Nistatina: Pomada, gel, oral, saiba para que serve e como usar!

Já imaginou um medicamento feito para usar no tratamento de problemas relacionado à vagina, ser colocado no rosto? Pois é, estamos falando da Nistatina! Seja em versão, pomada, gel ou oral, ela se mostra versátil para tratar mais problemas que a tradicional candidíase.

Onde comprar?

Nossos leitores sempre pedem recomendações, recomendamos sempre duas farmácias que confiamos : Araújo e Onofre. Ambas são drogarias de sucesso, que entregam para todo o Brasil, onde você pode encontrar diversos produtos de qualidade pelos melhores preços.

Compre sem sair de casa, gastando pouco, sem enfrentar filas e aproveitando todas as facilidades na hora do pagamento.

botao onofre

botao araujo

Preço do medicamento

O valor varia conforme a versão, mas pode sair de R$10 a R$20 reais. (Preços podem variar)

Para que é indicado?

nistatina imagem da embalagem

A indicação da Nistatina vai depender da versão dela. Como pomada ela pode ser usada no tratamento da candidíase, tratar as assaduras e até combater as manchas de acnes no rosto. Já na versão em gel e oral ela pode ser usada para lidar com o conhecido sapinho na boca.

Nistatina pomada

Sua forma mais tradicional de tratamento na versão pomada, é como creme para tratar a candidíase vaginal nas mulheres. Esse problema é caracterizado por coceira vaginal, vermelhidão e inchaço na região, corrimento branco parecido com queijo cottage e dor nas relações sexuais.

Em gel

Em sua versão de gel, pode ser encontrada nas farmácias também pelos nomes de Micostatin ou Nidazolin. Ela costuma ser o mais indicado em casos de tratamento para sapinho em crianças ou adultos (sendo mais comum em bebês).

O aparecimento acontece em sistemas imunológicos mais baixos. É caracterizada por formação de placas na boca e manchas vermelhas, causando dor na língua e dificuldade para engolir.

Nistatina oral

A Nistatina oral é em versão líquida para bochechar e também é indicada para tratar o sapinho. Só que como o sabor é bem desagradável, costuma-se usar mais a versão em gel para que o tratamento seja mais tranquilo.

Saiva tudo sobre o medicamento chamado Fluconazol!

Como usar?

Nistatina frasco uso oral

Antes de começar qualquer tratamento, é importante ressaltar que você deve procurar um médico para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

  • Nistatina para candidíase (versão pomada)

Para tratamentos da candidíase, você deve aplicar via intravaginal a pomada com 1 aplicador cheio, 1 vez por dia (preferencialmente a noite), por 14 dias consecutivos.

  • Nistatina para sapinho (versão gel)

Antes da aplicação, é preciso escovar bem os dentes e a língua. Para bebês e idosos que não possuem dentes, deve-se limpar a gengiva, bochecha e língua com fralda de algodão úmida. Utilize uma gaze limpa enrolada no dedo indicador e coloque o gel. Aplique diretamente nas lesões da boca por 4 vezes ao dia. É indicado que o gel permaneça na boca o maior tempo que der, não devendo engolir.

  • Nistatina para sapinho (líquido)

A solução oral deve ser colocada na boca e bochechada conforme dosagem da recomendação médica. Deve-se manter na boca por um tempo antes de engolir.

Nistatina + óxido de zinco

Essa versão da pomada costuma ser indicada para tratar as assaduras em bebês (principalmente ligadas ao uso de fraldas). Além disso, pode também ser usada no tratamento de irritações nos órgãos genitais e nádegas, entre os dedos, nas axilas, nos seios ou em áreas que sofreram atrito.

Nistatina para assadura

É bem possível que junto da assadura, ocorra a infecção pelo fungo Candida. A fórmula do nistatina + óxido de zinco ajuda a eliminar o fungo, como também proteger e cicatrizar a pele da fricção. Para usar, você deve:

  • Limpar bem a pele na região coberta pela fralda para eliminar qualquer vestígio da urina e fezes.
  • Depois secar bem com uma toalha macia. Evite esfregar a toalha para não piorar a assadura.
  • Aplicar com cuidado a pomada em toda região que a fralda cobre.
  • É importante lavar bem as toalhas do bebê e fraldas de pano para evitar uma recontaminação. Lave com sabão de coco e sempre enxague bem.

Com esse tratamento, as assaduras costumam melhorar de 1 a 2 dias.

Nistatina no rosto

nistatina no rosto

Apesar de parecer estranho, devido os exemplos de recomendações da Nistatina acima, mas ela também pode ser usada no rosto. É usado para clarear manchas gerais na pele, como também manchas causadas pelas acnes. O medicamento ajuda a amenizar as manchas, deixando a pele mais uniforme.

Na hora de usar, é preciso lavar bem o rosto com sabonete e secá-lo. Então é só aplicar a pomada nas regiões que deseja e deixar o produto agir. Assim que a Nistatina estiver seca no rosto, você deve lavar e retirar todo o produto com sabonete. É importante que esse tratamento seja feito preferencialmente a noite. Se fizer de dia, não se exponha ao sol.

Quem não pode usar?

A Nistatina não deve ser usada por quem tem alergia aos componentes da fórmula, quem tem micoses sistêmicas ou diabetes.

Tem efeitos colaterais?

Na versão em pomada, pode causar sensibilidade, queimação, irritação e coceira na região. Na versão oral, pode causar problemas gastrintestinais, náusea, vômito, diarreia e urticária na pele. No caso dos efeitos, é indicado suspender o uso e se consultar com o médico.

É aprovada pela Anvisa?

Sim, a Nistatina tem aprovação da Anvisa.

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *