Melatonina: O que é? Para que serve? Confira as informações!

embalagem do malatonina

É normal que, hoje em dia, muitas pessoas, devido a rotina extenuante ou a necessidade de serem sempre ativos, acabarem por negligenciar o sono ou dormir pouco, isso sem mencionar o fato daqueles que acreditam que os distúrbios do sono são algo normal.  Contudo, o que poucos sabem é que tudo isso pode ser atenuado. A melatonina, um hormônio presente no corpo, é um dos principais responsáveis pelo sono e por diversas outras funções, e graças a pesquisas e estudos, foi desenvolvida sua forma sintética, justamente para ajudar quem precisa.

Mais abaixo neste artigo será possível encontrar algumas informações que servirão para sanar as principais duvidas a respeito desse suplemento.

O que é Melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido de forma natural pelo corpo humano através da glândula pineal, que é localizada no cérebro, tendo como principal função induzir a pessoa ao sono, além de ser um dos responsáveis por regular o metabolismo durante o dia, não importando se a pessoa encontra-se desperta ou dormindo.

A luz é um dos fatores ligados diretamente a forma de atuação da melatonina, pois é produzida durante o período noturno, assim, a presença de luminosidade, mesmo que seja artificial, inibe essa produção. No entanto, somente a escuridão não é o suficiente para que o hormônio seja sintetizado dentro do organismo.

mulher dormindo

Para que serve?

Como dito antes, a melatonina possui diversas funções dentro do organismo, desde ser importante no auxílio ao sistema imunológico até ter ação antiinflamatória. Sua fama vem, na verdade, por regular o ritmo biológico, assim, quando o hormônio é consumido na forma de suplemento, ele tende a acentuar essas características.

A melatonina pode ser tomada, principalmente, por quem precisa de estímulo para dormir, sendo uma boa aliada ao combate da insônia.

Também controla a produção do hormônio sexual feminino; possui efeito antioxidante; fortalece o sistema imunológico, e há estudos que o ligam ao tratamento da menopausa.

Melatonina emagrece?

Em publicações de jornais estrangeiros especializados, um estudo feito com ratos obesos, que receberam diariamente doses de melatonina, indicou que a ingestão da melatonina fez com que a gordura branca fosse transformada em gordura marrom, no caso, a gordura que é queimada pelo organismo para que seja gerada energia para o corpo.

Por ser um regulador metabólico, e sabendo que as pessoas que dormem pouco ou mal tendem a engordar, pode-se dizer que o hormônio, por ser um indutor do sono, ajuda sim no processo de emagrecimento. Mas é importante dizer que o hormônio sozinho não é suficiente, este deve ser aliado à uma dieta e hábito saudáveis.

Como tomar?

Por ser vendida em diversas dosagens, o comprimido simula bem a produção natural hormonal da melatonina do corpo, que costuma ser de 0,3 a 0,5 mg por dia. A dose mais comum vendida é a de 1 mg, sendo o indicado, quando no início do tratamento, que o paciente tome meio comprimido de 1 mg pelo menos 30 minutos antes de dormir. Não havendo resultado, a dose pode ser aumentada para um comprimido inteiro.

Para pessoas que pretendem suavizar os efeitos do jetlag (que é alteração do ritmo biológico para quem viaja e altera o fuso horário), a dose pode chegar até 3 mg da noite em que a pessoa chega ao seu destino até 5 noites depois.

Há fabricantes que possuem doses de 5 mg ou 10 mg, porém, essas, além de serem uma carga muito acima do produzido pelo corpo, podem causar efeitos colaterais, e não tem evidências comprovadas de serem mais efetivas.

melatonina pote

 

Efeitos colaterais Melatonina

A melatonina não possui muitos efeitos colaterais, o que não significa que eles sejam inexistentes. Quando uma dose elevada é tomada ou se é ministrada de maneira inadequada, pode haver dor de cabeça, fragmentação do sono, pesadelos, náuseas, tontura, sonolência excessiva durante o dia.

Em crianças, há relatos de crises de convulsão. Portanto, a pessoa deve sempre seguir a bula do medicamento encontrado junto ao produto em caso de dúvidas.

Tem contraindicação?

Embora seja indicada para as pessoas que possuem baixo índice do hormônio no corpo, ou que estejam tendo dificuldades para dormir, como já apresentado nos tópicos anteriores, nem todos podem tomar.

A melatonina é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes, pacientes menores de 18 anos e pessoas com alergia aos componentes do suplemento. Indicamos sempre procurar um médico para que este faça uma correta avaliação e veja se o uso é adequado ao caso.

Bula Melatonina

Este artigo visou sintetizar algumas informações mais básicas procuradas sobre a melatonina, não sendo, em hipótese alguma, uma recomendação ou incentivo para a automedicação, pois isto pode acarretar em perigos para a saúde.

Todas as informações completas sobre a Melatonina, desde a composição até outras informações mais técnicas, encontra-se na bula do medicamento, que só deve ser adquirido se for indicado por um médico.

Emagrecedor Natural Quitoplan

Esta buscando uma solução que te auxilie na perca de peso? Quitoplan pode ser sua opção.

O Quitoplan é um suplemento emagrecedor 100% natural, que vem fazendo muito sucesso devido aos resultados que vem apresentando. Sua fórmula é exclusiva e conta com um conjunto de fibras que absorve a gordura e faz com que você a elimine. Além disso, ele reduz o apetite e traz diversos outros benefícios que fazem você emagrecer de forma rápida e saudável.

Mais que cápsulas emagrecedores, o Quitoplan é um plano completo. Antes mesmo de receber seu kit do Quitoplan você já pode começar a emagrecer com os guias que você ganha ao realizar sus compra. São eles:

  • Plano de preparação: você vai aprender a desintoxicar seu corpo através da sua alimentação. Assim vai preparar seu corpo para as cápsulas do Quitoplan e se livrar da retenção de líquido e do inchaço.
  • Plano nutricional: receba um plano alimentar simples, que você pode tranquilamente adequar a sua rotina, o que vai acelerar seus resultados de perda de peso.
  • Plano de limpeza emocional: alguns problemas emocionais podem estar atrapalhando seu emagrecimento e esse guia vai te ensinar a identifica-los e a se livrar deles.
  • Aplicativo: tenha acesso a todo esse material onde e quando quiser.

Clique Aqui para saber mais sobre o Quitoplan.

Quais os benefícios do Quitoplan?

Tomando o Quitoplan da forma correta, conforme as instruções de uso, você vai:

  • Emagrecer de forma saudável;
  • Acelerar seu metabolismo;
  • Controlar seu apetite;
  • Regular seu intestino;
  • Reduzir os níveis de colesterol.depoimento de quem usou QuitoPlan

Onde comprar? Qual o preço?

O Quitoplan é vendido apenas através do seu Site Oficial. Por isso, se você encontrar ofertas deste produto em outros locais desconfie. Para realizar a compra do produto original você precisa acessar o www.quitoplan.com e escolher uma das ofertas disponíveis. O Site é protegido e seus dados vão estar seguros.

O Quitoplan é vendido em kits e você poderá escolher entre 3 opções de ofertas. Quanto mais potes você adquirir maior o desconto e menor o preço de cada unidade. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o produto, seu valores ou realizar sua compra agora mesmo.

botão de compra

Gostou das nossas dicas e informações? este post te ajudou de alguma maneira? Deixe seu comentário!

You May Also Like

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *