Terçol: Saiba as causa e como prevenir essa inflamação!

O terçol é uma inflamação muito comum no verão, e se parece com uma pequena espinha ou furúnculo bem rente à pálpebra. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas por terçol (ainda que as crianças sejam mais propensas), e apesar de não ser um tipo de infecção bacteriana grave, pode ser bastante incômodo, por isso reunimos informações e dicas importantes para você conseguir prevenir ou tratar  essa inflamação quando se deparar com um ao acordar.

O que é terçol?

O terçol é uma infecção bacteriana que se manifesta em forma de um inchaço vermelho na base dos cílios, nas pálpebras. Você também pode ouvir dizer que o terçol é uma inflamação das glândulas sebáceas (também conhecida como glândula de Zeis, glândula de Moll ou glândula de Meibomian), e ambas as explicações estão corretas, porque existem várias causas do terçol, como veremos a seguir.

O terçol pode ser externo ou interno. O terçol externo tem um ponto amarelado (como uma espinha) rente à pálpebra, e costuma drenar espontaneamente e em menos de uma semana. O terçol interno aparece mais afastado da borda da pálpebra e é todo vermelho, demorando até 10 dias para secar completamente.

Como surge o terçol?

A causa mais comum é via proliferação de bactérias como a espécie estafilococos (Staphylococcus aureus), mas existem outras formas de surgir um terçol, como o estresse, mudanças hormonais e inflamações crônicas no olho (blefarite). Esfregar os olhos com as mãos sujas e fazer uma higiene inadequada também podem causar  essa inflamação.

Sintomas do terçol

As principais características são o  inchaço avermelhado nas pálpebras, bem rente aos cílios, mas outros sintomas também podem ajudar no diagnóstico:

  • Sensibilidade à luz;
  • Incômodo ou dor ao piscar os olhos;
  • Coceira, formigamento, ardência ou dor na região afetada;
  • Presença freqüente de remela;
  • Lacrimejamento e sensação de “areia nos olhos” constante;
  • Visão borrada;
  • Secreções no olho afetado

Qual é o tratamento

O tratamento para essa inflamação consiste basicamente na limpeza da área afetada com soro fisiológico ou sabonete neutro e técnicas para diminuir o inchaço e acelerar a drenagem do abscesso.

O terçol pode durar por até uma semana e geralmente desaparece sozinho, mas existem algumas formas de tratar o terçol e fazer com que você se livre desse incômodo em menos tempo.

É importante dizer que não se deve tocar, apertar, esfregar ou perfurar o terçol, pois isso pode disseminar a infecção e danificar as glândulas lacrimais. Veja como fazer o tratamento para terçol:

  • Umedeça um pano limpo em água morna e coloque sobre a pálpebra infectada por 10 minutos. Umedeça o pano novamente e repita até a água esfriar, pois a compressa quente ajuda a diminuir o inchaço e acelera a drenagem;
  • Ferva uma xícara de água com uma colher de sementes de coentro. Coe, deixe esfriar e use o líquido para limpar a área atingida com algodão três vezes ao dia;
  • Coloque uma bolsinha de chá morna sobre a área do terçol por 10 minutos;
  • Coloque uma rodela de tomate fresco ou de pepino sobre a área afetada, pois ajuda a reduzir a inflamação e a dor.

O tratamento para terçol também pode ser feito com pomadas oftalmológicas antibióticas, e em alguns casos o uso de analgésicos como o Paracetamol também é recomendado.

Em alguns casos mais avançados, é indicada a realização de uma pequena incisão cirúrgica para drenar o terçol.terçol

 

Cuidados com o terçol

Além das dicas que já demos, você precisa tomar alguns cuidados, como lavar a área com sabonete neutro ou anti bacteriano, não usar maquiagens ou qualquer outro cosmético e evitar tocar os olhos, principalmente se as mãos não estiverem bem lavadas. Também é indicado não usar lentes de contato até que o terçol seque completamente.

Terçol é contagioso?

A forma mais comum de contágio do terçol é passar de um olho para o outro, quando a pessoa coça o olho infectado e passa no outro olho sem lavar as mãos corretamente.

O contágio para outras pessoas acontece quando objetos como óculos e lenços que tiveram contato com o terçol são compartilhados.

Como prevenir

Só existem duas formas de prevenir o terçol. A primeira é evitar mexer nos olhos com as mãos sujas e garantir uma higiene adequada no local, e a segunda é sempre retirar a maquiagem antes de dormir.

 

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *