Maternidade

Quando o bebê começa a beber água: Saiba tudo aqui

Quando o bebê começa a beber água: Saiba tudo aqui

Sabemos que beber água é essencial na vida de qualquer ser humano e com os bebês isso não seria diferente. Qualquer médico que você consultar vai recomendar que seu filho beba água na mamadeira todos os dias, se possível. Água é vida e é muito saudável, não podendo ficar de fora do dia a dia do bebê. É claro que ele vai beber em quantidade bem menor do que aquela que você está acostumado a ver os adultos tomando.

É comum os pais terem dúvidas sobre quando devem começar a inserir diferentes alimentos e bebidas no cardápio, quase sempre recorrendo a informações obtidas pela internet. Vale ressaltar que o mais importante é consultar o pediatra do seu filho. Somente ele poderá examinar o seu filho e dizer exatamente em que idade ele poderá começar a ingerir água e outros alimentos. Porém, tem algumas informações que são gerais e o pediatra passará a todos os pais, sendo elas:

O que dizem os especialistas

Se o bebê mama só no seio da mãe, não há necessidade de dar água a ele, visto que o leite materno já possui todos os nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo da criança. Sendo assim, mamar já é o suficiente para o pequeno. Lembrando que o mesmo vale para sucos, chás e demais líquidos. Vale destacar que um chazinho é sim uma boa opção para quando o bebê não quiser mamar no seio da mãe.

quando-o-bebe-começa-a-beber-agua

E as fórmulas alimentares?

Caso o bebê se alimente apenas com complementos alimentares (NAN, Aptamil, entre outros), é importante que você dê entre 30 e 50 ml de água no intervalo de uma mamadeira e outra. O motivo disso se dá pelo fato de que embora as fórmulas infantis sejam bastante elaboradas e repletas de nutrientes, as mesmas acabam por sobrecarregar os rins do bebê. Portanto, é essencial que ele tome água para manter o bom funcionamento desse órgão. É normal alguns bebês não gostarem de tomar esses complementos alimentares, se o seu filho não tomar, não se assuste pois isso é normal.

Agora se o bebê mama e também faz uso de algum complemento alimentar, é importante analisar alguns aspectos. Se a criança ingere pouca quantidade de fórmula infantil (uma ou duas mamadeiras) não é necessário dar água, no entanto se cada mamada ao seio for acompanhada de um complemento, é importante oferecer água nesses intervalos.

Uma dica valiosa é: é sempre bom deixar uma mamadeira de água pronta para quando o bebê estiver com sede e já tiver mamado no seio da mãe ao longo do dia. Tudo em excesso é ruim e com o leite materno não é diferente. É muito bom fazer variações dando água, chás e até mesmo sucos naturais para os bebês. Teste um de cada vez e vá introduzindo aos poucos para que o paladar da criança se adeque as novidades. Quanto mais nutrientes eles ingerirem, melhor será o desenvolvimento dos mesmos.

E o seu bebê, já toma água? Quando ele começou? Conta pra gente nos comentários!

2 Comments

  1. Tatiene

    Meu bebé tem 3 meses e toma fórmula ele não mamou, ele tem q tomar água mais é uma guerra pra ele tomar tenho muita dificuldade. Amei a materia

    Reply
  2. Comecel a dar com 4 messes.
    Dava pra ele 20 a 30 ml.
    Depois fui almemtendo ele chegou a beber 330 ml durante a noite. Hj em dia nem bebe tanta água mais bebe bastante suco de garrafa. Ele tem 2 anos e 10 meses.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *