Noretisterona: Saiba para que serve, quem deve tomar as contraindicações e muito mais!

noretisterona

No artigo de hoje reunimos algumas informações importantes sobre o Noretisterona, de acordo com a sua bula eletrônica.

Apesar de o médico dar algumas explicações sobre o medicamento indicado, é comum a gente querer ter mais informações sobre ele antes ou durante o tratamento.

O Noretisterona é a substância química presente em um tipo de medicamento vendido com vários nomes comerciais diferentes, mas com a mesma indicação.

Veja a seguir para que serve o Noretisterona, como usar, se ele engorda e muito mais.

Saiba para que serve e quem pode tomar

noretisterona

O Noretisterona é um contraceptivo, ou seja, a sua recomendação mais comum é para a prevenção da gravidez, indicado especialmente para mulheres em idade fértil que não estejam grávidas, amamentando ou com intenção de engravidar. 

Esse medicamento também é indicado para outros distúrbios do ciclo menstrual e da fertilidade, como os que vamos citar abaixo:

  • amenorreia primária
  • amenorreia secundária
  • hemorragia uterina disfuncional
  • mastopatia crônica cística
  • algia pélvica
  • síndrome pré-menstrual
  • indução ou atraso da menstruação

Como usar Noretisterona?

Para a contracepção, o Noretisterona deve ser tomado diariamente e sempre no mesmo horário, sendo um comprimido por dia, inclusive durante a menstruação, ou seja, sem intervalo entre uma embalagem e outra.

Para os outros tratamentos que citamos anteriormente, o tempo de uso pode variar um pouco, de acordo com a indicação médica.

Nos casos de hemorragias disfuncionais, por exemplo, o uso deve ser feito durante 10 dias, mas o início do tratamento pode começar em momentos diferentes do ciclo menstrual, e por isso a indicação é seguir as instruções da bula ou do seu médico.

Para atrasar a menstruação em até duas semanas, a dosagem indicada é de 5 mg três vezes ao dia, começando pelo menos 10 dias antes do dia que seria o primeiro dia do ciclo menstrual.

Noretisterona + estradiol, o que é?

A combinação de dois hormônios femininos como o noretisterona (um progestágeno) e o estradiol (um estrogênio) está presente na maioria dos anticoncepcionais orais ou injetáveis.

Pode cortar a menstruação e ajuda a ganhar peso?

cortar a mesntruação

Sim. O Noretisterona é indicado para o tratamento dos distúrbios do ciclo menstrual e em casos de hemorragia uterina disfuncional, podendo cortar a menstruação, além de também ser usado para adiantar ou atrasar o ciclo menstrual, desregulando o calendário menstrual.

É muito comum as mulheres observarem uma variação de peso durante o uso de anticoncepcional, e como vamos falar a seguir, o aumento de peso é um dos efeitos colaterais do Noretisterona, mas assim como as outras reações adversas não acontecem em todos os casos e nem da mesma forma para todo mundo, não podemos considerar que o aumento de peso aconteça com todas as usuárias.

Noretisterona funciona mesmo?

Sim. Quando usado como contraceptivo, o índice de falha do Noretisterona durante o primeiro ano é de apenas 0,5% (quando usado rigorosamente como recomendado), e de cerca de 5% quando a paciente esquece ou atrasa a tomada do medicamento.

Os efeitos colaterais da Noretisterona podem causar aborto?

noreetisterona

Como todo medicamento, causa alguns efeitos colaterais não é diferente com esse, e os mais comuns são sangramentos fora do período menstrual, dor de cabeça, vômito, tontura, náuseas, sensibilidade nas mamas, cansaço excessivo e aumento do peso.

Como falamos, o Noretisterona é um contraceptivo, que funciona impedindo que aconteça uma gravidez indesejada, mas não é um medicamento abortivo, sendo inclusive contraindicado para mulheres grávidas.

É importante, no entanto, dizer que o Noretisterona está entre os medicamentos classificados como risco X, que são proibidos durante a gravidez porque podem causar má formação fetal ou aborto, assim como os medicamentos classificados como risco B, C e D.

Noretisterona injetável existe?

injetavel

Sim. O Noretisterona injetável tem a combinação de dois hormônios femininos: o enantato de noretisterona (um progestágeno) e o valerato de estradiol (um estrogênio), e deve ser aplicado mensalmente para a prevenção da gravidez. Assim como outros contraceptivos injetáveis.

Precisa de receita médica para poder comprar?

Sim. É um medicamento de prescrição, e por isso não pode ser adquirido sem receita médica (que não fica retida). 

Comprar o genérico, vale a pena?

Como falamos, o acetato de Noretisterona é uma substância ativa presente em medicamentos com nome comercial como Cliane, Micronor, Noristerat e Norestin, por exemplo, mas existem outros medicamentos com a mesma substância em sua composição.

Para ser um medicamento genérico, é preciso ter a mesma composição e a mesma indicação médica, e estar indicado com a letra G na embalagem.

Se você gostou desse post, diga para gente nos comentários!

 

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *