Saúde

Chá de Cavalinha: Conheça os benefícios deste chá para sua saúde!

Chá de Cavalinha: Conheça os benefícios deste chá para sua saúde!

Já ouviu falar no chá de cavalinha? Cavalinha em cápsulas? Todos os benefícios e vantagens que as propriedades dessa planta podem trazer você saberá aqui. Não perca mais tempo!

A cavalinha pode ser uma planta desconhecida para muitas pessoas e é com o objetivo de trazer ao conhecimento de todos os bons resultados que você poderá receber ao fazer uso dessa planta que trouxemos este artigo para você. O artigo de hoje trará especialmente para você tudo sobre a cavalinha, as vantagens de tomar o seu chá, quais doenças e sintomas ela alivia, como preparar sua infusão e muito mais. Veja a seguir.

O que é a cavalinha?

É uma planta de nome científico Equisetum arvense L., é uma herbácea de rizoma horizontal, ela apresenta folhas pequenas em forma de agulha, tem em média 30 centímetros de altura e é facilmente encontrada na natureza. Se adapta bem a qualquer ambiente em meio à sombra, ótima opção para se ter em casa ou apartamento, é bonita e inclusive serve para decoração.

É uma das plantas mais antigas existentes na natureza, ela teve sua origem no período paleozoico onde alcançava até 10 metros de altura e agora é uma versão mini do que era nessa época.

Quais os benefícios da cavalinha?

É uma planta antiga, muito utilizada pelos nossos ancestrais numa época em que a medicina não era muito evoluída. Então as pessoas faziam uso de elementos da natureza para curar doenças e aliviar sintomas. Com o tempo e a passagem dos anos a medicina evolui muito, laboratórios foram criados, muitas pesquisas e a indústria farmacêutica cresceu exponencialmente, dessa forma a população largou de mão os ensinamentos, o costume a prática de usar remédios caseiros e remédios naturais, para fazer uso dos remédios sintéticos criados em laboratórios, que são sim na maioria dos casos muito eficazes e tem poder de curar doenças rapidamente, mas ao mesmo tempo causam em muitas pessoas efeitos colaterais terríveis e com o uso prolongado pode até acarretar outras doenças.

Por esses e outros motivos citados acima grande parte da população agora tem buscado a cura através de plantas, procurado a medicina natural, chás e ervas para aliviar dores e sintomas. A grande vantagem da medicina natural é que são quase nulos os efeitos colaterais desses tratamentos, não acarretam doenças futuras e também tem um custo muito baixo, são fáceis de preparar.

A cavalinha é uma das plantas que ganha destaque na medicina natural por todos os seus benefícios e vantagens para a saúde. A cavalinha ajuda a quem sofre de problemas renais, quem tem retenção de líquidos, problemas ósseos, queda de cabelo, doenças de pele, hemorragias, infecção na bexiga, incontinência urinária, prevenção de osteoporose, reparação das unhas e cabelos, acidez no estômago, eliminação de germes e parasitas, dores nas articulações, reumatismo, artrite, é diurética e etc.

O próximo passo é você saber como preparar e fazer o uso da cavalinha para poder desfrutar de todos os benefícios que ela trará para sua saúde e sua vida.

cha-de-cavalinha

Chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um poderoso chá diurético, para você que sofre de retenção de líquidos, possui muitas celulites e está sempre se sentindo pesada e inchada, o chá de cavalinha é pra você! O chá de cavalinha fará você eliminar todo o líquido desnecessário ao seu corpo que está te fazendo ficar inchada e você perceberá também a diminuição da celulite, porque a retenção de líquido é um dos principais fatores do surgimento da celulite no corpo. Vale lembrar também que por ser diurético você deve aumentar ainda mais a quantidade de líquidos que deve tomar por dia para manter seu corpo hidratado, senão o efeito pode ser reverso. Se o seu organismo sentir que está eliminando muita água e não consumindo o necessário vai voltar a estocar líquidos e o inchaço voltará.

Para fazer o chá adicione duas colheres de sopa da erva para 500 ml de água, sob forma de chá, feita com infusão. Ferva primeiro a água, coloque e a erva num recipiente e jogue a água fervente por cima, abafando, antes de tomar, por pelo menos cinco minutos.

Se você tem pedras nos rins, problemas de bexiga e infecção urinária o chá de cavalinha é ideal para você. Ele ajuda na filtragem e circulação do seu sangue no organismo, ajudando a eliminar a infecção e pedras nos rins. Para melhorar ainda mais faça um chá de casca de abacaxi junto com folhas de cavalinha.

O consumo regular do chá de cavalinha também poderá aliviar e prevenir problemas de reumatismo, dor nos ossos, artrite, inflamações nas articulações.

Se você tem problemas de cicatrização e de hemorragia o chá de cavalinha também pode ser um ótimo aliado para esse tratamento, ele tem o poder de estancar feridas e também de rápida regeneração do tecido.

O chá de cavalinha também é um ótimo remédio para quem sofre de aftas e úlceras, pelo seu poder anti-inflamatório e regenerador.

Cavalinha em cápsulas

Se você não gostar e não tiver o hábito de tomar chás você também tem a opção de consumir a cavalinha através de cápsulas que você encontrará facilmente em farmácias e casas de produtos naturais.

Confira este vídeo com mais informações sobre o chá de cavalinha:

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente aqui nos comentários!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *