Queratina: O que é? Quais alimentos contém? Quais os benefícios?

queratina

A queratina é uma proteína fundamental para manter a saúde dos cabelos e unhas e para fazer com que eles fiquem sempre bonitos, saudáveis e com bom crescimento. Mas nem sempre nosso corpo possui a quantidade necessária e por isso, é fundamental que nós façamos uso desta proteína.

Você sabe o que é e para que serve a queratina? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo sobre ela!

O que é a queratina?

Trata de uma proteína fibrosa natural do corpo humano que está presente em diversas partes do nosso corpo, como nos cabelos e unhas por exemplo.

Ela é formada por aminoácidos e representa cerca de 90% dos fios de cabelo, sendo responsável pela integridade dos cabelos. Desas forma, é utilizada de diversas formas em tratamentos capilares em salões de beleza, funcionando como uma proteção e também forma de preenchimento de falhas ocasionadas por processos químicos, ou mesmo deficiência genética.

queratina cabelos

Para que serve?

A exposição excessiva ao sol e a agentes químicos como tintas, alisamentos, chapinha e secador, resultam em quebras químicas nos cabelos. Assim, faz com que as camadas mais internas dos fios fiquem mais expostas e resultem em perda de nutrientes, água e a própria queratina. Isso resulta, cabelos sem brilho, quebradiços e com elasticidade prejudicada.

Então, para recuperar os fios e manter as madeixas lindas e hidratadas se utilizam de diversas formas de tratamento para reposição da queratina. Como por exemplo, selagem, hidratação fotônica e a nanoqueratinização

Porém, assim como tudo em excesso é prejudicial, com a queratina não é diferente, especialistas recomendam o seu uso com cautela. Pois, se usado em excesso, poderá acarretar em fios enrijecidos, ressecados, opacos e quebrados, fazendo com que ocorra a perda de movimentos naturais do cabelo.

E a queratina líquida?

A queratina líquida é uma das formas de se obter a proteína em uma versão purificada e isolada. Possui moléculas responsáveis pela proteção de cada fio de cabelo, promovendo a penetração no córtex capilar e resultando em uma hidratação natural com brilho e maciez.

Normalmente é uma forma de tratamento utilizada para recuperar fios de cabelo. Aqueles foram expostos a reações químicas ou a fatores externos, como a água do mar, cloro e sol, devolvendo a vitalidade e a força dos fios.

Para utilizá-la é bem simples, basta acrescentar diretamente sobre o couro cabeludo ou adicioná-la em produtos como cremes e máscaras de hidratação Deixe agir normalmente como pede cada produto e depois é só remover com água corrente.

Em gel

A queratina em gel serve para tratar dos mesmos problemas que trata a líquida. Porém, por ter uma consistência mais densa a queratina em gel age nos fios de dentro para fora com uma absorção bem mais lenta do que a queratina líquida. Por isso, é essencial secar e pranchar o cabelo após o tratamento, pois só assim os filhos irão absorver as proteínas adequadamente.

Portanto, para utilizá-la é necessário lavar os cabelos com shampoo e retirar todo o excesso da água com ajuda de uma toalha. Em seguida, é necessário aplicar o produto por toda a extensão dos fios e aguardar 15 minutos.

Sem enxaguar escove e pranche o cabelo de forma semelhante a escova progressiva, é necessário também não lavar os cabelos durante 3 dias.

Queratina Fina flor

queratina líquida

A queratina Fina flor é excelente para os cabelos. Assim, se você está em busca de um produto que realmente vai trazer os resultados esperados, essa é uma das melhores marcas para te atender.

Se você comprar esse produto, é fundamental que você use-o corretamente conforme as orientações da embalagem para obter o efeito desejado.

Alimentos que contém queratina

Também é possível obter a queratina através da ingestão de alguns alimentos, como:

  • Frango
  • Carne vermelha
  • Feijão
  • Ovos
  • Couve
  • Aspargos
  • Carne de porco
  • Peixe
  • Cereais integrais
  • Couve-flor
  • Legumes

Acrescente esses alimentos em sua dieta e a produção de queratina em seu corpo será muito maior.

Realmente protege a pele?

Mais um dos benefícios da queratina é que ela também ajuda a proteger a pele, por isso é essencial que a pessoa tenha sempre uma boa produção dessa proteína no corpo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *