Bebês podem usar protetor solar? Descubra aqui como e quando usar!

Bebês podem usar protetor solar

As temperaturas no aqui no Brasil são sempre muito elevadas, até mesmo fora do verão. A exposição excessiva a sol é muito prejudicial e os raios UV podem trazer muito danos. É comum que as mamães querem proteger seus bebês do sol. Mas aí surge uma dúvida… Bebês podem usar protetor solar? Se você também está com essa dúvida, neste post vamos esclarece-la além de dar dicas sobre o uso do protetor solar em crianças pequenas. Confira!

Bebês podem usar protetor solar?

Essa é um dúvida muito comum e natural, já que os bebês nascem com uma pele bem sensível. Ou seja, a pele dos bebês é extremamente sensível a radicação solar. A exposição excessiva de bebês ao sol pode causar queimaduras, sardas, machas e aumentar muito o risco da criança desenvolver câncer de pele quando estiver adulta.  Porém, os especialista, pediatras e dermatologistas e a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomendam que o uso do protetor solar só comece a ser feito a partir dos seis meses de idade. Justamente por causa da sensibilidade da pele do bebê. Os protetores podem conter alguns componentes que podem prejudicar a saúde da pele e a saúde em geral do bebê quando eles ainda são muito novinhos.  A pele dos bebês é muito fina e sensível, o que o que facilita a absorção do produto o que pode levar intoxicações e alergias.

Bebês podem usar protetor solar

O que fazer então?

A gente sabe que é quase impossível evitar a exposição ao sol, mesmo quando a criança ainda é bem novinha. Então o que fazer já que bebês podem usar protetor solar só depois de 6 meses? Primeiro, o mais recomendo é que o bebê seja exposto ao sol na parte da manhã, até as 10 horas e atarde depois da 16h. Nesses horários a incidência da radiação é menor.  Outra recomendação é que o bebê esteja sempre protegido do sol com roupinhas frescas, chapeuzinho ou boné. Se for possível passar a maior parte do tempo na sombra.

Agora se você não tem como escapar de expor seu bebê ao sol em horários em que a incidência de radiação é maior, você deve procurar o médico do seu bebê e conversar com ele sobre o assunto. O uso de protetores solares por bebês com menos de 6 meses deve ser feito somente com orientação médica. Muito provavelmente o médico irá te indicar o protetor mais adequado. Também irá te dizer como você deve usá-lo e quais cuidados precisará ter.

Lembrando que essas recomendações não servem apenas para os recém nascidos que não podem usar protetor solar. Elas também deve ser seguidas sempre para os bebês maiores de 6 meses. Eles já podem usar protetor, mas a pele continua muito sensível e com o sol toda atenção é pouco.

Qual protetor devo escolher?

Bebês podem usar protetor solar

Agora que você já sabe que Bebês podem usar protetor solar depois do seus meses, deve estar se perguntando quando deve escolher para essa fase. O protetor mais adequado para os bebês entre 6 meses e 2 anos são os chamados protetores físicos, não químicos, ou como costumam ser identificados bloqueadores solar. Você irá encontrar essa informação na embalagem. Eles são mais indicados, pois são mais seguros porque, ao contrário dos químicos, não penetram no organismo da criança. Geralmente eles são compostos por óxido de zinco e dióxido de titânio.

Depois dos 2 anos será necessário levar em consideração as caraterísticas da pele da criança para escolher um protetor. Consulte o médico da criança. Ele irá orientar qual protetor será melhora para as características da pele do seu filho.

Para todas as crianças, independente da idade, você deve escolher sempre um protetor com fator de proteção a partir de 30. Ele também deve ter proteção UV e UVB. Se possível também escolha protetores a prova de água e que não ardem os olhos. No mercado existem protetores específicos para crianças que geralmente apresentam todas essas caraterísticas. Dê preferência também aos hipoalergênicos, produtos dermatologicamente testados, sem fragrâncias e corantes para evitar reações alérgicas.

Onde comprar?

Você encontra protetores solar para crianças em farmácia, alguns supermercados e em lojas de cosméticos. A Onofre tem várias opções de marcas e preços, inclusive a marca mais recomendada pelos Dermatologistas dos Estados Unidos o Protetor solar Coppertone Infantil Loção Babies. Caso queira conferir, basta clicar no botão abaixo!

Como passar protetor solar em crianças pequenas?

Bebês podem usar protetor solar

Aplique uma boa quantidade de protetor em todo o corpo da criança. Não esqueça das dobrinhas (que geralmente bebês tem) e nem de partes mais sensíveis, como:

  • o couro cabeludo (se o bebê tiver nenhum ou pouco cabelo)
  • o alto das orelhas
  • toda área do pescoço
  • a parte de cima dos pés.

Você não deve aplicar o protetor com movimentos circulares e sim de forma uniforme. Vá fazendo a aplicação de área em área, com muita atenção pra não deixar nenhum lugar desprotegido. A aplicação do protetor deve ser feita com no mínimo 15 minutos antes da exposição ao sol e 30 hora antes da criança entrar na água (se esse for o caso).

A quantidade de protetor aplicada também é muito importante, por isso para aumentar a quantidade de protetor aplicada, depois que passar o protetor em toda criança, repita do processo. Dessa forma você estará garantindo uma proteção adequada.

Você deve reaplicar o protetor a cada 2 horas ou sempre que a criança entrar na água. Mesmo que o protetor seja a prova de água. É melhor garantir!

Dicas para proteger o bebê do sol

Bebês podem usar protetor solar

Agora vamos dar umas dicas sobre como proteger seu filho da radiação solar. Confira:

  • Com bebê recém nascidos, faça sempre passeios curtos.
  • Evite sempre a exposição da criança ao sol entra 10h e 16h.
  • Faça a criança usar chapéu o máximo de tempo possível. Ele protege o couro cabeludo e áreas como o rosto e o pescoço.
  • Deixe a criança na sombra o máximo de tempo possível. A sombra rediz em até 75% a exposição ao sol.
  • Em dias nublados também há incidência de raios UV e UVB. Por isso a proteção também é necessária.
  • Independente do horário a exposição do bebê ao sol não pode ser muito longa.
  • Mantenha a criança sempre hidratada.

Gostou do nosso post sobre se bebês podem usar protetor solar? Tem mais alguma dica para proteger o bebê do sol? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* */