Melhor posição para o bebê dormir: Todas as informações aqui!

Melhor posição para o bebê dormir

Muitas mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, se preocupam na hora de colocar o bebê para dormir. Assim que o bebê nasce, a preocupação durante o seu sono é geral e comum. E essa é realmente um preocupação válida, pois algumas posições podem trazer sérios riscos para o bebê. Se você é uma dessas mamães e papais que tem dúvidas e receios na hora de colocar o bebê para dormir, este post vai tratar e reunir informações sobre a melhor posição para o bebê dormir! Esperamos te ajudar com estas informações!

Por que é importante se preocupar?

A gente entende perfeitamente as preocupações que passam na cabeça dos pais na hora do bebê dormir . Os bebês são muito frágeis quando nascem e não tem controle sobre seus movimentos, muito menos durante o sono. Colocar o bebê na posição errada na hora de dormir pode colocar a vida do bebê em risco. Isso porque algumas posições podem aumentar o risco do beber se engasgar, perder o ar e até aumentam o risco da Síndrome da Morte Súbita.

Diferente dos adultos os bebês não conseguem trocar de posição durante o sono quando ficam sem ar.  Além disso, uma posição que prejudica a respiração do bebê pode fazer com que ele respire o mesmo ar que expirou. Ou seja, respire um ar rico em gás carbônico e com oxigênio insuficiente. Isso pode causar asfixia e levar a morte da criança.

Melhor posição para o bebê dormir

Síndrome da Morte Súbita

A Síndrome da Morte Súbita é um assunto muito triste e delicado, mas que que precisa ser discutido e conhecido por todos. Principalmente porque ela está relacionada a melhor posição para o bebê dormir. Trata-se de uma síndrome em que bebês entre o nascimento e até um ano de vida morrem durante o sono. Ela é mais comum em bebês até 4 meses e em bebês prematuros. As causas que levam a Morte Súbita são desconhecidas e ela é apontada como causa da morte, por descarte, ou seja, quando mesmo depois dos exames após a morte não é possível se identificar o que levou ao óbito da criança.

A pesar das causas serem desconhecidas e não se saber muito sobre esta síndrome, estudos mostraram que alguns fatores podem aumentar as chances dela ocorrer. Entre eles estão:

  • Posições inadequadas na hora do beber dormir.
  • A gestante fumar durante a gravidez.
  • O bebê ser exposto a fumaça de cigarro após o nascimento.
  • Consumo de álcool e/ou drogas durante a gravidez.
  • Nascimento prematuro e/ou com baixo peso.
  • Falta de aleitamento materno.
  • Colchões e travesseiros muito macios e moles.
  • Super aquecimento do bebê (quando a temperatura do bebê fica muito alta durante o sono).

Melhor posição para o bebê dormir?

Ainda hoje existem contradições e diferentes opiniões quando se trata da melhor posição para o bebê dormir. Porém, uma coisa é certa, a posição de bruços é a que oferece mais riscos a saúde e a vida do bebê. Muito porque, como foi dito anteriormente, alguma posições aumentam o risco de asfixia e a posição de bruços é uma delas. Além disso, pesquisas realizadas mostraram que esta posição aumenta a chances de ocorrer a morte súbita. Por tanto, não coloque seu bebê para dormir nesta posição.

A recomendação mais recorrente

Apesar das diferentes opiniões, hoje, a maioria dos médicos e entidades médicas e de saúde recomendam fortemente que o bebê durma de barriga para cima. Nesta posição o bebê respira melhor e ainda é mais difícil que ele acabe de bruços durante o sono. Está é inclusive uma recomendação da  Academia Americana de Pediatria e de hospitais-maternidades como  o Albert Einstein, em São Paulo. Pesquisas realizadas em entidades internacionais mostram que colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminuí em cerca de 50% os riscos da Síndrome da morte súbita.

Muitas mamães e papais tem medo de colocar o bebê para dormir de barriga para cima com medo dele se engasgar durante o sono. Isso é muito comum, principalmente nos casos em que a criança tem refluxos. Porém, o doutor  Cesar Victora, doutor em Epidemiologia, pesquisador da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Comitê de Mortalidade Infantil da cidade de Pelotas, ressalta que, ao engasgar, o bebê tem o reflexo de tossir, o que alerta os pais de que algo está errado. Além da tosse, a criança tende a virar a cabeça de lado quando engasga. Já a asfixia e a morte súbita ocorrem de forma silenciosa. Por tanto, os riscos de colocar a criança para dormir de barriga para cima, são muito menores.

Melhor posição para o bebê dormir

Para deixar a posição de barriga para cima ainda mais segura, é recomendado que você deixe o colchão do berço inclinado na altura do tronco da criança. Isso diminui os riscos dos bebês engasgarem.

E de lado pode?

Ainda existem muitos médicos que recomendam que os bebês durmam de lado, mesmo com pesquisas apontando que a posição de barriga para cima diminui os riscos de morte súbita. Eles recomendam principalmente nos casos em que os bebês sofrem com refluxos. Segundos eles a posição de lado facilita que o estomago se esvazie mais rapidamente, evitando a regurgitação e o sufocamento.

Outro argumento é que as causas da morte súbita ainda não foram descobertas. Por esse motivo, seria cedo para determinar que uma posição na hora de dormir é sua causa. Porém, a Academia Americana de Pediatria, entre outros órgãos relacionados a saúde das crianças alegam que,  a criança pode ficar mais facilmente de bruços durante o sono. Além disso, foram realizadas pesquisas que mostraram que as posições de bruços e de lado aumentam os riscos da morte súbita.

Na nossa opinião, o melhor a fazer é se você está com muito receio de colocar o bebê para dormir de barriga para cima, mesmo com a maioria das recomendações, é procurar o pediatra de sua confiança e retirar todas as suas dúvidas sobre a melhor posição para o bebê dormir.

Melhor posição para o bebê dormir

Dicas para o beber dormir seguro

  • Evite o excesso de roupas na criança quando ela for dormir. Isso pode dificultar os movimentos de bebê e também levar ao superaquecimento.
  • Não cubra os braços do bebê. Isso evite que ele acabe parando embaixo do cobertor, gerando riscos de asfixia.
  • Quando o bebê for dormir, deixe o berço livre de travesseiros (além do que ele estiver usando), paninhos, bichos de pelúcia e demais brinquedos.
  • Deixe a temperatura do quarto agradável.
  • Não coloque o bebê para dormir na cama do casal (sim! Isso oferece muito riscos para o bebê).

E você? Tem mais dicas sobre como deixar seu bebê mais seguro na hora de dormir? Deixe seu comentário!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *