Anticoncepcional injetável: O que é? Como tomar? Engorda? Saiba tudo AQUI!

Já ouviu falar sobre o anticoncepcional injetável? Muitas mulheres sonham em ser mãe e não veem a hora de ter o seu filho, porém outras acreditam que ainda não está na hora, e por isso usam os métodos contraceptivos a fim de evitar uma gravidez indesejada.

E apesar de existirem diversos contraceptivos no mercado, o que mais faz sucesso é o anticoncepcional, pois ele é um dos mais seguros além de ajudar a melhorar diversas disfunções hormonais da mulher.

Porém muitas mulheres acabam esquecendo de tomar corretamente sua pílulas, visto que elas devem ser tomadas diariamente no mesmo horário, e é por isso que nesses casos o anticoncepcional injetável é a melhor opção.

Ainda não sabe o que é? Então continue lendo esse artigo e veja a seguir!

 O que é Anticoncepcional injetável?

Para quem ainda não conhece, o anticoncepcional injetável é um anticoncepcional que não é via oral, você deverá tomá-lo através da veia, assim você não precisará se preocupar em tomar uma pílula todo dia, será necessário apenas que você vá de um a três meses já farmácia para tomar essa injeção, sendo que o intervalo entre uma e outra irá variar conforme o medicamento escolhido.

Além do mais, esse anticoncepcional possui mais eficácia do que o anticoncepcional oral.

Como tomar?

O anticoncepcional injetável é tomado em doses, sendo que a primeira vez que você tomar ele é indicado que seja o primeiro dia da menstruação, para que ele possua mais eficácia.

Ele pode ser tomado em outros dias, porém o recomendado é no primeiro dia da menstruação por que com a chegada desta é certo que você não está grávida e poderá fazer uso dessa injeção sem nenhum prejuízo.

As outras doses deverão ser tomada em períodos de 30 ou de 90 dias, variando conforme o tipo de medicamento que foi escolhido e conforme o seu organismo. Um médico irá te indicar qual a melhor medicamento para você.

A mulher deverá ficar atenta a data que tomou esse anticoncepcional injetável, pois deverá tomá-lo novamente no prazo correto. Não há problemas em tomar esse anticoncepcional antes da data correta, porém se ela tomar depois poderá sim correr riscos de engravidar.

 Como aplicar?

O anticoncepcional injetável deve ser aplicado por um farmacêutico, sendo que ele irá colocar o medicamento em uma seringa e aplicar em sua veia cuidadosamente.

Nos 10 primeiros dias você ainda não estará protegida, é recomendável que você use outro método contraceptivo nesse período, após esse tempo você já começa a estar protegida, porém só é recomendável que este seja o seu único método contraceptivo após 1 mês de uso, pois assim você já estará completamente segura.

 Benefícios do Anticoncepcional injetável

O uso do anticoncepcional injetável traz diversos benefícios ao corpo, dentre os quais podemos destacar:

  • Maior eficácia que o oral;
  • É mais difícil de esquecer que deve tomar;
  • Pode ser usado por mulheres no pós-parto;
  • É indicado para mulheres que possuem problemas gastrointestinais, pois não passam pelo estômago.

 Tipos

Existem diversos anticoncepcionais injetáveis no mercado, sendo que os mais usados são:

  • Noregyna- uso mensal;
  • Depo Provera – uso trimestral;
  • Mesigyna – uso mensal;
  • Perlutan – uso mensal.

Preço do Anticoncepcional injetável

O preço do anticoncepcional injetável varia conforme o tipo que você escolheu, além do mais esse preço também poderá variar conforme a farmácia que você resolveu fazer a aplicação.

Em geral é possível dizer que o valor desse anticoncepcional varia entre 15,00 a 30,00. Além do mais, os anticoncepcionais injetáveis genéricos podem custar até 10,00. Pesquise e você encontrará o melhor preço perto de você.

Engorda?

Muitas pessoas ficam em dúvidas se o anticoncepcional injetável engorda, e assim como o anticoncepcional oral, alguns podem engordar e outros não, isso irá variar conforme o medicamento escolhido.

Por isso é indicado procurar um ginecologista, pois as pessoas que tomam o anticoncepcional correto não irão engordar.

É mais seguro?

Sim, embora a diferença de eficácia entre o anticoncepcional injetável e o oral seja pequena, o anticoncepcional injetável é mais eficaz que o oral e por isso é mais seguro tomar ele, além do mais esse anticoncepcional também é mais difícil de ser tomado de maneira inadequada.

Espero que você tenha gostado desse artigo e se ficou alguma dúvida sobre o anticoncepcional injetável, deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *