Manchas na pele durante a gravidez: Como evitar? Tire todas as suas dúvidas!

Manchas na pele durante a gravidez

A gravidez é uma fase que pode causar diversas mudanças no corpo da mulher e algumas delas são causadoras de certas preocupações, como as famosas manchas que podem surgir durante o período de gestação. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse tipo de fenômeno não é tão raro, mas podem ser evitados ou tratados com os devidos procedimento. Por isso, existem algumas dicas que podem ajudar bastante para a amenizar essas tão indesejadas manchinhas. Veja agora nossas dicas e informações sobre manchas na pele durante a gravidez.

Por que surgem manchas na pele durante a gravidez?

O período gestacional traz para a mulher uma série de mudanças no funcionamento do corpo, principalmente no que diz respeito à produção de hormonal. Por essa razão, é comum que os hormônios estimulem a formação desregulada da melanina, o que acaba acarretando o surgimento de dessas manchas, cujo aspecto chega a ser, quase sempre, amarronzado.

Vale ressaltar que os estudos sobre esse tipo de mancha ainda estão em andamento e muitos estudiosos acreditam que não seja a gravidez o único motivo para esse tipo de problema, uma vez que há indícios que a exposição ao sol também pode provocar o surgimento dessas manchas.

Afinal, é normal?

Embora seja algo desagradável para a maioria das pessoas, é normal que essas manchas surjam, principalmente durante a gravidez. O que não quer dizer que isso acontecerá da mesma forma e no mesmo período para todas as pessoas.

O que a maioria dos especialistas fala para as pessoas que passam por isso é que, apesar de ser considerado um problema para grande parte das pessoas, esse tipo de fenômeno é algo que tende a acontecer naturalmente, por esse motivo, não há razão para pânico, caso ele aconteça, principalmente pelo fato de existirem meios para se evitar e amenizar essas pequenas manchas.  

Manchas na pele durante a gravidez

Como evitar que elas surjam?

  • A pele fica mais sensível durante a gravidez, por isso é essencial que as grávidas utilizem sempre o protetor solar e que o reapliquem na pele, pelo menos, a cada duras horas. Vale lembrar que o protetor solar deve ser utilizado todos os dias, independente se o tempo estiver nublado ou não.
  • Devido ao aumento da sensibilidade da pele durante a gravidez, também é recomendado que mulheres grávidas não se exponham ao sol em períodos em que a incidência dos raios solares seja maior, principalmente entre 10h e 16h.
  • Uma alimentação saudável e hidratação adequada também ajudam a evitar esse tipo de problema, afinal, a desregulação de hormônios tende a se acentuar em organismos que não estejam funcionando perfeitamente.

Como tirar as manchas na pele durante a gravidez ? 

Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos que prometem amenizar ou retirar totalmente essas manchas na pele que costumam aparecer com mais frequência durante a gravidez. Porém, especialistas orientam é que se passe por um dermatologista de confiança antes de se buscar uma solução, principalmente se ele ocorrer durante a gravidez, já que o tratamento pode possuir algum elemento que pode prejudicar a saúde do bebê ou da própria mãe. Por essa razão e outras razões de segurança, a orientação médica é importante.

A boa notícia é que atualmente é possível optar por uma boa saída, que dificilmente irá causar algum dano à saúde, devido à grande variedade de soluções para os problemas de manchas na pele. Dentre as várias soluções, as principais são:

Manchas na pele durante a gravidez

 

Clareadores

Esses produtos, geralmente manipulados, prometem clarear as manchas escuras da pele ao ponto de sumirem completamente. Na maioria das vezes são produtos cosméticos e podem ser achados facilmente no mercado, com variações de preços mais populares até preços de maior investimento.

Vale lembrar que esses produtos, na maioria das vezes, são lentos em seus resultados, pois fazem o clareamento de forma mais natural. Nesse caso, é preciso ter bastante paciência para que os resultados comecem a acontecer.

Ácidos

Esse tipo de substância geralmente está em medicamentos e podem ser bem eficazes para o tratamento de manchas na pele durante a gravidez. Na maioria das vezes, eles são indicados para o uso noturno e podem ser comercializados em forma de gel, creme ou loção mais cremosa. Sendo que os ácidos mais comuns são a tretinoína, o glicólico e adapaleno.

É importante ressaltar que essas substâncias geralmente possuem fórmula mais forte e precisam de um acompanhamento médico, além de serem comprados em lugares adequados, que vendam produtos de boa procedência.

Tratamentos estéticos

Tratamentos mais drásticos, como peelings químicos e cirurgias a lazer, podem trazem trazer resultados mais rápidos. Vale lembrar, que esses tipos de cirurgias não são indicados para gestantes ou pessoas em pós-parto e que devem ser indicadas por profissionais de confiança.

Gostou das nossas dicas sobre manchas de pele na gravidez? Deixe seu comentário! Se tem uma dica compartilhe com a gente.

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *