Fluconazol: Indicações, como tomar e para que serve. Explicamos tudo sobre esse medicamento!

fluconazol

Você conhece o medicamento fluconazol? Usado para combater infecções provindas de fungos, pode ser usado no tratamento de diversos casos.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse medicamento e como ele age no organismo, leia esse artigo e saiba mais!

Para que serve?

O fluconazol serve para tratar infecções fúngicas, sendo indicado nos casos de:

  • Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda (que acontece de vez em quando), recorrente (de repetição) e prevenção. Podendo ser usado para reduzir o surgimento do fungo em casos que a pessoa tem a candidíase por 3 ou mais episódios no ano.
  • Balanite por Candida, que é a candidíase no homem. Caracterizada pela infecção fúngica da região chamada de forma popular como “cabeça do pênis”.
  • Dermatomicoses, que é a infecção fúngica na pele e anexos. Conhecida como micoses, como Tinea pedis, Tinea corporis, Tinea cruris e Tinea unguium (onicomicoses).

Como funciona?

O funcionamento do fluconazol é diretamente no crescimento dos fungos. Ele passa a impedir que eles se proliferem, fazendo com que esses microrganismos fiquem inibidos e não sintetizem compostos que são necessários para a sua sobrevivência.

Como tomar o fluconazol?

como tomar o fluconazol

O modo de fazer o tratamento com o medicamento irá depender de qual problema será tratado. Devendo ser analisado por um médico para saber exatamente qual a posologia indicado para o seu caso. Em geral, as indicações são as seguintes:

  • Dermatomicoses: deve ser tomado em dose oral única por semana o fluconazol de 150mg. A duração costuma ser de 2 a 4 semanas, dependendo do caso (tinea pedis, por exemplo), pode ser necessário até 6 semanas.
  • Onicomicoses: a indicação também é de 150mg de fluconazol em dose única semanal. O tratamento deve ser feito até que a unha que está infectada esteja totalmente crescida. Essa substituição da unha pode levar de 3 a 6 meses quando falamos das mãos, e de 6 a 12 meses quando falamos do pé. O crescimento pode variar de pessoa para pessoa, podendo levar menos ou mais tempo.
  • Candidíase vaginal e balanite por candida: a recomendação é de administrar 150mg de fluconazol em dose oral única.
  • Candidíase vaginal recorrente: tomar uma dose única mensal de 150mg do fluconazol. O tratamento pode variar de 4 a 12 meses para que o problema pare de ser frequente.

As doses podem ser ajustadas dependendo do problema, do organismo da pessoa e em pacientes que possuem insuficiência renal.

Comprimido de dose única

Em todos os tratamento, o fluconazol deve ser administrado em dose única de 150mg. Dependendo do caso, como citado acima, poderá ser tomado por semana ou mês.

Pomada

Além da versão mais conhecida que é a em comprimido, a pomada fluconazol também pode ser indicada. Ela se torna eficaz em casos de candidíase vaginal. É necessário aplicar com a ajuda de um tubo diretamente na vagina.

Efeitos colaterais e contraindicações

indicacoes do fluconazol

O fluconazol possui algumas contraindicações, por isso é sempre indicado ver com um médico se o medicamento é ideal para você. Não é indicado caso o paciente tenha alergia ao fluconazol, à compostos azólicos ou a qualquer outros componente presente na fórmula.

Se você possui doenças graves, como problemas cardíacos, nos rins ou fígado é necessário confirmar com o médico antes. O medicamento é metabolizado pelo fígado, então costuma ter um aumento de riscos de problemas nesse órgão. Para pacientes que são portadores do vírus HIV, é preciso tomar cuidado. Esse tipo de pessoa costuma ter mais chances de desenvolver alguma reação alérgica na pele com o tratamento.

Não é indicado que esse remédio seja tomado em conjunto com outros medicamentos que possuem a terfenadina (antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina. Esse mix de componentes pode provocar alterações no ritmo do coração e ser prejudicial à saúde.

Os efeitos colaterais mais comuns observados são: cefaleia (dor de cabeça), dor abdominal, diarreia, náuseas (enjoos), vômitos, aumento de algumas substâncias do fígado no sangue (alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina) e rash cutâneo (vermelhidão da pele). Caso as reações sejam muito severas, suspensa o uso e procure um médico.

Precisa de receita?

Sim! A indicação é que o fluconazol seja vendido apenas com receita controlada. Apesar disso, existem algumas farmácias que vendem sem. Mas, com os riscos apresentados, não é ideal que você comece o tratamento sem indicação médica.

Quanto custa o fluconazol?

O valor do medicamento pode variar conforme o lugar e quantidade, mas em geral você encontra o fluconazol em torno de R$7 reais.

 

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *