Carqueja: Conheça todos os benefícios e aprenda a fazer o chá!

Já ouviu falar na carqueja e todas as doenças que ela pode amenizar os sintomas e até mesmo curar? São dezenas de benefícios. Não perca mais tempo e saiba todos a seguir!

A carqueja já é uma velha planta conhecida por nossos ancestrais, uma planta fácil de ser encontrada por aí até em terrenos baldios, muito reconhecidos pelo seu amargor característico. Ela contém diversos compostos que ajudam e melhoram em muitas doenças, o chá da carqueja é extremamente benéfico para a saúde. No artigo de hoje você conhecerá as propriedades dessa planta, todos os seus benefícios e também quando não deve toma-la.

O que é a carqueja? Quais suas propriedades?

A carqueja é uma planta medicinal muito utilizada aqui no Brasil, seu nome científico é Baccharis trimera, de galhos compridos e folhas grandes também. É uma planta apropriada para ser cultivada em locais de clima úmido como aqui na América do Sul, gosta de sol e não necessita de cuidados intensos, por isso é facilmente encontrada em qualquer terreno e muito confundida com mato.

Por ser uma planta medicinal ela traz diversos benefícios para nossa saúde. A medicina natural sempre foi muito utilizada pelos nossos ancestrais, pais e avós, que naquela época não tinham muitos recursos e não existiam farmácias enormes como agora cheia de remédios para todos os tipos de doenças. Essa prática de medicina natural herdamos dos índios que curavam suas doenças com recursos da natureza, chás, unguentos, xaropes e ervas. Por causa das grandes indústrias farmacêuticas a medicina natural perdeu muito espaço, mas agora voltou a ganhar reconhecimento.

A medicina natural tem ganhado destaque após sucessivas pesquisas e testes que comprovam o poder curativo e de amenizar sintomas de doenças. Atualmente as pessoas tem procurado a cura através de chás e tratamentos alternativos, porque os remédios naturais são muito menos agressivos ao nosso organismo do que os remédios de laboratório, que acabam trazendo muitos efeitos colaterais e outras doenças ao decorrer do tempo de uso.

A carqueja é uma das plantas medicinais mais famosas e mais usadas, suas propriedades e benefícios são inúmeros e vamos listar aqui os mais importantes. A carqueja é usada no tratamento de doenças estomacais, intestinais, hepáticas, febris e biliares. Em sua composição contém flavóides, saponinas, flavonas e fenólicos.

A carqueja ajuda no combate à gastrite, redução do colesterol, controle de diabetes, combate à bronquite asmática, a faringite, amigdalite, asma, tem o poder de eliminar vermes intestinais, ajuda no alívio de problemas gastrointestinais como diarreia, ajuda na circulação do sangue, combate sintomas do reumatismo e atua como aliado ao emagrecimento.

Doenças em que a carqueja é indicada

O chá da carqueja poderá ajudar você a combater os sintomas ou até mesmo a curar doenças como: eliminação de vermes intestinais, inflamação das vias urinárias, enfermidades da bexiga, faringite, laringite, gastrite, gengivite, reumatismo, úlcera, diabete, inchaço e retenção de líquido, cálculo biliar, colesterol alto, febre, infecção urinária, asma, amigdalite, diarreia, reumatismo, úlcera, problemas nos rins, pâncreas e baço e estomatite.

Por ser uma planta com capacidade curativa de doenças tão variadas ela é extremante importante e você deve ser ter um pouco em casa para emergências.

carqueja

Carqueja emagrece?

Essa é uma das grandes dúvidas dos dias atuais onde as pessoas estão mais conscientes do próprio corpo e querendo sempre estar em forma de maneira saudável. Então nada melhor do que procurar alternativas naturais para perder peso.

A carqueja ajuda sim no processo de emagrecimento, suas propriedades tem a característica de diminuir o apetite. O ideal então é que você tome uma xícara de chá de carqueja antes das principais refeições, que assim na hora de comer você estará mais satisfeita e com menos fome.

Além disso, a carqueja tem propriedades diuréticas, não deixará seu organismo reter líquido e assim você nunca ficará inchada.

Contraindicações

Para quem sofre de pressão baixa, hipotensão e também por quem sofre de hipoglicemia não é recomendado o uso da carqueja e também não deve ser usado ao mesmo tempo em que outros medicamentos para pressão alta e diabetes.

Gestantes e lactantes também devem evitar o uso da carqueja.

Como preparar o chá de carqueja

Para você que viu todos os benefícios que a carqueja pode trazer para sua saúde e sua vida, deve saber agora como preparar um bom chá de carqueja para quando precisar amenizar algum sintoma ou quando tiver com alguma das doenças citadas acima.

Anota aí:

Coloque um litro de água filtrada no fogo, antes de começar a ferver, quando apenas levantar fervura desligue o fogo. Acrescente 20 gramas de folhas de carqueja na água, deixem em infusão por 10 minutos. Após isso coe e tome pelo menos três xícaras de chá de carqueja por dia.

Fácil, não é mesmo? Confira este vídeo falando sobre o chá de carqueja:

Se você gostou do nosso artigo ou tem alguma dúvida ou sugestão nos deixe comentários.

Até a próxima!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *