Dieta Dukan: descubra se ela funciona de verdade ou se é apenas mais um mito!

É bem comum aparecerem novas e diferentes dietas que prometem mudar a vida das pessoas e deixá-las com corpos magros e malhados. Uma das que vem fazendo muito sucesso atualmente é a chamada dieta Dukan, mas será que ela realmente funciona?

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é esse regime, para que ele serve, se funciona ou não e muitas outras informações. Veja!

O que é?

dieta dukan

A dieta Dukan é uma técnica antiga de emagrecimento e fortalecimento dos músculos criada por um médico chamado Pierre Dukan. Ele redigiu um livro que conta como funciona esse regime e então ele passou a ser utilizado por várias pessoas em todo mundo.

Mais precisamente no início dos anos 2000, a Dukan fez um sucesso gigantesco e começou a ser seguida por celebridades do mundo inteiro e pessoas comuns que também buscavam o corpo dos sonhos.

A dieta é divida em 4 fases e é feita com base em uma alimentação muito rica em proteínas. Ela é muito criticada por especialistas, pois pode gerar a perda de vários nutrientes. Além disso, ela pode gerar excesso de outras substâncias, por exemplo, o aumento dos níveis de ácido úrico nas pessoas.

E por conta de toda essa publicidade que ganhou o mundo inteiro e a venda exacerbada da sua dieta como milagrosa, Pierre Dukan perdeu o registro de médico na França, país em que ele trabalhava.

A Dieta Dukan emagrece mesmo?

A principal dúvida das pessoas que querem fazer a dieta Dukan é se ela realmente funciona, ou seja, se emagrece de verdade. A resposta é positiva: a Dukan realmente emagrece e de forma rápida.

Isso porque ela influencia algumas ações do corpo humano que fazem você perder peso mais rapidamente. Como não há consumo de carboidratos, o corpo usa a gordura como forma de energia. Isso faz com que a pessoa perca muito peso em pouco tempo.

Além disso, a primeira fase da dieta também faz com que as pessoas eliminem muito líquido e isso também ajuda no processo de emagrecimento, pois tira o inchaço da retenção dos líquidos.

Apesar de ter o seu objetivo principal como real, a dieta Dukan pode fazer muito mal para a sua saúde, principalmente na primeira fase dela que é chamada de ataque. O seu corpo vai ter falta de nutrientes essenciais e o excesso de outros. Isso pode causar um desiquilíbrio muito forte no seu organismo e se transformar em doenças graves.

Por isso, o melhor mesmo é buscar uma dieta balanceada, que faça você perder peso de uma forma saudável.

Melhores receitas

As receitas da dieta Dukan usam o mínimo possível de carboidratos e o máximo de proteínas. Também é liberado o consumo de gorduras boas, como as oleaginosas: castanhas, nozes etc.

Algumas receitas que fazem parte da dieta Dukan são a torta de ricota sem nenhum tipo de farinha e o iogurte caseiro desnatado. Também há o suflê de frango sem nada de massa e a panqueca de farelo de aveia, que usa bem pouco desse bom carboidrato.

A Dukan reduz drasticamente o consumo de carboidrato, por isso é muito difícil de ser feita e exige bastante dedicação e responsabilidade de quem a busca como forma de perder peso.

Qual o melhor cardápio?

São quatro fases diferentes: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. Em cada uma delas é usado um tipo de cardápio diferente. Todos eles são muito ricos em carboidratos.

Um exemplo de cardápio de ataque: iogurte natural com chá verde no café da manhã, três fatias de peito de peru no lanche da manhã, suflê de frango sem massa no almoço, duas fatias de queijo branco no lanche da tarde, dois ovos cozidos na janta.

É um cardápio com praticamente 0% de carboidratos e uma quantidade bem pequena de gorduras, praticamente proteína pura.

dieta dukan receita

Alimentos na Dieta Dukan

Existem alimentos liberados e proibidos na dieta Dukan. Entre os liberados estão os mais diversos de proteínas que vão de folhas verdes, que são:

  • Rúcula
  • Espinafre
  • Couve
  • e também carnes magras no geral

Já os proibidos são gorduras ruins, como óleos, frituras, carnes gordas, além de carboidratos diversos, inclusive frutas, arroz, feijão e outros.

Passo a passo da Dieta Dukan

São quatro fases na dieta Dukan. A primeira é o ataque, em que ocorre a maior perde de peso possível, com um consumo excessivo de proteínas e praticamente zero carboidrato.

Já a segunda fase é a cruzeiro que também é uma fase de emagrecimento, mas mais leve, que libera alguns outros alimentos que possuem um pouco de carboidrato.

A fase da consolidação e da estabilização são menos rígidas e funcionam como a alimentação balanceada e equilibrada tradicional que todos os nutricionistas indicam para qualquer pessoa ter um corpo saudável.

Se tiver gostado deste texto sobre a dieta Dukan, compartilhe-o nas suas redes sociais com amigos e familiares!

Você Também Pode se Interessar

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *