Unha encravada: Descubra de uma vez por todas o que fazer!

unha encravada

A unha encravada é um problema que praticamente todo mundo já passou na vida. Ela dói, fica vermelha, sai pus, enfim, é um constrangimento total para quem já teve essa experiência. Porém, apesar de ser muito comum, poucas pessoas sabem a forma correta e eficiente de tratar a unha encravada.

Nos tópicos a seguir você vai aprender a se livrar da unha encravada de uma vez por todas com rapidez e sem causar nenhum mal para a sua saúde. Confira tudo isso e muito mais nos próximos tópicos!

O que fazer com a unha encravada?

 Existem diversas causas de unha encravada e cada uma delas é tratada de um jeito diferente. A sua unha pode encravar por conta da diabetes, por exemplo. Para isso, é necessário tratar a doença para que esse problema desapareça. As outras formas paliativas não vão servir.

O mais comum é que a unha encravada seja causada por algum tipo de infecção que surgiu graças a um machucado criado pela própria unha ao ser mal cortada ou pelo simples fato da bactéria se alojar nessa região do corpo da pessoa.

O melhor tratamento para acabar com ela é com antibiótico. Ele vai agir rapidamente, na maior parte das vezes em um dia, com um comprimido, a pessoa já se livra do problema.

Porém, para conseguir o tratamento adequado é preciso ir ao médico, pegar uma receita e tudo mais. Muita gente prefere fazer o tratamento por conta própria, em casa, para não precisar ir ao médico por conta de uma simples unha encravada.

Se você for essa pessoa, existem tratamentos alternativos que não fazem um efeito imediato, mas podem ajudar a melhorar a infecção com uma certa celeridade.

pé

Unha encravada na mão

 O mais comum é a unha encravada no pé, mas ela também pode acontecer na mão, principalmente em pessoas que têm mania de roer as unhas. No caso da mão, normalmente em alguns dias já cura, nem dá pus na maior parte das vezes.

Para aliviar os sintomas e fazer com que esse tratamento se agilize, o ideal é deixar sua mão de molho por alguns minutos na água morna, todos os dias, umas três vezes por dia. Vai amolecer a pele, a cutícula, a própria unha e facilitar a recuperação.

Com larvas

 A unha encravada que não é tratada, não é higienizada e a infecção se prolifera pode causar a morte de algumas carnes próximas a essa unha e fazer com que larvas apareçam naquele lugar. Essa é uma situação extrema, claro, e que precisa ser levada ao médico com urgência.

Ele vai ter que fazer uma limpeza profunda na pele, eliminar essas larvas, o pus, te dar um forte antibiótico e talvez até fazer uma mini cirurgia para te livrar desse problema de saúde.

Unha encravada precisa de cirurgia?

Vai depender do estágio da sua unha encravada. Como o fato dela estar com larvas, muito infeccionada, pode ser sim que a solução mais eficaz seja uma pequena cirurgia que retire a infecção e adiante o tratamento para você se curar do problema.

Isso só ocorre em casos bem mais graves, quase nunca é indicada a cirurgia como forma de tratamento para a unha encravada.

unha encravada em bebês

Em bebê

 Bebês, crianças também podem ter problemas de unha encravada. A maior parte dessas situações ocorre porque os pais cortaram errado a unha dos filhos. Por isso, muito cuidado com isso. Faça os cortes certos, nada fundo demais, rodeando o dedo com precisão, para evitar que a unha cresça de forma equivocada e gere a inflamação e depois a infecção.

No caso de bebês e crianças, o ideal é ir ao médico e fazer o tratamento certo. Não tente curar por conta própria, porque você pode piorar a situação.

A unha encravada melhora sozinha?

 Sim, a maior parte sara sozinha sem a necessidade de fazer nada, só esperar que a unha cresça e adquira seu formato ideal novamente. Porém, se tiver muito inflamado, com pus, dor, latência e outros sintomas, o ideal é você tratar e da maneira certa que é indo ao médico e tomando antibiótico.

Água morna

 A água morna ajuda na agilidade para a cura da unha encravada. Ela pode ser usada em qualquer situação em adultos. No caso de crianças e bebês, o melhor é seguir exatamente o que o médico disser.

Quais os sintomas da unha encravada?

 Os sintomas mais comuns da unha encravada são a dor no local, a latência, a vermelhidão, pus e pode até dar febre no caso da infecção ser um pouco mais grave.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre como tratar a unha encravada, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *