Quando nasce o primeiro dente do bebê: Todas as informações aqui!

Quando nasce o primeiro dente do bebê

Desde o nascimento o bebê passa por diversas fases durante seu desenvolvimento. Uma dessas fases é o nascimento dos primeiros dentes. Trata-se de uma fase que gera diversas dúvidas e muitas vezes até preocupações para as mamães e papais. Pais de primeira viagem geralmente não sabem quando nasce o primeiro dente do bebê e o que este processo pode causar. Pensando em informar estas mamães e papais e outras pessoas que possam fazer parte do desenvolvimento da criança, resolvemos criar este post explicando os principais aspectos do nascimento do dente do bebê. Para saber mais, leia o post até o final!

Quando nasce o primeiro dente do bebê?

O mais comum é que os primeiros dentes do bebê comecem a surgir entre os 6 e os 7 meses de vida. Como dito, isso é o mais comum, porém existem exceções. Parece estranho, mas alguns bebês já nascem com dentes. Isso ocorre com uma criança a cada 2.000. Além disso, existem crianças que podem começar a ganhar dentinhos já nos 3 mês de vida e isso é perfeitamente normal. Outras crianças demoram mais tempo e os primeiros dentes só começam a aparecer perto da idade de 1 ano. Outro fator que deve ser levado em consideração é que os dentes de bebês prematuros costumam demorar um pouco mais para nascer.

O processo de nascimento dos dentes começa logo cedo, ainda no útero da mãe. Quando o bebê está se desenvolvendo na barriga da mãe, surgem em sua boquinha os botões dentários, que são uma espécie de fundação (como a das casas) para os dentes de leite. Depois que a criança nasce, estes botões começam a romper a gengiva e assim começam a nascer os dentes de leite. É normal que este processo ocorra entre 3 e 12 meses após o nascimento.

A partir do surgimento do primeiro dente, os demais vão nascendo também. Este processo é meio lento. Seu filho só terá os 20 dentes de lente com aproximadamente 3 anos de idade. E os dentes de leite só serão substituídos quando a criança tiver por volta de 6 anos de idade, quando os permanentes estiverem prontos para nascerem.

Quando nasce o primeiro dente do bebê

Quais os primeiros sinais?

Os primeiros sinais de que o dente do seu filho está nascendo vão ser:

  • O aumento da produção de saliva (ou baba, como preferir!).
  • A criança vai ficar mais propensa a morder e colocar objetos na boca.
  • A gengiva vai ficar inchada. Isso pode fazer com que as bochechas do bebê pareçam um pouco maiores.
  • Provavelmente a criança sentirá um pouco de dor. (Algumas sentem mais dores que outras.)

Causa febre ou outros sintomas?

Os médicos especialistas afirmam que o nascimento dos dentes não causa febre nem diarreia. Porém, a maioria dos pais relata que quando nasce o primeiro dente do bebê, geralmente ele apresenta febre e muitas vezes desconfortos intestinais. Muitos pais também relatam que nesta fase as crianças ficam mais propensas a ter resfriados e gripes.

Como amenizar o desconforto do bebê?

Sim, infelizmente este é um processo desconfortável e muitas vezes doloroso para a criança. Porém, você pode tomar algumas atitudes para amenizar este desconforto. Veja nossas dicas:

  • Dê algo para o bebê morder, preferencialmente um mordedor. Alguns brinquedos macios também podem servir, desde que bem higienizados, é claro!  Uma boa dica é deixar o mordedor na geladeira. O frio trará ainda mais alívio.
  • Alimentos frios também ajudam muito, como frutas e iogurtes.
  • Você também pode massagear bem de leve a gengiva da criança com os dedos.
  • Caso esteja claro que seu bebê está sentindo muita dor, você pode dar a ele um analgésico infantil. Lembre-se de sempre seguir a dose recomendada pelo pediatra.
  • Se o seu bebê tiver febre e ela não passar, leve-o ao médico. A febre pode ser por outro motivo.

Quando nasce o primeiro dente do bebê

Cronologia do nascimento dos dentes do bebê

Esta é uma cronologia aproximada de quando os dentes do bebê iram nascer. Lembrando que cada caso é um caso e que talvez o dentes do seu filho nasçam com um tempo diferente.

  • Incisivos centrais inferiores: 6 a 8 meses.
  • Incisivos centrais superiores: 7 a 9 meses.
  • Incisivos laterais superiores: 8 a 10 meses.
  • Incisivos laterais inferiores: 10 a 12 meses.
  • Primeiros molares: 12 a 18 meses.
  • Caninos: 12 a 24 meses.
  • Segundos molares: 24 a 30 meses.

Em que situação devo me preocupar?

Existem duas situações a que você deve ficar atenta. Caso seu filho complete 1 ano e você não veja nem sinal de que o primeiro dente vá nascer, o ideal é procurar um especialista. Outra situação que requer atenção é se você perceber que seu bebê está sentindo uma dor excessiva. Neste caso também é recomendado que você procure um médico.

Gostou do nosso post sobre quando nasce o primeiro dente do bebê? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

 

 

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *