Óleo de Cártamo: Veja os principais benefícios desse poderoso óleo!

óleo de cártamo

De uns tempos para cá o uso de produtos naturais tem crescido muito no Brasil, já que eles estão se tornando cada vez mais acessíveis e também devido aos seus resultados bastante satisfatórios. Um desses que ganhou muito popularidade nos últimos anos é o óleo de cártamo, que possui propriedades bem interessantes e que podem até propiciar o emagrecimento. Foi pensando na versatilidade desse óleo que resolvemos escrever esse artigo! Continue lendo para saber mais!

Primeiramente, o que é o óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é um óleo vegetal, já que ele é extraído de uma planta que se parece muito com o nosso já conhecido açafrão. Trata-se de uma planta já usada há milhares de anos, principalmente em tinturas e tingimentos de tecidos. Porém, pesquisas mais aprofundadas revelaram outras propriedades desse óleo para a saúde, com uma composição muito especial e cheio de benefícios.

O óleo de cártamo é encontrado principalmente em forma de cápsulas, como um suplemento mesmo. Atualmente é fácil encontrá-lo em farmácias, lojas de produtos naturais e lojas voltadas para suplementação. Também é possível comprar o óleo de cártamo pela internet.

É possível que você encontre o óleo de cártamo na sessão de suplementos emagrecedores.

Benefícios e composição do óleo de cártamo

Os benefícios do óleo de cártamo estão diretamente relacionados a sua composição muito especial.

A primeira coisa é a presença de ômega 6 e ômega 9, que são ácidos graxos muito importantes para o bom funcionamento do corpo e possuem ação antioxidante, além de serem aliados do sistema nervoso e do sistema cardiovascular. Além disso ele também possui Vitamina E, que possui ação antiinflamatória, protege o cérebro, e também possui propriedade antioxidante. Ele também possui as Vitaminas A e E. Alguns estudos já mostraram ação anticancerígena na Vitamina A.

Dentre os seus principais benefícios podemos destacar dois muito importantes:

Ação antioxidante

Como você leu anteriormente, o óleo de cártamo possui em sua composição vitaminas que possuem grande ação antioxidante, e por isso esse é um dos principais benefícios dele, principalmente graças a presença de Vitamina E. Talvez você ainda não saiba, mas a ação antioxidante garante um atraso no envelhecimento das células, ou seja, as protegem, mantendo-as saudáveis. Isso acontece graças a eliminação de radicais livres. Além disso, pesquisas já indicaram que a ação antioxidante de determinadas substâncias pode até prevenir o câncer.

Protege o sistema cardiovascular

Essa também é uma ação importante do óleo de cártamo, já que ele ajuda a reduzir o mau colesterol e aumentar o bom colesterol. Isso é especialmente importante para que já quem possui diagnóstico de pressão alta, o que possui histórico familiar de infarto, diabetes, etc.

Emagrecimento

Por fim, não poderíamos deixar de falar do emagrecimento! Apesar de ser uma questão ainda bastante discutida pelos médicos, já foram observados esses efeitos sobre o óleo de cártamo, e alguns profissionais como nutricionistas receitam sim esse produto com o objetivo de perda de peso. Ainda sobre o emagrecimento é importante falar que ele oferece sensação de saciedade, o que te faz comer menos nas refeições.

Veja também um vídeo sobre o assunto e saiba mais:

Gostou de saber mais sobre o óleo de cártamo? Então compartilhe esse vídeo nas suas redes sociais!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *