vida da uvaia.

Agora se você vai plantar mudas já formadas, é só plantar a pleno sol em uma cova de 50 x 50 cm, em solo profundo. Nessa cova coloque serragem, terra orgânica (húmus de minhoca, composto) e areia média. Aí é só plantar a muda e preencher a cova com terra preparada e regar até que fique toda umedecida. Continue as regas pelo primeiro ano.

E a última dica: quando plantar? A melhor época é na primavera que tem bastante sol e chuvas. Ela costuma florescer todo ano durante essa mesma estação e a dar frutos no verão. Isso provavelmente vai acontecer a partir do 4º ano se cuidada corretamente, podendo ser antes ou depois.

E aí, você já conhecia a uvaia? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

 

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *