Como cortar a unha do bebê: dicas e passo a passo

Como cortar as unhas dos bebês

Muitas mamães e papais tem dúvidas de como cortar a unha do bebê. Primeiro temos que lembrar que cortar unhas de bebê e cortar nossas próprias unhas não é a mesma coisa, porque as nossas são muito mais resistentes. Nos primeiros meses de vida, os bebês possuem unhas bem molinhas e frágeis, o que gera certo receio em como cortá-las, visto que os riscos de que a mão do pequenino seja ferida é bastante grande. Nos primeiros dias vida não é recomendado que se corte as unhas, mesmo daqueles bebês que nascem com as unhas compridas, pois elas são muito flexíveis e assim é fácil causar um sangramento.

No entanto, mesmo com todo esse receio, aparar as unhas é muito importante para a saúde das crianças. As unhas compridas são um depósito de sujeiras e, consequentemente, de bactérias e podem  arranhar e acabar ferindo a pele do bebê, principalmente a região do rosto, local onde normalmente os pequeninos esfregam as mãozinhas. Não podemos esquecer que unhas sujas também podem causar doenças aos bebês, pois eles possuem uma imunidade ainda muito baixa!

Mesmo se você tem dúvidas e receios de como cortar a unha do bebê, você vai ver que não é algo tão difícil, desde que siga com atenção as dicas que daremos abaixo.

Como cortar a unha do bebê: Passo a Passo

  • Primeiramente é essencial que você lave as suas mãos e também as da criança (com água morna e sabonete). Além de deixar as unhas limpas, esse procedimento vai amolecê-las, de forma tornar o corte mais fácil e rápido.
  • Para cortar as unhas, faça uso de uma tesourinha pequena de ponta arredondada, ou então de um cortador infantil. Ambos devem ser utilizados apenas para cortar a unha do bebê.
  • Preste bastante atenção para não vacilar e acabar ferindo o dedinho da criança. Lembre-se que a pele delas é muito mais sensível do que nossa.
  • Sempre faça o corte o mais reto possível, evitando cutucar os cantos, visto podem inflamar com facilidade.

Como cortar a unha do bebê

Dicas infalíveis

O problema é que mesmo seguindo diversas dicas e sugestões, algumas mães ainda não conseguem cortar as unhas dos seus bebês, no entanto, existem algumas técnicas que são infalíveis. Veja abaixo mais algumas dicas que podem te ajudar nesse momento tão delicado.

  • Procure cortar as unhas do bebê, quando o mesmo estiver dormindo ou mamando. Você pode pedir ajuda de outra pessoa, pois assim um segura o bebê e o outro realiza o corte das unhas.
  • Uma outra boa ideia é utilizar os momentos de distração, como por exemplo quando estiver assistindo a algum programa infantil ou assistindo a vídeos no computador! (O que está cada vez mais comum)
  • Caso perceba que algum cantinho ficou sem ser aparado, pegue a parte lisa de uma lixa nova e vá lixando com muito cuidado e sempre devagar

Ainda tem dúvidas de como cortar a unha do bebê? Separamos um vídeo que também pode te ajudar!

Você possui alguma dica extra ou dúvida sobre como cortar as unhas do bebê? Então deixe seu comentário!

 

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *