Primeiros sintomas da gravidez: será que estou grávida?

primeiros sintomas da gravidez mulher com enjoo

A gestação é algo que muda a rotina de todos, principalmente da mãe, que além de gerar uma vida (ou mais) dentro de si, terá de lidar com todas as transformações que ocorrem no corpo. Mas nem sempre as mudanças iniciais são tão fáceis de ser interpretadas e por isso muitas mulheres não conseguem identificar facilmente os primeiros sintomas da gravidez.

Gravidez ou menstruação desregulada?

O atraso da menstruação é o primeiro sinal observado pela maioria das mulheres quando elas desejam descobrir se estão grávidas ou não. Mas apesar do atraso menstrual ser um dos principais sintomas da gravidez, ele não é um diagnóstico final.

Isso acontece pois existem pelo menos 15 casos pelos quais uma menstruação se atrase, como algum descontrole hormonal ou mudanças recentes no peso corporal. Por isso, antes de sair dizendo por aí que está grávida por que a menstruação atrasou, é bom se atentar aos outros sintomas.

primeiros sintomas da gravidez mulher com a mão na barriga

Primeiros sintomas da gravidez

Os primeiros dias de gestação são marcados por mudanças não nítidas à primeira vista. Podendo ser confundidos com os sintomas da TPM, pois a mulher pode sofrer alguma variação no funcionamento dos hormônios.

A principal mudança no corpo da mulher nos primeiros dias de gravidez ocorre internamente: a nidação, que se trata do momento em que o embrião passa a ficar hospedado no útero. Esse processo de fixação, geralmente, demora entre 4 a 15 dias e pode ser que provoque algum tipo de sangramento, pode ser confundido com a menstruação.

Além desses sintomas, durante os 15 primeiros dias, pode ser que a mulher sinta:

  • Sensibilidade nas mamas.
  • Aumento na temperatura corporal, devido às mudanças hormonais.
  • Dor na extremidade dos bicos dos seios.
  • Sonolência.

primeiros sintomas da gravidez mulher com as mãos nos seios

Sintomas da gravidez nas primeiras semanas

Se os sinais de gestação são mais sutis em seus primeiros dias, após a nidação, os sintomas dos primeiros 15 dias podem permanecer e novos podem surgir. Isso acontece, porque o embrião já está acomodado no útero, continuando assim seu processo de transformação.

O primeiro sinal observado, geralmente, é o atraso menstrual. Se a mulher tem um ciclo regular, é mais fácil perceber nas primeiras semanas, mas caso não tenha, é preciso ficar atenta a outros sintomas comuns, os principais são:

Alteração na frequência e aparência da urina

A mudança hormonal pode acarretar o funcionamento do corpo, principalmente do sistema urinário. Por isso é comum que a gestante urine com mais frequência e que o liquido saia com cores alteradas.

Fadigas e inchaços corporais

O funcionamento desregulado do corpo e as mudanças metabólicas podem aumentar a sensação de fadiga, mesmo que a rotina da gestante não mude, além de provocar o inchaço de alguns órgãos. Geralmente, as partes do corpo mais afetadas são os pés, mãos, barriga e articulações.

Mudanças na cor e espessura do corrimento

Após a fecundação do óvulo, é normal que o nível de progesterona se eleve. Esse hormônio é um dos principais responsáveis pela aparência esbranquiçada e viscosa das secreções vaginais.

Cólicas e inchaço abdominal

Nas primeiras semanas de gestação, é normal que o fluxo de sangue aumente na região do útero. Isso acontece, pois, o corpo está preparando essa região para a formação da criança dentro do organismo. A maior circulação do sangue juntamente com a formação do embrião pode provocar cólicas e o inchaço abdominal.

Mudanças no olfato e paladar e aversão a cheiros fortes

Os sentidos da mulher nas primeiras semanas de gravidez também podem se alterar. Geralmente, essa mudança ocorre após a sexta semana de gestação, podendo se ocorrer durante todo o processo.

Essas mudanças acontecem porque o organismo da gestante fica mais sensível, por isso é comum que a aversão a cheiro ou sabores fortes sejam seguidos por enjoos, tonturas ou, até mesmo, desmaios.

Primeiros sintomas da gravidez: demais sintomas

Além dos sintomas citados acima, é comum que algumas mulheres sintam:

  • Mamas maiores e inchadas.
  • Mudanças no humor e sensibilidade.
  • Manchas na pele.
  • Desejos por alimentos
  • Variações de humor

primeiros sintomas da gravidez mulher comendo doces

Como descobrir se realmente está grávida?

Existem vários sintomas que podem levar uma mulher a descobrir se está grávida. Mas o mais indicado a se fazer quando esses sinais aparecerem é optar por um teste de urina, que pode ser comprado em farmácias, ou pelo teste de sangue, feito em clínicas e hospitais.

Gostou das nossas dicas sobre os primeiros sintomas da gravidez? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* */