Tibolona: Saiba o que é, quem deve tomar e onde comprar mais barato!

menopausa

No artigo de hoje vamos falar da Tibolona, que é um medicamento indicado para a terapia de reposição hormonal (TRH).

A menopausa é um período que as mulheres enfrentam vários problemas e precisam lidar com vários sintomas comuns, mas bastante incômodos e que podem prejudicar a qualidade de vida da mulher, e por isso exige alguns cuidados especiais.

Veja a seguir para que serve a Tibolona, como usar e as principais reações adversas que esse medicamento pode causar e outras informações importantes que você precisa saber sobre esse hormônio sintético.

Saiba para que serve e quando é indicado tomar!

remedio

A Tibolona é um medicamento usado no tratamento dos transtornos da menopausa (natural ou cirúrgica), como fogachos, sudorese, irritabilidade, atrofia da mucosa urogenital, diminuição da libido e da prevenção da perda óssea pós-menopausa.

A Tibolona é indicada para tratar os sintomas da menopausa causados pela deficiência do hormônio feminino (estrogênio), que prejudica a qualidade de vida das mulheres.

O uso da Tibolona também pode ajudar a prevenir a osteoporose e diminuir o risco de fraturas no período pós-menopausa.

As mulheres com menopausa natural devem começar o tratamento até 12 meses depois da última menstruação, e as mulheres que passaram por cirurgia que causou a menopausa artificial devem começar o tratamento imediatamente após a cirurgia.

Saiba o que tem na bula e qual é a composição da Tibolona

A bula do Tibolona é o documento oficial desse medicamento, e a sua versão online disponibilizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi consultada para fazer esse artigo.

Na bula, o fabricante informa que esse medicamento é contraindicado para mulheres com alergia à substância ativa (Tibolona) e durante a gravidez e lactação, e por mulheres que ainda estejam em idade fértil, com possibilidade ou vontade de engravidar.

O fabricante também cita na bula os principais efeitos colaterais e fala como tomar a Tibolona, e também vamos dar essas informações a seguir.

Se você ainda tiver dúvidas além dessas que esclarecemos, a bula da Tibolona pode te dar outras informações importantes sobre esse medicamento.

A Tibolona é a substância ativa usada para a reposição hormonal, e cada comprimido contém 2,5 mg de tibolona e excipientes (lactose anidra, celulose microcristalina, amido glicolato de sódio e estearato de magnésio).

Veja os efeitos colaterais da Tibolona

tibolona

Os efeitos colaterais mais comuns durante o uso da Tibolona são:

  • Dor abdominal
  • Aumento de peso
  • Sangramento vaginal (pequenos escapes)
  • Dor mamária
  • Prurido vaginal
  • Crescimento anormal de pelos
  • Aparecimento de acnes
  • Enxaqueca
  • Coceira na pele
  • Retenção de líquidos
  • Dor muscular e nas articulações

Tibolona ajuda a emagrecer?

emagrecimento tibolona

Alguns medicamentos podem causar variação de peso, e essa é uma preocupação para muitas mulheres.

Como dissemos no tópico que apresentamos as reações adversas desse medicamento, a Tibolona pode causar o aumento de peso. A informação do fabricante é que essa reação pode acontecer em cerca de 1% a 10% das mulheres que usam a Tibolona, sendo uma reação comum.

Vale lembrar, no entanto, que esse percentual é muito pequeno, e que se a variação de peso for uma questão importante pra você, deve ser conversada com o seu médico, que vai avaliar se esse é o melhor medicamento para o seu caso.

Tibolona pode aumentar os níveis de glicose?

Um estudo realizado com mulheres diabéticas mostrou que o tratamento com a tibolona poderá diminuir a tolerância à glicose e aumentar a necessidade de insulina e de outros agentes hipoglicemiantes.

Por qual peço comprar? E como tomar corretamente!

Como falamos, a Tibolona é a substância ativa usada em alguns medicamentos, e por isso o preço pode variar bastante, de acordo com o fabricante e a sua localização geográfica, além da farmácia, que pode cobrar um valor maior ou menor que a concorrência.

Um medicamento genérico vendido em embalagens com 28 comprimidos de 2,5 mg, e por isso também pode variar o preço de acordo com o laboratório que vaira de R$23,90 a R$62,85. 

O fabricante recomenda tomar um comprimido do medicamento por dia, sempre no mesmo horário e com um pouco de líquido.

É importante dizer que a dosagem pode variar de acordo com a orientação médica, podendo ser de 1,25 mg (meio comprimido) ou 2,5 mg (um comprimido inteiro) por dia, e que os resultados são melhores quando o tratamento dura em torno de 3 meses.

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *