Fraldas de pano modernas: Descubra esta novidade!

Fraldas de pano modernas

Todo mundo sabe que antigamente as fraldas eram de pano. Depois surgiram as fraldas descartáveis, que foram vistas como muito mais práticas e que por isso tomaram conta do mercado e do gosto popular. Hoje a maioria esmagadora das mães nem pensão em outras opções. As fraldas descartáveis de tornaram a opção mais comum e mais habitual.   Muita gente ainda estremece só de ouvir em falar em fraldas de pano. Já pensou na bagunça e trabalheira. Porém, mais recentemente, devido a preocupações como o meio ambiente e com o conforto do bebê, uma nova fralda de pano foi criada as Fraldas de pano modernas. Se você não ouviu falar dessa novidade, ou já ouviu falar e que saber mais, leia o post até o final e veja todas as informações que preparamos para você!

O que são fraldas de pano modernas?

As fraldas de pano modernas, são uma evolução das fraldas de pano utilizadas por nossas mães e avós. Elas são formadas por 2 elementos a capa e o absorvente. A capa é a parte externa da fralda, aquela que irá vestir o bebê. Ela é feita de tecido e pode ser encontrada em diversas tipos de tecido e estampas diferentes. O Absorvente é a parte interna e a que vai segurar o xixi e o cocô do bebê. Ele também pode ser encontrado em diversos materiais, desde tecidos até materiais biodegradáveis. As duas partes unidas formam as fraldas de pano modernas.

A rotina da mamãe que opta pelas fraldas de pano modernas é um pouco diferente da mamãe que usa as descartáveis. Mas ao contrário do que muita gente pensa usar a fraldas de pano não é nem de perto tão trabalho quanto se pensa. Além disso, ela tem inúmeras vantagens, para você e principalmente para o seu bebê.

Para você entender melhor como esta fralda funciona, vamos a seguir falar de cada uma das partes e das opções disponíveis. Também vamos te mostrar porque está é uma boa opção e que deve ser sim considerada por você que é mãe, ou que está com um bebê a caminho.

Capas

O primeiro componente que vamos explicar para você é a capa, a pare mais visível da fralda.

O que é?

As capas são a parte externa da fralda de pano moderna. A parte que veste o bebê. Geralmente elas são estampadas e coloridas. Podem ser feitas de vários tipos de tecido. Para escolher um modelo de capa que se adeque ao sua rotina e eu seu bebê, você deve analisar 3 aspectos: O sistema da fralda, as opções de tamanho e o tecido. azul-mod1

Sistema

O sistema se refere a maneira em que a capa e o absorvente (falaremos mais sobre ele a seguir) são combinados. Existe o sistema de duas peças, em que você precisa montar a fralda, juntando a capa e absorvente. Existe também o sistema de peça única, em que o absorvente vem unida a capa. Ou seja, a fralda já vem montada. Esses dois sistemas podem variar em 4 tipos:

  • Fraldas de bolso o pocket: Nessa opção as capas vem com uma abertura, um bolso, onde você pode colocar uma ou mais absorventes. Esse tipo é bem versátil, porque você pode colocar o absorvente no bolso (nesse caso você sempre vai precisar lavar a duas peças) ou não (nesse caso você só terá que lavar a capa quando houver algum vazamento ou a quando capa se sujar devido ao uso frequente). Assim você tem as opção de escolher qual das duas formas se adqua a sua rotina e qual deixa seu bebê mais confortável.

Fraldas de pano modernas

  • Fraldas Aio “Tudo em um”: Nessa opção o absorvente vem costurado a capa. É uma opção menos versátil, mas mais fácil de usar, pois não precisa ser montada.

Fraldas de pano modernas

  • Fraldas AIT “Tudo em dois”: Neste caso o absorvente é removível, mas não existe ou bolso. Como as peças são separadas, podem ser lavadas separadamente. E claro, quando for colocar a fralda no bebê, as partes precisam ser unidas.

Fraldas de pano modernas

  • Fraldas híbridas: Trata-se de uma mistura da fralda de pano com a descartável. São fraldas de tecido impermeável, em que você pode unir (como nas “tudo em dois”) um absorvente. Porém, neste caso o absorvente será descartável e não reutilizável. Essa opção é vista como mais comôda, uma vez que você não terá que lavar os absorventes. Existem ainda os absorventes feitos de material biodegradáveis e sem agentes químicos que podem prejudicar a saúde da pele do bebê. O problema é que estes absorventes são encontrados apenas fora do Brasil.

Fraldas de pano modernas

Opções de tamanho

Existem várias opção de tamanho. Tem o tamanho único, o recém nascido e os tamanhos P, M e G.

Tamanho único: Este tamanho tem vários botões ou velcro que permitem que a fralda vá crescendo junto com bebê. Basta você ir ajustando a fralda de acordo com o tamanho do seu bebê. Este tamanho é indicado para bebês de 3 até 16 KL. Te permite uma boa economia, já que você não precisa comprar mais fraldas enquanto o bebê vai crescendo.

Fraldas de pano modernas

Recém nascido: Essas são fraldas com tamanho adequado para bebês que tem menos de 3 aquilos.

Fraldas de pano modernas

P, M e G: São fraldas com tamanhos específicos, para certas faixas de peso. As vantagens desses tamanhos de fralda é que elas vestem melhor o bebê e são menos volumosas que as de tamanho único. O inconveniente, neste caso, é o gasto a mais, já que você precisa comprar outras fraldas a medida que a criança vai crescendo.

Fraldas de pano modernas

Opções de tecido 

Para o exterior da fralda você encontra tecidos como:

  • PUL (abreviação de poliuretano laminado)
  • Algodão
  • Soft ou Microsoft (ou  fleece)
  • Poliamida
  • Plush

Já para o interior:

  • Algodão
  • Soft ou Microsoft (ou fleece)
  • Dry Fit
  • Minky
  • Suedini (Sued)

Absorvente

Aqui você vai entender melhor a segunda parte das fraldas: conhecidos como absorventes.

O que é?

Os absorventes são um tecido com propriedades absorventes, que são projetados para serem unidos as capas. Eles é que retém o xixi e o cocô do bebê. Eles também são conhecidos como recheio e insert.

Absorção

O que define a eficiência de absorção dos absorventes, neste caso, é o tecido que ele é feito. Geralmente os que absorvem mais são os tecidos sintéticos. Caso você opte por tecidos mais naturais, as trocas de fraldas serão mais frequentes. Outra característica que define a capacidade de absorção é a densidade. Tecidos mais finos absorvem menos.

Quando a absorção, tanta as capas quanto os absorventes costumam chegar impermeáveis. Isso acontece porque o tecido é novo. Sendo assim, todos os fabricantes de fraldas de pano modernas indicam que você lave a capa e os absorventes uma três vezes, sem sabão, antes de usar. Dessa forma você “gasta” o tecido e torna ele permeável.

Tipos de tecidos

Em geral você irá encontrar absorventes nós seguintes tecidos:

  • Microfibra: Tecido sintético, 100% poliéster. Ele é muito eficiente na hora de absorver o xixi, mas devido a sua grande eficiência me puxar a umidade, ele pode ressecar a pele do bebê.

Fraldas de pano modernas

  • Algodão: É um tecido mais natural, macio e confortável. Porém, sua eficiência em absorção não é das melhores. O que aumenta o número de trocas, ou o número de absorventes utilizados de uma só vez.

Fraldas de pano modernas

  • Cânhamo ou Hemp: Trata-se de um tecido misto de fibras e de algodão. Sua base é natural. É um absorvente bastante indicado, uma fez que a fibra garante a absorção e o algodão a macies e a suavidade. Por ser eficiente na absorção, ele demora mais para secar e se não for higienizado devidamente  pode reter odores.

Fraldas de pano modernas

  • Bambu: Esta opção entre os naturais é o mais absorvente. É um tecido macio, mas demora para secar.

Fraldas de pano modernas

  • Zorb: Mistura de bambu, algodão e microfibras.  É um tecido com um grande poder de absorção. Além disso, é um tecido que lava e seca muito facilmente.
  • Melton: Trata-se de um tecido atoalhado. É composto por algodão e poliéster.
  • Fleece: É composto por camadas de microfibras na parte inter e  Microsoft na parte externa. Tem boa absorção e não encharca.

Os absorventes podem ser usados dentro do bolso, ou fora, como visto na parte onde falamos dos diferentes sistemas.

OBS: alguns tecidos não podem estar em contato direto com a pele do bebê. Nestes casos recomenda-se o uso das fraldas de bolso, ou a utilização de algum tecido natural, como algodão, por cima do absorvente.

Por que usar?

  • As fraldas descartáveis geram um grande dano ao meio ambiente. Um bebê usa em média 4.980 fraldas até o seu desfralde. Cada uma dessas fraldas levam de 200 a 500 anos para se decompor. Optando por fraldas de pano modernas, você reduz este impacto. Os tecidos das fraldas de pano (uma hora elas terão que ser descartadas, mesmo que muito tempo depois) demoram muito menos tempo para se decompor.
  • Elas são mais confortáveis para o seu bebê. Além disso, as fraldas descartáveis tem componentes químicos que podem prejudicar a saúde do seu bebê, principalmente a pele.
  • Você economiza uma grana preta optando pelas fraldas de pano modernas. Como dissemos uma criança usa em média 4.980 fraldas. Uma fralda custa em média R$ 1,21 (a unidade). Agora faça a contas… 4.980 x 1,21 = R$ 6.025,8. Este é o valor aproximado que você irá economizar.

E você? quer experimentar ou já usou fraldas de pano modernas? Deixe seu comentário e conte para gente sua experiência!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *