Óleo de babaçu: Para que serve? Como usar nos cabelos, pele e na alimentação!

óleo de babaçu

O óleo de babaçu é um excelente óleo essencial que possui propriedades que ajudam a melhorar a saúde do indivíduo e que pode ser utilizado para tratamentos de estética, pois é excelente para os cabelos e para a pele.

Para que você possa saber mais sobre esse óleo, continue conosco, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira!

Para que serve o óleo de babaçu?

babaçu

O óleo de babaçu que é um óleo extraído da palmeira de babaçu e que é muito repugnado por muitos agrícolas por ser encarado como uma praga tem por outro lado diversas funções com fins alimentícios e também para a produção de cosméticos, trazendo vários benefícios aos seus usuários.

Esse óleo serve para cuidar dos cabelos, sendo utilizado na fabricação de produtos específicos para isso, deixando os cabelos mais flexíveis, macios e saudáveis devido à sua ação antisséptica que combate infecções do couro cabeludo.

O óleo de babaçu também funciona como forma de tratamento para acnes e cicatrização de na pele, por conter propriedade anti-inflamatória e ação antimicrobiana que colabora com a regeneração das células e quando aplicado diretamente na pele, causa descamação que desobstrui os poros e favorece a formação de novas células saudáveis.

Ele também serve como um excelente antioxidante, devido a ser rico em vitamina E que traz resultados como o combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e que está diretamente ligado com os causadores de doenças degenerativas como Alzheimer e diversos tipos de câncer.

Quais as propriedades do óleo de babaçu?

O óleo de babaçu possui muitas propriedades que ajudam a trazer vários benefícios aos indivíduos, como propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antissépticas.

Como usar nos cabelos?

A utilização do óleo de babaçu nos cabelos é feita de duas formas, sendo elas:

  1. Utilizado como mistura no meio do creme capilar, misturando 100 gramas do creme capilar com uma colher de sopa do óleo e aplicando nos cabelos de duas a três vezes por semana.
  2. Aplicado diretamente nos cabelos quando ainda secos, deixando agir por cerca de uma hora e lavando o cabelo posteriormente com um shampoo e condicionador próprio para hidratação. Quem optar por aplicar o óleo de babaçu desta forma deverá usá-lo de uma a três vezes por semana.

Como usar na pele?

óleo de babaçu para a pele

Para usar o óleo na pele, a orientação é aplicar uma pequena quantidade do óleo nas mãos e a partir de movimentos circulares, aplicar em toda a região que deseja obter seus benefícios, deixando agir na pele por cerca de 30 minutos fazendo a devida higienização após utilizá-lo.

Para um tratamento ainda mais eficiente recomenda-se utilizar o óleo de babaçu antes de dormir deixando agir durante toda a noite, no entanto é de extrema necessidade que remova o óleo completamente do corpo antes de expor-se ao sol, pois este poderá causar queimaduras na pele, que invés de trazer benefícios, poderá resultar em mais complicações.

Pode ser usado na alimentação?

babaçu

O óleo de babaçu também é considerado um óleo saudável para a culinária, por isso ele pode ser utilizado na alimentação como substituto do óleo de soja.

Esse óleo possui vários benefícios quando é consumido na alimentação, como podemos destacar principalmente o controle dos níveis de açúcar no sangue, melhora do metabolismo, diminuição do mau colesterol e pode contribuir até mesmo para a saúde dos hormônios.

Como consumir?

Você poderá usar o óleo de babaçu para o preparo de vários pratos ou pode consumi-lo puro conforme sua preferência.

Se você desejar usar o óleo puro, o recomendado é que você consuma uma colher do óleo de 2 a 3 vezes ao dia. Mas se você preferir usá-lo no preparo de alimentos é necessário apenas que você use o óleo substituindo o seu tradicional óleo de cozinha.

O óleo de babaçu emagrece?

Ao usar o óleo de babaçu a pessoa conseguirá ter o seu metabolismo acelerado o que poderá fazer com que ela consiga perder os quilinhos indesejados.

No entanto, é importante dizer que não existem comprovações de que esse óleo possa ajudar no emagrecimento, mas ao usá-lo como substituto do óleo de cozinha ao preparar os seus alimentos, seguir uma dieta balanceada e fazer atividades físicas você conseguirá ter bons resultados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *