Cirurgia Bariátrica: Saiba tudo sobre essa cirurgia!

Você sabe o que é cirurgia bariátrica? Bom.. Emagrecer é o sonho de muitas pessoas, porém alcançar esse objetivo não é tão fácil quanto se imagina, e para alcança-lo é necessária muita dedicação e força de vontade, além de uma dieta balanceada e exercícios físicos constantes.

Porém muitas pessoas acabam não conseguindo alcançar o corpo que tanto almejam e acabam desistindo, enquanto outras optam por uma cirurgia para conseguir perder peso.

A cirurgia bariátrica é uma das mais utilizadas por pessoas que desejam perder muito peso.E se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa cirurgia, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber a respeito dela. Continue lendo e veja a seguir!

O que é Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia de redução do estômago, como é popularmente conhecida a cirurgia bariátrica é uma cirurgia que tem como objetivo reduzir o peso da pessoa, sendo que ela só é indicada para quem está obeso e as atividades físicas e dietas não proporcionam mais resultados.

O Brasil é um dos países que mais faz esse tipo de cirurgia, sendo que por ano são realizadas mais de 60 mil delas por ano, perdendo apenas para o Estados Unidos, que é país que possui maior número de obesos do mundo.

Como é feita?

A cirurgia bariátrica não é uma cirurgia para fins estéticos, ela só é realizada por motivos de saúde, quando não existe nenhum outro modo de conseguir a redução do peso.

Essa cirurgia é dividida em dois tipos, sendo que primeiro existe a abordagem aberta na qual é feito uma incisão na região do abdômen. Em seguida ocorre a videolaparoscópica, que consiste em colocar uma câmera no abdômen para que o médico possa visualizar essa cirurgia.

Embora seja uma cirurgia por problemas de saúde, essa cirurgia é muito cara e poucos hospitais do SUS – Sistema Único de Saúde a realizam.

Cirurgia Bariátrica

Tipos de Cirurgia Bariátrica

Existem vários tipos de cirurgia bariátrica, sendo que a ideal para você ira variar conforme o seu peso.

Veja a seguir alguns dos tipos:

Bypass gástrico

Esse é o tipo de cirurgia bariátrica mais utilizada, sendo que ela consiste em um procedimento ligado a parte superior do intestino delgado. Com essa cirurgia é possível que a pessoa perca de 60 a 80% do seu peso.

Sleeve

Nesse tipo de cirurgia é retirado cerca de 80% do estômago, sendo que o resto dele é se transforma em uma bolsa que muito se assemelha a uma banana, sendo que nesse procedimento o estômago fica muito menor do que o original e assim ocupa menos volume.

Com esse procedimento a pessoa irá emagrecer e deverá comer menos, assim ela não engordará novamente.

Duodenal

Nessa cirurgia é realizada a remoção de boa parte do estômago e uma parte do intestino delgado é anulada, assim a pessoa também irá emagrecer, sendo que comerá menos após essa cirurgia, o que faz ser uma cirurgia de longo prazo.

Cirurgia Bariátrica

 Para que serve a Cirurgia Bariátrica?

A cirurgia bariátrica serve para ajudar as pessoas obesas a perder peso de maneira rápida, sendo que elas podem perder mais de 60% do seu peso atual.

 É perigosa?

Assim como qualquer outro tipo de cirurgia ela possui alguns riscos, porém com o avanço das tecnologias e dos procedimentos que são realizados, a cada ano que se passa ela traz menos riscos aos pacientes.

 Quanto custa?

O preço de uma cirurgia bariátrica é bem elevado, sendo que ele poderá variar conforme o tipo de cirurgia e quantidade de peso que a pessoa deseja perder.

Em geral é possível dizer que o seu valor pode variar de 8.000 a 30.000 mil reais.

Como conseguir pelo SUS?

A cirurgia bariátrica pode ser conseguida pelo SUS, porém são poucos hospitais dele que fazem esse tipo de cirurgia, tendo poucas vagas e muitas pessoas na fila de espera.

As pessoas obesas deverão passar por um médico e após ele afirmar a necessidade de realizar essa cirurgia à pessoa irá para a fila de espera conforme o grau de necessidade, sendo que ela poderá ficar anos nessa fila.

 Quando é indicada fazer uma Cirurgia Bariátrica?

Essa cirurgia é indicada quando a pessoa obesa não consegue perder peso com atividades físicas e com dietas, e esse excesso de peso acaba trazendo malefícios a sua saúde, nesses casos a única solução é a cirurgia bariátrica.

Cirurgia Bariátrica

E ai gostou do texto? Então deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *