Furar a orelha do bebê: Quando é o ideal? Quais os cuidados?

quando furar a orelha do bebê

Aqui no Brasil é muito comum furarem as orelhas de uma bebê, pouco tempo depois que ela nasce. Muitas vezes os pais utilizam esse recurso para mostrar o sexo do bebê. Outros já não concordam com a ação e preferem esperar a menina entender melhor as coisas e escolher se quer ou não furar a orelha. Futuros papais que vão ter meninas, ou pais em que a menininha acabou de nascer geralmente tem uma dúvida: Quando posso furar a orelha do bebê?

É normal ter esse tipo de dúvida e é muito bom se informar antes de tomar uma decisão. Por isso, reunimos aqui informações sobre furar a orelha do bebê, para que você saiba tudo que precisa antes de tomar esse decisão.

Quando posso furar a orelha do bebê?

Antigamente era comum e permitindo realizar o procedimento de furar a orelha, ainda no hospital, antes mesmo do bebê ir para a casa. Porém, hoje não é comum os hospitais realizarem mais o procedimento, devido aos risco de infecções (pelo bebê ainda estar em ambiente hospitalar) e também porque os médicos chegaram a conclusão que furar a orelha do bebê com ele tão novo não é o ideal.

Não existe uma regra básica indicando quando o bebê deve furar a orelha, porém a maioria dos pediatras indica que o furo ocorra após o 2 meses de vida. Um dos motivos é que a pele do bebê estará menos sensível. Outro importante motivo é que furar depois dessa idade, reduz o risco de infecção, que pode ser muito perigosa nesse fase da vida do bebê. O ideal é que o procedimento só ocorra após as primeiras doses das imunizações, como a contra hepatite e a vacina tríplice bacteriana.

quando furar a orelha do bebê

Qual o melhor tipo de brinco para usar?

Para evitar alergias e infecções, escolha sempre brincos de materiais hipoalergênicos. Opte por brincos de ouro maciço ou aço inoxidável esterilizado.   Opte por brincos pequenos e arredondados. Eles devem ficar presos bem perto da orelha do bebê. Isso evita que incomode o bebê, que ele se machuque ou que o brinco se solte a vá parar na boca da criança.

Que tipo de profissional pode furar a orelha do bebê?

Essa é uma pergunta muito importante, pois para que o procedimento seja seguro, não pode ser realizado por qualquer pessoa. Os profissionais indicados são:

  • Enfermeiros;
  • Acupunturistas;
  • Farmacêuticos;
  • Pediatras.

Lembrando que nem todos os profissionais que se enquadram nessas categorias realizam o procedimento. Geralmente enfermeiras e acupunturistas vão até a sua cada para furar a orelha do bebê, mas com eles o procedimento costuma ser mais caro.

Posso mesmo furar na farmácia?

Sim! O procedimento pode ser feito por um farmacêutico. Porém, só pode ser realizado nesse caso com com aparelhos específicos e descartáveis, que utilizam brincos de aço cirúrgico para fazer o furo.  Por isso se for furar na farmácia confira esses quesitos e escolha um profissional com experiência.

quando furar a orelha do bebê

Furar a orelha do bebê com acupunturista

Quem pratica e conhece acupuntura sabe que na orelha existem pontos ligados a outra áreas do corpo. Sendo assim furar o lugar errado da orelha do bebê, ligado a outro ponto do corpo, pode causar um desequilíbrio energético, que pode fazer com que a criança fique propensa a ter problemas relacionados a essas paras no futuro. Por exemplo, se for furado um local ligado a visaõ, não quer dizer que a criança terá um sério problema de visão, mas isso a deixará mais propensa a ter problemas de vista no futuro.

Por isso alguns pais, principalmente aqueles que fazem acupuntura, optam por esse profissional. Algumas pessoas também acreditam que furar a orelha do bebê com acupunturista causa menos dor a criança.

Quais os cuidados?

Bebês são frágeis, por isso é necessário alguns cuidados antes, durante e depois do procedimento. Veja nossas dicas:

  • Se você está muito preocupado com a dor que o bebê vai sentir, veja a possibilidade do profissional utilizar um anestésico em forma de pomada, que irá reduzir a dor do bebê;
  • Só realize o procedimento depois que a criança tiver tomado as primeiras vacinas e com um dos profissionais que listamos no texto;
  • Fique atenta a esterilização dos materiais utilizados;
  • Depois que o furo for realizado, você deve fazer limpeza do local com álcool 70% todos os dias, durante as primeiras 6 semanas;
  • Sempre verifique atras da orelha da criança, para saber se tem alguma infecção ou sangramento;
  • Se ocorrer alguma infecção, o brinco deve ser retirado, o local lavado e a criança deve ser levada ao pediatra.

Veja também: Como cortar a unha do bebê e O que fazer quando o bebê engasgar!

E você? É contra ou a favor de furar a orelha do bebê? Deixe seu comentário!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *