Manchas vermelhas na pele: O que pode ser? E quando as manchas coçam? Como tirá-las?

manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas na pele podem ser sintomas de diversos problemas de saúde diferentes que podem ser uma dengue ou apenas por conta de uma exposição excessiva ao sol. Tudo isso precisa ser analisado em conjunto com outros sintomas e com o devido acompanhamento médico.

Nos tópicos a seguir você vai ter uma noção do que pode ser as suas manchas vermelhas na pele. Existem dezenas de possibilidades, por isso o melhor mesmo é ficar atento a todos os sintomas e não apenas a este. Confira!

O que pode causar manchas vermelhas na pele?

O mais comum do aparecimento das manchas vermelhas na pele é por conta de uma alergia ou pelo fato da pele ter sido queimada, seja pelo sol ou até pela água quente do seu banho. Se esse for o seu caso, as manchas logo vão desaparecer, assim que a pele retornar ao seu estado normal.

No caso da alergia, é preciso descobrir o que tem causado essa reação, tomar um remédio ou apenas  se distanciar do produto ou ambiente que deixa a sua pele com manchas avermelhadas.

Além dessas situações mais comuns e nada graves, existem algumas doenças que também podem causar as manchas vermelhas. A mais conhecida de todas é a dengue, mas ela não é a única.

O Zika Vírus, que é causado pelo mesmo mosquito, também pode ter como sintoma o aparecimento de manchas vermelhas. O eczema, as micoses, a rubéola e psoríase são algumas situações que podem fazer o seu corpo ter manchas vermelhas também.

E quando as manchas coçam?

manchas vermelhas na pele

A principal causa de mancha vermelha que coça bastante é a alérgica. Provavelmente, se a sua pele está irritada e vermelha, é sinal de alguma alergia.

A psoríase também é uma doença em que aparecem manchas pela pele que podem ser vermelhas e também podem coçar. A rubéola também tem como sintoma a coceira nas manchas avermelhadas.

Manchas na pele durante a gravidez

No caso da gravidez, tudo deve ser visto com maior cuidado. Pode ser qualquer coisa, mas no caso da dengue, do Zika Vírus e da rubéola é preciso uma atenção maior, já que essas doenças podem trazer males para a mulher e também para o bebê.

Em qualquer sinal de mancha vermelha na pele, é essencial ir ao médico, fazer os exames e descobrir o motivo dessas manchas.

Dengue

manchas vermelhas dengue

Um dos mais comuns sintomas da dengue são as manchas vermelhas na pele. Tanto que toda propaganda que você já viu sobre a doença, cita essa situação como um sintoma.

Porém, a dengue possui outros sintomas muito comuns. A dor no corpo, por exemplo, é algo que se estiver em conjunto com as manchas vermelhas é quase uma certeza de que você esteja com dengue.

Alergia

As alergias têm alguns pontos em comum. Além das manchas vermelhas, elas ficam em um local específico, que sofreu a alergia, e coçam bastante, ficam quentes, enfim, alguns sintomas mais comuns.

Você pode tomar um antialérgico, ou, então, ir para longe do ambiente ou do produto que te causou essa alergia.

Após o banho

manchas vermelhas na pele após o banho

Algumas pessoas se queixam de ter manchas vermelhas na pele que aparecem apenas após um banho quente e depois desaparecem. Essas manchas podem ser uma urticária, que nada mais é do que uma reação alérgica por conta de alguma irritação que a pele teve.

Nesse caso a irritação pode ser causada pela água quente, pelo sabonete, pela fricção do sabonete no corpo, enfim, por uma série de possibilidades.

Manchas vermelhas após tomar sol

O motivo da mancha vermelha após tomar um banho de sol é bem óbvio. Você não protegeu sua pele devidamente e ela ficou avermelhada, ardendo e depois irá descascar. A solução para evitar isso é o bom e velho protetor solar.

Após cirurgia

É comum no pós-operatório que a área fique um pouco avermelhada. Isso, normalmente, some com o passar dos dias e a recuperação do paciente, mas caso isso não ocorra, volte ao médico e peça para ele examinar essas manchas.

Pode ser sintoma da HIV?

O HIV é um vírus que pode causar uma doença autoimune muito perigosa que é a AIDS. Nesses casos, as manchas vermelhas podem aparecer, por conta da destruição das plaquetas mesmo, das hemácias e de todas as células do corpo do paciente. Por isso, tomar os remédios para essa doença é algo essencial para que a pessoa consiga se manter viva.

Durante a menstruação

Na época da menstruação, principalmente nos dias que a antecedem, é comum que o corpo passe por algumas transformações e cause alguns efeitos físicos. A reação na pele mais normal é o aumento da oleosidade, porém, algumas mulheres podem ter manchas causadas por essa mudança hormonal drástica do corpo.

De qualquer forma, procure um médico. Ás vezes a sua mancha nada tem a ver com menstruação, mas sim com outra situação que coincidentemente ocorreu na mesma época.

Como evitar o surgimento dessas manchas?

Não existe uma regra para isso. Tudo vai depender da causa da sua mancha vermelha na pele. Mas manter hábitos saudáveis, ir sempre ao médico, fazer os exames de rotina sempre ajudam a evitar e tratar doenças e demais problemas de forma mais rápida e segura.

Como tirá-las?

Isso também vai depender do motivo da mancha vermelha. Se for por conta de uma doença, ela vai desaparecer após tratada. No caso das alergias, também funciona assim. Agora se for por exposição ao sol, por exemplo, é bom manter a pele sempre hidratada e com muito protetor solar para que ela se recupere logo e volte a ficar na cor normal.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito das causas das manchas vermelhas na pele, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *