O que fazer quando o bebê engasgar: Saiba como prevenir e como agir!

O que fazer quando o bebê engasgar

Quando finalmente ganhamos o nosso bebê, principalmente se for o primeiro, algumas situações acabam nos assustando demais. Uma delas é quando o bebê engasga. Muita vezes é só um susto, mas em outras a criança pode até ficar sem respirar. Nessas situações se não soubermos o que fazer, o desespero vem. Isso pode piorar ainda mais as coisas. Por isso, resolvemos fazer este post falando dos cuidados que devemos ter para prevenir os engasgos e O que fazer quando o bebê engasgar. Veja a seguir todas as informações!

Qual a melhor posição para o beber mamar?

Para evitar que o bebê engasgue é necessários que algumas precauções sejam tomadas. A mais importante delas e á posição que o bebê irá mamar. É muito importante que a amamentação seja feita na posição correta. Na hora da amamentação o bebê não deve estar nunca totalmente na horizontal. Para mamar a criança deve estar levemente inclinada. Isso além de prevenir os engasgos, também facilita a amamentação.

Além da posição, outras atitudes devem ser tomadas na hora da amamentação. Na hora de amamentar o bebê, o ideal é que a mãe esteja sentada e diminui a movimentação da criança. Por isso, as mamães devem evitar aumentara de pé e principalmente se estiverem andando. Além disso,  a amamentação deve ser sempre realizada em um ambiente tranquilo. Isso porque, muito barulho e muita movimentação deixam o bebê agitado e isso faz com que ele sugue mais rápido, o que aumenta o risco de engasgar. Também é ideal que os bebês sempre mamem nos dois peitos, começando pelo mais cheio.

O que fazer quando o bebê engasgar

O que deve ser feito após a amamentação?

Depois que a criança estiver satisfeita e não quiser mais mamar, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é colocar o bebê na vertical, em costado no peito do adulto, com  a cabeça apoiada nos ombros. Essa posição deve ser mantida entre 20 e 40 minutos. Isso é necessário não apenas para o bebê arrotar, mas também porque ele pode regurgitar (golfar). Se isso acontecer e ele estiver deitado, existe um grande risco del engasgar. Se o bebê for dormir depois de amamentado, é importante que os pais fiquem de olho, principalmente na primeira hora do sono.

O que fazer quando o bebê engasgar?

Primeiro, nós sabemos que é difícil, mas procure não se desesperar. Você só vai conseguir ajudar seu bebê se estiver calma e pensar com tranquilidade. Se ele estiver engasgado de forma leve, coloque-o na vertical e deixe que ele tussa e respire com tranquilidade. Espere alguns minutos para voltar a amamentar.

Caso a criança se engasgue de forma mais séria o que você precisa fazer neste caso é desobstruir as vias aéreas. Uma forma rápida e segura de fazer isso é estender um braço, deitar o bebê me cima do braço na posição de bruços. Depois você deve fazer pressão nas costas do bebê em direção a cabecinha(não pode ler muito levinho, mas também não pode ser forte). Outra opção é dar palminhas nas costas do bebê com ela nesta mesma posição.

O que fazer quando o bebê engasgar

E se o bebê parar de respirar?

Você deve ligar para emergência imediatamente, para o Samu ou corpo de bombeiros. Enquanto você não recebe ajuda, precisa fazer massagem cardíaca no bebê. Para isso você deve levantar o queixo da criança. pegar dois dedos, o indicador e o médio, e fazer pressão repetidas vezes no peita da criança. Caso ela não desengasgue e volte a respirar, faça respiração boca a boca.

Massagem cardíaca

O que fazer quando o bebê engasgar

Respiração boba a boca 

O que fazer quando o bebê engasgar

Dicas

  • Sempre siga as orientações passadas nas maternidades.
  • Sempre amamente o bebê na posição correta.
  • Não aperte seu seio para que saia mais leite enquanto a criança estiver mamando.
  • Se os episódios de engasgos forem frequentes, procure um pediatra, pois pode ser indicação de algum problema!

Gostou da nossas dicas sobre o que fazer quando o bebê engasgar? Deixe seu comentário!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *