Óleo essencial de copaíba: Qual sua composição? Como usar? Quais são os benefícios? Veja!

Os óleos essenciais vêm ganhando muito espaço e despertando a curiosidade de muitos brasileiros, a maioria deles desejando experimentar as maravilhas proporcionadas pela aromaterapia. Entretanto, muitos destes óleos ainda são desconhecidos pela população, embora possuam propriedades medicinais surpreendentes. Este é o caso do óleo essencial de copaíba, extraído de uma planta medicinal bastante conhecida pelos nossos antepassados!

Se esta é a primeira vez que você ouve falar do óleo essencial de copaíba nós sugerimos que você leia o artigo na íntegra e se prepare para se encantar por este produto!

Óleo essencial de copaíba: O que é?

O óleo essencial de copaíba é produzido a partir da resina retirada das árvores copaíferas (de nome científico “Copaifera langsdorffii” e popularmente chamada de “copaíba”). Esta resina é submetida a um processo de destilação a base de vapor, dando assim, origem ao óleo.

Embora a planta seja rica em propriedades medicinais, a fabricação de um óleo essencial de copaíba de alta qualidade e que realmente promova todos os resultados prometidos depende de uma mistura de material de 4 diferentes copaíferas.

São elas:

  • Copaífera officinalis
  • Copaífera coriácea
  • Copaífera reticulata
  • Copaífera langsdorfii

A mistura destes 4 tipos de planta proporciona a otimização dos mecanismos de ação do óleo, fazendo com que você utilize um produto capaz de beneficiar seu corpo de forma muito mas eficaz! Portanto, esteja atento a este detalhe na hora de adquirir o seu óleo essencial de copaíba, certo?

Composição

óleo essencial de copaíba no frasco

Como mencionado anteriormente, um óleo essencial de copaíba de boa qualidade apresenta o material de 4 diferentes copaíferas, mas o componente principal do óleo é chamado de beta cariofileno.

Esta substância faz parte da classe dos canabinoides, o que também é encontrado na maconha, geralmente utilizada medicinalmente para obter efeitos anti-inflamatórios, anticonvulsivos e ansiolíticos, porém, existem os efeitos colaterais como desorientação e fome. Mas calma aí, você não vai ter nenhum efeito parecido com os comumente sentidos por usuários desta erva.

Isso porque existe uma diferença entre os beta cariofilenos do óleo de copaíba e o presente na maconha e basicamente, os presentes no óleo essencial de copaíba proporcionarão os mesmos efeitos medicinais, porém sem efeitos colaterais e com uma eficácia muito maior.

Óleo essencial de copaíba na aromaterapia

Quem busca a aromaterapia geralmente se beneficia da terapêutica existente na composição e de suas propriedades positivas para a saúde física, entretanto, o âmbito emocional e psicológico também é estimulado.

O óleo essencial de copaíba estimula a clareza mental e espiritual, conexão com o universo e com o próprio ser e a dignidade.

Através do uso do óleo, o indivíduo sai de vibrações inferiores comumente presentes quando alimentamos sentimentos como medo, autodepreciação, vergonha, tristeza e começa a se reconectar com sua essência divina, perdoando a si próprio e a quem quer que o tenha magoado. Sem dúvidas, este é o óleo da renovação pessoal!

Benefícios do óleo essencial de copaíba

O óleo essencial de copaíba é mais uma prova de que a natureza nos proporciona os elementos necessários para nos manter saudáveis.

Utilizado pelos nativos da floresta amazônica como agente bactericida ou analgésico, este óleo atraiu o interesse da comunidade científica que conseguiu comprovar diversos outros benefícios à saúde humana.

Conheça os principais:

Poderoso anti-inflamatório: Quando falamos em fármacos anti-inflamatórios tradicionais, logo devemos ter em mente uma série de efeitos adversos, o que é esperado se tratando de medicamentos.

Entretanto, o óleo essencial de copaíba surge como uma opção totalmente natural e sem efeitos colaterais significativos. Um estudo feito com camundongos conseguiu apontar uma redução extraordinária no processo inflamatório causado pela artrite reumatoide, reafirmando o poder medicinal existente no óleo.

Melhora o aspecto da acne: Devido às suas propriedades adstringentes o óleo essencial de copaíba é um excelente aliado contra a acne. Em um estudo realizado com indivíduos que sofriam com acne, os indivíduos que trataram o problema com o óleo apresentaram uma redução significativa na quantidade de acne no rosto, em comparação com o grupo placebo.

Além disso, o óleo essencial de copaíba também estimula a produção de colágeno e reduz linhas de expressão! Perfeito, não é?

Combate o câncer: Devido a ação do Beta-Cariofileno presente no óleo essencial de copaíba é possível obter um efeito anticancerígeno através do consumo do produto.

Este benefício foi descoberto e comprovado através de um estudo onde o Beta-Cariofileno foi administrado juntamente com uma medicação padrão para o tratamento do câncer.

Os resultados indicaram que o Beta Cariofileno potencializou o efeito da medicação de forma considerável, tornando a eliminação de células cancerígenas mais eficaz.

óleo essencial de copaíba

Atua como neuroprotetor: Após incidentes que danificam o sistema nervoso central (como AVC, ou traumas cerebrais) é comum que ocorra uma resposta inflamatória consideravelmente grande na área cerebral. E é aí que o óleo essencial de copaíba entra!

Em um estudo realizado com animais foi possível identificar um efeito protetor do sistema nervoso central após a administração do óleo de copaíba, devido à regulação que o mesmo promove na resposta inflamatória após os danos neurológicos!

Além disso, outro estudo conseguiu evidenciar um efeito protetor contra a doença de Parkinson além de uma forma de ajudar a tratar a doença após ela se estabelecer.

Efeito analgésico: Sim, o óleo essencial de copaíba pode ser efetivo contra dores! Esta descoberta foi descrita em um estudo onde o Beta-Cariofileno foi administrado juntamente com outra substância natural chamada ácido docosa-hexaenóico, onde o resultado foi extremamente satisfatório quanto à redução da dor.

O óleo essencial de copaíba também se mostra eficiente para manter o fígado e coração saudáveis, para eliminar a retenção hídrica, fortalecer o sistema imunológico, ajudar o sistema respiratório a funcionar melhor, favorecer a digestão e tratar feridas na pele.

Ou seja: este óleo é indispensável para manter o cuidado da saúde!

 Como usar?

óleo essencial de copaíba

Um óleo com propriedades tão amplas e distintas não poderia ser utilizado apenas de uma forma, não é? Pois bem, o óleo essencial de copaíba pode ser utilizado de 3 maneiras: De forma tópica, por inalação ou ingestão.

Abaixo você descobre qual a melhor forma de utilizar o óleo de acordo com a sua necessidade:

Uso tópico

  • Dores ou inflamações no corpo
  • Psoríase
  • Tendinite
  • Eczema
  • Pele seca
  • Queimaduras na pele, bolhas ou picadas de insetos
  • Câimbras
  • Dores de cabeça

Uso por inalação (com difusor)

  • Distúrbios do sono
  • Aromaterapia (para tratar ansiedade, medos, estresse e depressão)

Ingestão

  • TPM
  • Processos inflamatórios
  • Câncer
  • Retenção hídrica
  • Doenças respiratórias
  • Em caso de infecção com bactérias, fungos ou vírus
  • Enjoos e vômitos
  • Dores de garganta
  • Infecção intestinal
  • Pressão alta
  • Artrite

Lembre-se de consumir o óleo apenas se o mesmo apresentar CPTG (certificado de pureza testado e garantido) para que você tenha certeza que está consumindo um produto totalmente puro.

Também é importante lembrar que você deve sempre consultar seu médico para avaliar sua saúde e tratamentos, principalmente em casos de doenças mais graves.

Algumas pessoas relatam alergia quando passam o produto diretamente na pele, portanto, uma boa dica é diluí-lo em algum hidratante da sua preferência antes de aplicá-lo na pele, certo?

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *