Boldo do Chile: Conheça suas propriedades e aprenda como fazer o chá!

Já ouviu falar de todas as maravilhas que um chá de boldo pode fazer para seu organismo? Não perca mais tempo e veja a seguir tudo sobre o boldo e suas vantagens para a saúde!

O artigo de hoje é especialmente para quem gosta de medicina alternativa. Para quem gosta de tratar doenças e mal estar com remédios naturais, traremos hoje todas as informações necessárias para você saber tudo sobre o boldo e seu chá que tem o poder de curar, ajudar no bom funcionamento do seu organismo e do seu corpo. Saiba tudo isso e muito mais a seguir.

Origem do boldo – boldo verdadeiro

É comum vermos aqui no Brasil vasinhos e pequenas plantações de boldo em jardins e hortas, e é esse boldo que todo mundo por aqui usa para fazer chás e águas concentradas de boldo. Porém, o que quase ninguém sabe é que o boldo cultivado aqui no Brasil não é o boldo verdadeiro, ele é chamado, inclusive, de boldo falso ou boldo pequeno, que pertence à família da planta Lamiaceae.

O boldo verdadeiro é o boldo-do-Chile, que tem sua origem no Chile e só é cultivado nas regiões montanhosas desse país. Ele é da família da planta Peumus boldus Molina, Monimiaceae. Esse é o boldo que possui propriedades curativas de doenças relacionadas ao trato digestivo, pois é composto de diversos alcaloides como a boldina.

Principais propriedades medicinais do boldo e suas indicações

Antigamente, na época dos nossos pais e avós a medicina e a indústria farmacêutica não eram tão evoluídas como são hoje em dia. As pessoas utilizavam plantas, ervas e alternativas tiradas da natureza para curar suas doenças, para aliviar sintomas e mal estar. De uns anos para cá com a tecnologia muito avançada, muitos laboratórios de última geração e com o avanço da medicina e farmácia, os remédios tomaram conta do mercado, remédios sintético produzidos em laboratórios. Porém esses remédios de laboratórios quando ingeridos e usados costumam trazer diversos efeitos colaterais e sintomas de mal estar aos seres humanos, alguns se ingeridos por durante muito tempo podem até acarretar outras doenças ao organismo.

Pelos motivos citados acima que a medicina alternativa e natural voltou a ganhar mais destaque e espaço na vida das pessoas atualmente, elas tem procurado medidas naturais para curar suas doenças e aliviar sintomas. Os remédios naturais não causam grandes efeitos colaterais como os remédios sintéticos e outro grande motivo é que são muito mais baratos. Usando medidas caseiras e naturais você não gastará fortunas em remédios de farmácia.

boldo-do-chile

A infusão das folhas de boldo serve para/como:

  • Alívio de dores de estômago
  • Alívio de mal estar após excesso de álcool
  • Laxante suave para quem sofre de prisão de ventre
  • Hepatoprotetor (protege seu fígado)
  • Antioxidante (previne suas células contra o envelhecimento precoce)
  • Anti-inflamatório
  • Antibacteriano
  • Antifúngico

O chá de boldo é um verdadeiro remédio para problemas estomacais e biliares, ele ajudará em sua digestão se você comeu em excesso, se você está com muitos gases, se seu estômago estiver doendo, se estiver com mal estar e sensação de barriga inchada, se você tiver ingerido muito álcool e o fígado reclamou, é inclusive, um ótimo remédio contra a ressaca no dia seguinte.

Ideal para quem está com náuseas e enjoos. É só tomar uma xícara de chá de boldo e pouco tempo depois já sentirá seus efeitos benéficos.

Como usar o boldo?

Há duas formas conhecidas de usar o boldo: maceração das folhas e o seu chá.

Para o chá de boldo: Ferva meio litro de água, desligue o fogo e então adicione 10 gramas de folhas de boldo, tampe e deixe a mistura em infusão por pelo menos 10 minutos. Tome até três vezes ao dia. O ideal é tomar antes ou depois das principais refeições, para garantir uma boa digestão.

Boldo macerado: Coloque três folhas de boldo no fundo de um copo, use um pilão para amassar bem as folhas até que se extraia algum suco. Encha um copo com água gelada e vá tomando aos poucos.

Vale lembrar que o sabor é amargo mesmo e não se deve adicionar açúcar.

Contraindicações

Gestantes não devem de forma alguma tomar chá de boldo porque ele tem propriedades abortivas. Qualquer medicamento que for tomar é sempre recomendado que consulte primeiramente o seu médico.

Quem possui problemas de hemorragia também não deve consumir boldo.

O boldo do Brasil também tem propriedades terapêuticas, mas não são as mesmas do boldo do Chile. Portanto, se você procura curar os sintomas que citamos no artigo de hoje procure o boldo-do-Chile para você fazer seu chá, ele é facilmente encontrado em farmácias comuns, de manipulação ou em lojas de artigos e produtos naturais. Não se preocupe, você encontrará com facilidade.

Confira este vídeo com informações importantes sobre o boldo:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

 

You May Also Like

1 Comment

  1. O texto está correto (menos quanto ao boldo macerado – isto não serve para o boçdo-do-Chile, pos não existe a folha fresca no Brasil e com a seca não dá. Agora, as duas fotos não são do bold-do-Chile, (a pior é a com a placa, kkk) e o vídeo com o título ” boldo-do-Chile” também é contra-producente pois mostra outra planta. Se corrigirem ajuda bastante, o povo já confunde demais. Valeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *