Óleo essencial de olíbano: O que é? Como usar? Quais são os componentes? E benefícios? Respondemos suas dúvidas!

Os óleos essenciais se tornaram uma alternativa natural para promover a saúde emocional e psicológica de milhares de pessoas, e os efeitos sentidos através do seu uso na aromaterapia são realmente impressionantes.

O que muitas pessoas não sabem, é que estes óleos também apresentam propriedades medicinais extraordinárias, podendo prevenir e até mesmo tratar diversos problemas de saúde.

Um exemplo de óleo extremamente benéfico à saúde é o óleo essencial de Olíbano. Talvez você nunca tenha ouvido falar a respeito dele, mas acredite: Depois de ler este artigo você nunca mais o esquecerá! Leia este texto na íntegra e descubra todas as maravilhas que o óleo essencial de Olíbano pode fazer por você!

O que é?

Produzido a partir de um processo de destilação à vapor da resina do olíbano, material retirado da sua árvore de origem, a Boswellia Carterri.

Após a obtenção do óleo, o mesmo libera um perfume fresco, adocicado e com um efeito calmante e relaxante, porém sem causar sonolência e sedação características observadas em outros óleos essenciais, como o óleo de lavanda, por exemplo.

Entre todos os óleos essenciais existentes o óleo essencial de Olíbano é o mais valorizado entre os adeptos destes produtos, isso porque o óleo essencial de olíbano carrega em sua bagagem histórica um fato de cunho religioso.

Segundo achados escritos, este óleo foi um dos presentes recebidos por ninguém menos que o Menino Jesus, no dia do seu nascimento. Presente este concedido por conta das suas propriedades medicinais, previamente conhecidas pelo povo local.

Além disso, este óleo costumava ser muito utilizado por outras civilizações como, gregos, hindus, egípcio, muçulmanos, budistas, romanos e hindus.

Para que se obtenha um óleo puro e totalmente efetivo medicinalmente é necessário que o óleo essencial de Olíbano seja composto por uma mistura entre os materiais retirados de 5 tipos distintos de Boswellia (os 5 únicos tipos existentes).

Como é de se imaginar, devido ao grande potencial curativo presente neste óleo e a falta de cuidado com as florestas, as árvores de Boswellia entraram para a lista de plantas ameaçadas de extinção, o que nos sinaliza a importância de manter uma produção e consumo sustentáveis.

Óleo essencial de olíbano na aromaterapia

óleo essencial de olíbano

O óleo essencial de Olíbano tem o poder de proporcionar sentimentos de iluminação, serenidade e conexão espiritual.

Quem utiliza este óleo na aromaterapia passa a sentir com o passar do tempo, a necessidade de se livrar de sentimentos com vibrações negativas, como mentiras, raiva e pessimismo e passa a vibrar em sintonia com a verdade, luz, sabedoria e conexão com o universo, o que sem dúvidas agrega muito à saúde mental e espiritual do indivíduo, visto que já foi cientificamente comprovado que sentimentos causadores de emoções ruins podem ser precursores de doenças.

Basicamente, o óleo essencial de olíbano vai mudar a sua vida para melhor mental e espiritualmente!

Leia também tudo sobre o óleo de rícino e porque usá-lo!

Componentes

A composição do óleo essencial de olíbano pode variar de acordo com a marca do produto, entretanto, alguns componentes são comumente encontrados no óleo puro. São eles:

  • Acetato de Incensole: Atua como anti-depressivo
  • Limoneno: Potente antioxidante
  • A-Thujene: Age combatendo inflamações
  • A-Pineno: Atua como antimicrobiano, broncodilatador e anti-inflamatório
  • A-Felandrene: Poderoso antimicrobiano

 Benefícios do óleo essencial de olíbano

O óleo essencial de olíbano é dotado de inúmeros benefícios à saúde humana, conheça os principais:

Pode combater o câncer: Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para certificar o óleo essencial de Olíbano como anticancerígeno, os estudos realizados até o momento são realmente animadores.

Existem evidências de que o óleo ajuda a eliminar células cancerosas da próstata, reduziu a proliferação e induziu morte de células cancerosas cerebrais (glioblastoma) e danificou proteínas celulares de tumores colorretais, além de inibir o crescimento das células cancerígenas.

Mesmo que o óleo essencial de olíbano ainda não seja indicado como uma forma de tratamento, ele se mostra promissor nesta área, e sem dúvidas é uma alternativa caso não haja os recursos tradicionais de tratamento disponíveis.

É importante frisar que, de forma alguma você deve abandonar os fármacos do seu tratamento para utilização do óleo de forma exclusiva. Siga sempre as orientações do seu médico.

Age como anti-inflamatório: O óleo essencial de olíbano apresenta um poderoso efeito anti-inflamatório, sendo assim muito útil nos tratamentos contra inflamações articulares, tendinites, artrite e até mesmo inflamações mais sérias, como as ocasionadas por traumas encefálicos, conforme descrito em estudo, o que reforça a teoria de que o óleo também pode garantir efeitos neuro protetores.

óleo de olíbano benefícios

Previne o Alzheimer: Segundo estudo, o óleo essencial de Olíbano atua como preventivo para o desenvolvimento da doença de Alzheimer e como tratamento de doenças cerebrais degenerativas, juntamente com as medicações tradicionais.

Melhora a saúde bucal: O óleo essencial de Olíbano ajuda a manter a saúde bucal em dia, eliminando bactérias e melhorando quadros de gengivite, conforme descrito em estudo.

Promove a saúde do coração: O óleo essencial de Olíbano também te ajuda a manter seu coração saudável! Ele atua no organismo regulando os níveis de LDL (“colesterol ruim”) e HDL (“colesterol bom”), evitando que o indivíduo desenvolva problemas sérios, como por exemplo, a aterosclerose.

Este efeito foi descrito em um estudo direcionado à pacientes com Diabetes tipo 2, se mostrando efetivo para este público em especial.

Mantém a pele bonita: Graças ao seu efeito antimicrobiano e bactericida, o óleo essencial de Olíbano trata espinhas e feridas cutâneas com bastante eficácia.

Além disso, o óleo também promove a elasticidade do tecido, maior produção de colágeno e trata rosácea e manchas. Sem dúvidas mais um produto para adicionar à sua rotina de beleza!

Além dos efeitos benéficos descritos, o óleo essencial de Olíbano também facilita a digestão, fortalece o sistema imunológico, melhora a qualidade do sono e parece ter um efeito positivo sobre o sistema hormonal e fertilidade.

Por isso, afirmamos sem dúvidas: Este óleo é extremamente positivo para sua saúde e te ajuda a manter seu corpo em equilíbrio!

Como utilizar?

O óleo essencial de Olíbano pode ser utilizado na forma de ingestão (3 a 5 gotas diluídas em 500ml de água), por inalação (utilizando um aromatizador ou spray) ou então de forma tópica (geralmente diluído em um óleo carreador). As indicações para cada forma de uso são:

Uso tópico

  • Uniformização do tom da pele
  • Acne
  • Rosácea
  • Picada de insetos
  • Olheiras
  • Caspa
  • Cabelos secos
  • Cicatrização de cortes
  • Estrias
  • Rugas

Uso por inalação e ingestão

  • Melhora de inflamações
  • Doenças neurológicas
  • Prevenção do câncer
  • Ansiedade
  • Stresse
  • Depressão
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Dores nas articulações
  • Convulsões
  • Saúde emocional
  • Problemas respiratórios
  • Lesão cerebral

É importante que ao adquirir o produto você se certifique de que o óleo se trata do óleo essencial de Olíbano verdadeiro, composto pelo material das 5 Boswellias, como mencionado anteriormente.

Evite opções com a descrição “essência” ou “fragrância”, pois estas não apresentam as propriedades e segurança para o uso que o original proporciona.

E lembre-se: Embora trate-se de um produto totalmente natural, consulte sempre seu médico para avaliar sua saúde antes de utilizar qualquer óleo essencial, certo?

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *